Qual o futuro da sua grafica no ano de 2018? (Video)

4
1756

Você já planejou o que vai fazer com a sua gráfica esse ano? Sabe que rumo tomar? Se quiser saber o que penso a respeito dá uma olhada nesse vídeo e coloque aí os seus comentários.

 

  • Conheça o nossos Cursos Online e aprenda a criar seus próprios projetos gráficos. Domine o Photoshop, Illustrator e InDesign como um designer gráfico profissional.

4 COMENTÁRIOS

  1. Caro Paulo! Concordo que há muito mercado inexplorado e concordo que há mais demandas, por exemplo eu há um tempo tique desdobrar os serviços de offset e pegar a parte de comunicação visual também, porém como disse há muito o que se fazer, muitas das vezes vejo que os mimimis, tomam conta do mercado, assim como muitos me assustei com preços cobrados pela printi e outras, mas o que fiz, arrumei uma forma de manter um diferencial no cliente, as vezes o fator humano é imprescindível, o poder fazer a arte ali, mexer na frente do designer, ou mesmo poder dar uma atenção e visitar aquele cliente para poder sugerir o melhor caminho. Não acho que printi e demais estão a beira de um colapso, ao contrário acho que irão crescer exponencialmente, assim como os jornais de papel e panfletos não foram substituidos por mídias digitais acredito no mesmo em questão a gráficas de pequeno e médio porte!

    • Rander,
      Eu realmente acho que as graficas de pequeno a medio tamanho, que investirem em pequenas tiragens e atendimento personalizado terão vantagens.
      As grandes vão ficar lutando por preços, pois elas acabaram presas aos grandes investimentos feitos… e a demanda esta cada vez mais buscando a baixa tiragem.
      E esse tet-a-tet com o cliente vai abrir uma vantagem para as pequenas empresas, pois saberão com antecedencia o que o cliente procura.
      E a medida que as grandes vão eliminando a figura das revendas, vão deixando de ter esse feedback por parte dos clientes, passando a navegar em mares escuros.
      Você só precisa ficar antenado com as novidades de mercado que permitam ter vantagens competitivas no longo prazo, e o tempo fará o resto.
      Um grande abraço,

  2. Paulo como sempre você falou tudo! Deixa os clientes espertinhos com as gráfica espertinhas, vamos focar no atendimento personalizado e de pequenas tiragens. Tenho observado isso aqui no balcão de vendas da loja. O mercado está mudando bruscamente (a passos largos), tenho visto meus cliente todos falando que 1.000 cartões são muito, eles querem 100 unidades por R$ 20,00 do que pagar 50,00 em 1.000 cartões. Não podemos naufragar com o barco, temos que fazer a diferença para mantermos nossos lucros e nossas vidas. As suas ideias são de muita qualidade e visão ímpar do mercado.

    • Rodrigo,
      É isso aí.
      O mercado esta migrando para as pequenas tiragens e isso tanto é verdade que quase todas as grandes distribuidoras oferece pequenas tiragens também.
      Acontece que nas pequenas tiragens nós podemos competir com eles. Ainda falta um pouco no quesito de acabamento, pois eles tem o verniz total e isso ainda é caro para nós. Mas existem umas maquinas usadas no ramo fotografico que nos atende e a parte de laminação que também ajuda… mas não chega a ser inviável para quem tem um investimento médio… quem sabe se tornar um distribuidor local de pequenas tiragens para vendedores graficos.
      Eu vejo isso como a saida para as graficas de pequeno a medio porte.
      Um grande abraço,

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here