WebGráficas – Sistema completo para gráficas

2
3695

Essa semana chegou ao meu email um novo sistema para gráficas chamado Web Gráficas. Como a política de nosso blog é tentar mostrar tudo que existe na área para nossos leitores iniciei os testes para mostrar para vocês.

Primeiro Contato

Nosso primeiro contato foi ver a página de venda deles:

https://www.webgraficas.com/

  • Conheça o nossos Cursos Online e aprenda a criar seus próprios projetos gráficos. Domine o Photoshop, Illustrator e InDesign como um designer gráfico profissional.

Logo de cara gostei do visual das paginas apresentadas, mas achei bastante similar ao sistema que uso e divulgo atualmente aqui na nossa página de vendas. Inclusive achei que era o mesmo sistema “repaginado”, mas percebi logo que são empresas diferentes usando uma mesma plataforma.

Fiz o cadastro e ao invés de receber diretamente o login, recebi uma ligação do sócio-proprietário do sistema me sondando se eu seria um concorrente. Expliquei que era do blog e visava fazer uma analise do sistema e tive a senha prontamente liberada… uma pena que foi por apenas 2 dias pois gostaria de trabalhar mais nas opções do site.

Mas vamos lá para minhas impressões.

Retaguarda

O painel de retaguarda é bem estruturado, apresentando as operações básicas que um sistema gráfico precisa.

Como tem pouca coisa cadastrada para testes, iniciei cadastrando dois produtos que vendo muito aqui na minha loja: panfletos e cartões.

Cadastrei 2 produtos, tudo muito intuitivo pois as opções que estavam na plataforma de testes já tinham a maioria dos campos. Mas não achei o preço logo de cara.

Abri de novo a parte de cadastramento de produtos e achei os dois produtos e clicando sobre eles verifiquei que é possível lá colocar as quantidades, preços, fotos e gabaritos de forma bem prática.

Ao testar na frente da loja com um cliente novo cadastrado por mim vi que os produtos não apareciam… e tive que procurar o porquê disso.

O motivo é que ao cadastrar o produto, a opção mostrar no site é por padrão NÃO… mas basta marcar ela na pagina de cadastro e está resolvido.

Outro probleminha simples que vi é que ao comprar o produto panfleto que eu tinha cadastrado 4 quantidades só aparece a quantidade de menor valor no site. Mas não chego a ver isso com o um problema pois basta cadastrar o produto com as quantidades separadas que vai aparecer todas as opções na pagina de venda… é uma questão de gosto do vendedor. Grandes sites de vendas fazem a mesma coisa com a tal palavrinha “a partir de” que faltou aqui nesse sistema. Dias mais tarde conversando com o programador ele me acenou que isso está presente no sistema também como uma opção, a qual eu não reparei no dia do teste. Então basta catar lá que vai encontrar.

Lancei uma venda para verificar o restante das funcionalidades.

Opções de controle da retaguarda

Vou passar rapidamente aqui as opções verificadas na retaguarda.

No menu HOME temos disponível os ícones: Novos pedidos, Cadastros, Orçamentos e Comprovantes. E também acessos rápidos as seguintes funções: Controle de pedidos, Lançar pedido, Finalizar pedido, Novo Cliente, Caixa do dia, Contas a pagar e receber, Cadastro de produtos, Controle de produtos estoque.

Seguindo o menu lateral temos a opção de cadastros: clientes, produtos, fornecedores e acabamentos.

Mais abaixo a opção pedidos: pesquisar pedidos, controle de pedidos e lançar novo pedido.

Seguindo temos financeiro: entregar/finalizar pedidos, comprovantes de pagamento, cupons de desconto, atualização de pedidos, caixa e relatórios.

Temos também a opção controles: Estoque de material, Contas a pagar e receber, fale conosco, orçamentos.

Em seguida configurações: configurações da empresa, configurações do site e email marketing.

E por ultimo suporte: Tutoriais, pré-pago, sobre o sistema.

Dei uma vasculhada nas opções e é bem intuitivo.

Em controle de pedidos é possível passar o produto de um setor para o outro de maneira bem fácil. O sistema aparentemente não gerencia lotes de produção, liberando os lotes, mas isso eu só vi em sistemas proprietários, não sendo um grande problema para a pequena gráfica.

Em controles – contas a pagar e receber, verifiquei que era uma opção diferente do que eu já tinha visto por aí e resolvi testar. Confesso que fiquei um pouco decepcionado ao ver que ainda está com falhas. Cadastrei uma conta para o mesmo dia e duas contas para vender em 1 ou 2 dias, para ver como apareceria no sistema e quem sabe criar contas a receber e fazer um bom fluxo de caixa. Para minha decepção as contas futuras não apareceram nem mesmo eu filtrando todo o mês do dia 1 ao dia 30. Não cheguei a lançar as contas a receber, pois parte do teste já havia falhado.

Desta vez ao conversar com o programador ele confirmou o erro e já fez as devidas correções para que os relatórios apareçam corretamente. Ele me informou que o sistema era mais complexo, mas que como causava confusão para os usuários mais novatos ele resolveu simplificar um pouco as coisas e não reparou nesse erro… problema sanado.

Mas como a concorrência ainda está trabalhando nesse item também, fica apenas a sugestão de avançar mais nessa parte do sistema pois pode ser um grande diferencial.

Em configurações sugiro acrescentar também o Mercado Pago pois muitos vendedores vendem também no Mercado Livre, já tendo conta nessa plataforma e inclusive com integração no Mercado Envios, que barateia muito o envio dos produtos. Fui informado pelo programador que já estão implantando este e muitos outros meios de pagamento.

No mais, o sistema agradou bastante e as opções de layout são sem duvida o diferencial desse sistema.

Frente de loja

A frente de loja é bastante bonita, o visual é bem caprichado.

Conversando com o programador vi que tem 4 opções básicas de layout, que devem chagar a 10 até o final do ano, mostrando bastante preocupação nesse quesito.

Fiz um teste rápido de compra de produtos e não tive dificuldade para fazer a compra, enviar arquivos e comprovante de pagamento.

A medida que avançava a produção eu ia recebendo e-mails me avisando e pelo site podia ver em que pé estava cada produto. Cumpriu o prometido.

Simulei inclusive o refugo de um arquivo e não houve dificuldade de reenviar… inclusive o sistema força que baixemos e deletemos o anterior, mantendo limpo de arquivos ruins o sistema.

O cliente consegue acompanhar todos os passos da produção a entrega de forma fácil e simples, em cada item comprado.

As opções de layout são bem vindas. E percebemos a preocupação com o visual e usabilidade.

Ou seja, a loja é bem bonita, simples de comprar e intuitiva. Estão de parabéns os programadores.

Eu colocaria um link para o home no símbolo da empresa… mas é um detalhe já que clicando em loja virtual se volta ao home.

Minha análise

Esse é um bom sistema, e com certeza vai encontrar fãs entre os possíveis compradores.

Pessoalmente eu sou fã do envio de arquivos em massa da concorrente direta, mas na parte de layout e usabilidade esse sistema conseguiu se destacar.

É uma boa opção, pois a usabilidade facilita o cadastro dos produtos mesmo sem o envio em massa.

É bom ver novos produtos no mercado dando opções aos clientes.

Os preços praticados são ligeiramente menores do que o concorrente direto, com uma opção básica bem atraente.

Em termos de recursos perde um pouco em relação as opções concorrentes, mas em usabilidade eu gostei bastante.

O resultado prático só podemos ver usando diariamente e por isso conto com a ajuda de vocês leitores que adquirirem o sistema para falar aqui nos comentários.

E por que não falar dos demais concorrentes que nem me enviaram os links de teste. Mesmo vendo minha relação estreita com outro sistema já abordado aqui no blog, enviou prontamente as senhas para teste o qual foi feito de forma limpa a apresentar o sistema.

Para comprar basta seguir o link: https://www.webgraficas.com/

Conclusão

É com grata satisfação poder apresentar a vocês mais uma opção de sistema para gráficas.

Esse sistema é bom em dois itens muito criticados na concorrência… o visual mais bonito e uma melhor usabilidade.

Perde em  outros pontos, mas não deixa de ser uma boa opção.

Minha sugestão é que o leitor peça os link s para testes nos dois sistemas e analise por conta própria aquele que se sinta mais a vontade para colocar no seu site.

O desenvolvedor ao ler a prévia dessa matéria se mostrou bastante aberto as críticas, esclarecendo diversos detalhes, o que é um excelente indicador de que o suporte deve ser bastante bom.

Desejo muita sorte ao desenvolvedor e agradeço desde já a oportunidade de fazer os testes.

Espero que tenham gostado.

Até uma próxima postagem.

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom o software,

    Eu entrei, e percebi que é mais para o público que tem uma gráfica física no caso

    Aqui na Gráfica MN Print, fazemos tudo online… E mandamos para produção em gráfica online. E atualmente, não temos tantos clientes e tantos processos…

    Um sistema que uso para gerenciar processos, trabalhar com o tempo e tudo mais é o site chamado “Trello”

    Você pode ver aqui: https://trello.com/

    É muito legal! E ainda dá para usar gratuito…

    Obrigado mais uma vez pelo conteúdo!
    Gráfica em São Bernardo do Campo – Gráfica MN Print

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here