Olá pessoal! Dando continuidade ao nosso tema sobre áreas do Design Gráfico, vamos conhecer hoje sobre o Design Editorial. Você já ouviu falar dele? Então chegou a hora!
Conceito
O Design Editorial, como já citei nas postagens anteriores, é uma especialidade do Design Gráfico que realiza todo o projeto gráfico de editoração. Ele está diretamente ligado ao jornalismo. Por esse motivo, o design designer gráfico (seja o diagramador, ilustrador, editor de arte etc) está sempre em parceria com o jornalista. Refere-se ao projeto visual e funcional de um produto, revistas, jornais ou livros, adaptando às necessidades de seus usuários e cativando o seu uso através da estética. Essa área abrange tanto a produção editorial impressa quanto a digital.
Livros, Revistas e Jornais
O design de livros é uma das formas mais antigas do Design Editorial, considerada uma das áreas definidoras do design gráfico e talvez a base para a estruturação básica de publicações em geral. Já o design de revistas têm sido uma das áreas mais influentes do design gráfico contemporâneo. No design de jornais, a diagramação segue os objetivos e as linhas gráficas e editoriais deste impresso, que incluem a hierarquização das matérias pela ordem de importância. Nos três casos, deve-se elaborar um projeto coerente, que forneça soluções eficientes e eficazes em usabilidade, desempenho e comunicação, focadas na necessidade do público alvo. Não é um trabalho apenas criativo, mas também de muito planejamento. Portanto, além do uso de softwares, existem alguns métodos de planejamento e pesquisa que se deve conhecer.
Tipografia – Uma importante aliada no Design Editorial
A tipografia é a arte e o processo de criação na composição de um texto, física ou digitalmente. Assim como no design gráfico em geral, o objetivo principal da tipografia é dar ordem estrutural e forma à comunicação impressa. Ela está diretamente ligada a característica visual de um projeto gráfico. Nas revistas, a composição das letras é responsável por chamar atenção do leitor e prendê-lo a matéria. Quando uma matéria está mal diagramada, você vê que algo está errado e a leitura não flui. Isso já aconteceu com vocês?
A tipografia tem papel fundamental na hierarquização dos elementos de uma página. Títulos, subtítulos, assinaturas, capítulos, textos, quadros, legendas, tabelas, rodapés e créditos precisam ser mostrados ao leitor de uma forma que ele entenda, sem grandes esforços, a função e importância de cada um. Mas a tipografia vai muito além, ela também é usada para contar histórias de uma maneira mais visual.
Considerações finais
Nos anos 90, as mídias digitais, com os primeiros softwares de editoração eletrônica, deram nova abertura ao typedesigners, que puderam criar trabalhos mais autorais. Como o Design Gráfico é um tema muito abrangente, não dá para eu me aprofundar tanto quanto gostaria, mas vou deixar alguns links que vão servir como pesquisa, inspiração e para conhecimento de quem deseja saber mais sobre o Design Editorial.
– Blogs sobre Design Editorial
– 70 exemplos de Design Editorial
– Tutoriais de Tipografia
Por hoje é só pessoal!
Deixem comentários sobre o que acharam da postagem.
Curtam nossa página no facebook e não esqueçam de assinar o nosso feed de notícias.
O próximo tema é sobre Ilustração, até mais!
Gostei da Matéria. Gosto desse site e outros que conheci por referencia desse mesmo site. Sou estudante de Designer. Estou bem no começo. Uma vertente do Designer que gostei muito. É designer de livros. Mas não consegui encontrar nada sobre como configurar uma pagina para criar uma capa de livros, nem nada a respeito desse assunto que me pudesse crescer em conhecimento técnico para criar livros e tal. Você teria alguma site ou livro, sei lá, que pudesse me orientar a como elaborar capas de livros usando programas especifico? Por favor, Grato! Deus abençoe!
Rafael,
Eu já fiz muitos livros para pequenos autores. Eu trabalhava com isso numa época que haviam poucos recursos. Nem o PDF era difundido.
Para você ter uma idéia, eu criava o livro no word, imprimia numa impressora postscript e importava para o corel para fazer a imposição das páginas, girando 180 graus parte delas de modo a poder alcear e colar as páginas para montar o livre… um grande trabalho.
Hoje o PDF, os softwares específicos, facilitam muito o trabalho.
O Liute fez esse vídeo que deve te dar alguma luz. Não lembro de mais nada, mas o Liute tem um blog especifico sobre o indesign que é o soft indicado para esta área. tem o link na página principal do clube do design. O video que eu falei é esse: https://www.cardquali.com/dia-dia-na-grafica-4-imprimindo-livros-imposicao-de-paginas-coreldraw-indesign/
Espero que ajude! Abraços!