Dia a dia na gráfica #8 – Criando e imprimindo carimbos com CorelDRAW

22
19489

Acompanhe no vídeo de hoje dicas muito legais sobre a confecção de carimbos, desde a criação de sua arte ao processo de confecção.

Você aprenderá os cuidados ao criar o design de um carimbo usando o CorelDRAW, como configurar a impressão do preto, e também como utilizar técnicas mais econômicas para o enegrecimento do material impresso, em poliester.

  • Conheça o nossos Cursos Online e aprenda a criar seus próprios projetos gráficos. Domine o Photoshop, Illustrator e InDesign como um designer gráfico profissional.

Você pode acompanhar todos os vídeos da série clicando aqui.

22 COMMENTS

  1. Olá, estou começando com a fabricação de carimbos, mas uma coisa está martelando minha cabeça: Se uma pessoa quiser fazer um carimbo de assinatura, só nome nada mais, vou ter de gastar um A4 laser pra isso? Dá pra aproveitar o resto para depois? Obrigado.

    • Em geral as pessoas juntam vários carimbos numa mesma folha para ter um custo de “fotolito” menor.
      Mas perceba que sua impressora roda folhas A5 e algumas até A6 de modo que pode dar para partir o vegetal ou laser film em vários pedaços menores.
      Na hora de fazer o carimbo isso não é problema, pois você cerca as áreas com uma fita grossa e ela pode ter qualquer medida… até pequenininha, sem desperdício de resina.
      Abraços,

  2. Olá pessoal! estou com um problema na hora de confeccionar a resina. Tenho uma maquina da trodat 8 lampadas
    coloco piso 20 e base 80 mas a resina sempre sai lisa.
    Ficarei muito grato se alguém poder me ajudar nessa situação.

    • Fabiano,
      Os carimbos dessa postagem são no computador… não tem nada haver com carimbo de verdade.
      Pelo que falou o problema parece ser com o tempo… tem que achar o tempo certo e esse tempo varia com uma porção de coisas como temperatura e umidade do ambiente, incidencia de luz (pode estar velando o seu serviço antes da queima na máquina) e outras interferencias mais.
      Você já tentou ligar para quem te vendeu a máquina. Em geral eles tem um ou mais técnicos habilitados para tirar essas dúvidas… não se acanhe de perguntar… eles querem um cliente contente indicando a máquina deles e não um descontente e pixando a máquina.
      A primeira coisa é… verifique o lance da luz velando o processo… deixe o local da máquina num canto mais escuro… veja se dá resultado… e depois se não der certo liga para o fabricante.
      Abraços,

    • A qualidade do tonner está bem fraca. O Liute postou aqui uma dica de colocar tinner no fundo de uma caixa e deixar só o vapor enegrecer a impressão Prender na tampa com um durex.
      Tenta que deve dar resultado.
      Abraços,

  3. Olá amigos, estou com uma duvida, toda vez que vou chapar a impressão, o preto sai fraco meio quadriculado.. como eu configuraria a impressão?
    OBS: A impressora é meio velha mas o toner é zero, e quando eu usava o Corel 10 não tinha esse problema, depois que coloquei o x5 q deu esse problema.
    Agradeço.

    • Pelo que eu entendi a sua impressão está aplicando preto composto ao invés de preto puro.
      Na janela Impressão, na aba cor, verifica se está marcado preservar preto puro. Pode ter sido desmarcado.
      Isso é o que me passa em mente.
      Se não funcionar entra no http://www.clubedodesign.com e pergunta ao Liute pois ele não tem passado por aqui. Essa é a área dele.
      Abraços,

  4. Oi pessoal, já faço carimbos há algum tempo, porém comprava os fotolitos de uma gráfica. Resolvir comprar a laser para otimizar e estou com o mesmo problema da Lucélia e do Maycon. Comprei a impressora ontem, usando transparência para laser, já coloquei a opção preto puro, verifiquei se a impressão não estava composta, mas não adiante, fica cinzento e não consigo enegrecer de jeito nenhum.

    Alguma dica?

    PS – adorei a aula…muito esclarecedora.

    Luciana

    • Luciana,
      Aqui mesmo nos comentários tem uma solução dada pelo Liute.
      4. Você não precisa usar enegrecedor, o tinner faz melhor, e por um preço mais baixo. Basta pegar uma caixa, baixinha, da altura de umas duas caixas de fósforos, papelão é escelente, aqui a gente usa as próprias caixas do laser film. Molhe a tampa com tinner e coloque o impresso dentro. Apenas o vapor do tinner deve ser transmitido para o papel. Isso o deixará totalmetne negro.

  5. Ola gostaria de saber como criar um fotolito no tamanho A3 no Corel Draw e imprimir na impressora A4
    eu sei tenho que dividir a arte em duas partes tanto no modo retrato como no modo paisagem depois juntar as partes e revelar na mesa de luz
    não estou conseguindo me ajuda

    • Faz uma arte em A3 e na hora de imprimir configura a impressora para A4 com a página deitada e marca na aba Layout marca a opção imprimir em ladrilho.
      Tem mais uns ajustes lá para escolher a área de recobrimento, etc.
      Tendo dúvida me manda outra mensagem.
      Abraços,

  6. CAROS AMIGOS ESTOU INICIANDO UMA PRODUÇÃO DE CARIMBO, MINHA IMPRESSORA É UMA SAMSUNG 2165 NOVINHA JÁ FIZ TUDO COMO CONFIGURAR O COREL EM CMYK, PRETO PURO, COREL EM PRETO 0.0.0.100 MAIS AINDA ESTA SAÍDO O PAPEL VEGETAL CLARO, MAIS TÃO CLARO Q A BASE ESTA FICANDO MUITO GROSSA DEIXANDO AS LETRAS IMPERSEPITIVEIS. NA IMPRESSORA SAMSUNG OU NO COREL CONSIGO CONFIGURAR ALGO PARA O PRETO SAIR MAIS TARJADO?

  7. Olá Liute,

    Obrigada desde já! Bem, eu uso impressora laser e o toner é original. Quando assisti ao vídeo marquei a opção preto puro (pensei até que fosse apenas por causa disso e fiquei bem feliz em achar a solução! me enganei.) Não uso papel vegetal e sim transparência, pois aqui onde moro mão vende laser film (a cidade mais próxima que pode ter fica a aproximadamente 85km de distância). E no vídeo você explica que o procedimento com tinner não pode ser feito com transparência. É, está bem difícil descobrir!

    Obrigada!

  8. Olá Paulo,

    Vamos as alternativas:
    1- eu não entendi o que você quis dizer com : “Você está encostando a parte com tonner na superfície da resina do carimbo? ”
    2- Outra coisa é estar usando impressora jato de tinta… a borda da letra na jato de tinta é naturalmente “torta”: essa não é, uso laser:

    3- a impressora é nova (não lembro o modelo, mas é samsung), será que é ela?. Eu já uso enegrecedor.

    Pensei que fosse algo com o tempo de exposição, mas já testei várias (e coloca várias nisso) combinações de tempo. Não consigo acertar!

    Obrigada pela ajuda, mas se puder me esclarecer a primeira opção eu agradeço.

  9. Olá, estou com grandes problemas,pois meus carimbos estão saindo com as letras borradas e eu não sei o que fazer. Porque isso acontece? Tem alguma dica? Me ajude por favor! Obrigada

    • Quer ver como eu adivinho?
      Você está encostando a parte com tonner na superfície da resina do carimbo? Se não está, acontece que está ficando uma distancia entre o papel/transparencia e o tonner… esta distancia “ENORME” é a responsável por essa falha.
      Outra coisa é estar usando impressora jato de tinta… a borda da letra na jato de tinta é naturalmente “torta”.
      Por ultimo, pode ser que seu toner não esteja “negro” o suficiente. Isto pode ser devido a estar usando toner recondicionada com má qualidade de toner. Eu já tive esse problema inclusive com “originais” que deixavam a desejar.
      Tem um produto chamado enegrecedor de toner que vai te ajudar.
      Temno mercado livre na faixa dos R$ 20
      http://lista.mercadolivre.com.br/enegrecedor-de-toner
      Estuda aí qual é o seu caso e me fala.
      Abraços,

    • Lucélia, complementando a repsosta do Paulo, vou lhe dar algumas dicas importantes.
      1. Certifique-se de que seu aplicativo está preservando preto puro, indo em Ferramentas> Gerenciamento de cores> Gerenciamento de cores padrão, e habilitando a opção “Preservar preto puro”.
      2. Use impressora a laser, com toner original. A impressão precisa estar bem preta mesmo.
      3. Não use papel vegetal, use poliester, também conhecido como laser film, é um material sintetico que não rasga e é indicado até para fotolitos de offset.
      4. Você não precisa usar enegrecedor, o tinner faz melhor, e por um preço mais baixo. Basta pegar uma caixa, baixinha, da altura de umas duas caixas de fósforos, papelão é escelente, aqui a gente usa as próprias caixas do laser film. Molhe a tampa com tinner e coloque o impresso dentro. Apenas o vapor do tinner deve ser transmitido para o papel. Isso o deixará totalmetne negro.

      Depois disso tudo, basta acertar o tempo correto de produção do seu carimbo. Resinas mais novas revelam mais rápido que resinas guardadas há muito tempo.

      Um abraço.

  10. Boa tarde. Ótima as suas aulas..estou começando no ramo de carimbos e tenho algumas duvidas como fazer carimbos CNPJ e colocar imagens . você tem alguma dica? Muito obrigado

    • Cristovão.
      Para fazer carimbo as imagens tem que ser chapadas de preto. Se for clippart tem que pintar todas as partes com preto. Se for bitmap, tem que reduzir as cores, tirando o fundo da foto, deixando somente o tema principal. Converte ele para tons de cinza. Depois vai em efeitos>ajustar>intensificação de contraste e mexe nos controles até ficar somente preto e branco. Depois converte para bitmap 1 cor.
      Tenta aí e me fala.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here