Impressão Ecológica – O tema da vez!

16
8896

A busca por qualidade de vida, utilização racional dos recursos, preservação do meio ambiente pode ser vista diariamente nos jornais e TV. O assunto mais comentado ultimamente e que está da “moda”, é a sustentabilidade. Mas onde entra a sustentabilidade na Indústria Gráfica? Venha conosco conhecer um pouco mais deste mundo.

Sustentabilidade

Para começar, vamos entender o conceito de sustentabilidade: Há inúmeras interpretações para o termo SUSTENTABILIDADE. É uma definição dinâmica que evolui à medida que os contextos técnicos e sociais evoluem também. Para muitos, está intimamente ligado a questões de responsabilidade e conservação, ou até respeito. Para um número crescente de pessoas é parte integrante de um conceito maior, o do DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

A primeira definição deste conceito foi dada em 1980 na Estratégia de Conservação Mundial das Nações Unidas. Em suma, é a capacidade de desenvolver atividades econômicas e ao mesmo tempo manter a vitalidade dos componentes e processos de funcionamento dos ecossistemas. Empresários e consumidores estão mais conscientes e a maioria das pessoas já tem noção da importância de preservar o meio ambiente.

  • Conheça o nossos Cursos Online e aprenda a criar seus próprios projetos gráficos. Domine o Photoshop, Illustrator e InDesign como um designer gráfico profissional.

E o que as empresas estão fazendo para ajudar o meio ambiente?

Sustentabilidade nas empresas

heidelberg sustentável
heidelberg sustentável

Dentro de uma perspectiva empresarial, muitas companhias desenvolvem ações de ecomarketing para comercializar e impulsionar as vendas de seus produtos e esquecem da verdadeira intenção em apoiar e incentivar ações ecológicas. O setor gráfico tem plena consciência de que imprimir sem agredir o meio ambiente é uma atitude estratégica e rentável e muitos clientes de gráficas já exigem do fornecedor uma postura que minimiza os impactos da natureza.

Dentre as empresas que pensam à favor do meio ambiente e praticam a sustentabilidade, está a Heidelberg – A maior fabricante Mundial de produtos para a Indústria Gráfica. Quando se trata de soluções abrangentes para impressos ecologicamente corretos, a Heidelberg lidera o setor e centraliza ações em três áreas:

  1. Redução de CO2 – Considerando que o papel tem 90% de CO2 em um trabalho de impressão, produtos Heidelberg ajudam na diminuição de perdas. A fabricação de impressoras Com carbono neutro  também é um importante fator que colabora com a ecologia.
  2. Redução de emissões – Que é possível por meio da economia com produtos de lavagem utilizados em dispositivos automatizados de lavagem de cilindro, blanquetas e contra-pressão.
  3. Evitando perdas – Além do papel, a Heidelberg minimiza outras formas de desperdício em todas as áreas da produção, com uso de menos tinta, economia de água com sistemas de dupla filtragem em suas máquinas. 

A Heidelberg investe pesado em ações que beneficiam o desenvolvimento sustentável e é pioneira na criação de soluções eficazes com alta tecnologia. Desta forma, disponibiliza equipamentos e Produtos ecologicamente corretos de acordo com os padrões exigidos pela indústria para proteção ambiental. Se você quiser saber mais sobre a Heildelberg, seus equipamentos e produtos, pode Acessar o site deles http://www.br.heidelberg.com

Mais um exemplo de Sustentabilidade

Ecofont. Já instalou a sua?
Ecofont. Já instalou a sua?

Na Holanda, uma agência de comunicação desenvolveu uma nova fonte tipográfica que economiza na quantidade de tinta durante as impressões, sem perder a qualidade dos documentos. Não acredita?

Pois saiba que usando a ECOFONT na impressão de seus documentos, vocês estará economizando 20% de tinta na impressão. Isso porque o design das letras e números apresenta pequenos círculos em Branco, que dispensam  o pigmento sem perder a legibilidade. Em alguns casos, a economia de tinta e toner pode chegar até 50%. Incrível não é mesmo? Para fazer o download da versão demo desta fonte,  é só acessar o site neste link , nele você vai entender melhor sobre a ECOFONT e tirar suas dúvidas.

E você! O que pensa a respeito?

sustentabilidade! Faça a sua parte!
sustentabilidade! Faça a sua parte!

E aí, gostaram do post? E você, o que está fazendo para tornar o mundo mais sustentável?

Lembre-se que grandes ideias são simples e pequenas atitudes podem fazer toda a diferença.

Por hoje é só pessoal, envie sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui no blog, se preferir, podem mandar no meu email gabrielesantana@hotmail.com , prometo fazer de tudo para atender ao pedido de todos. Não esqueça de assinar nosso feed ou pedir as atualizações por email. Assim não perderá nenhuma postagem.

Até a próxima!

Gabriele Santana

16 COMMENTS

  1. Trabalho em um escritório de advocacia e há mto tempo uso a ecoFont.
    E quem trabalha na área do Direito sabe que juízes e desembargadores adoram dar suas sentenças em páginas e mais páginas…e ainda usam espaçamento duplo.
    Desta forma, passei a formatar todas as sentenças com ecofont, tiro o espaçamento duplo, abro as margens, diminuo a fonte…e, no fim, acabo reduzindo o número de folhas. Já consegui colocar 16 folhas em 04. Não fica ilegível, pois a letra não é ruim de ler, mesmo numa fonte menor.
    E agora, com o projeto “Petição 10 Sentença 10”, alguns juizes tem adotado a ecofont e sentença até 10 páginas. Já é um progresso.
    O problema está quando é necessário enviar um arquivo pra outra pessoa, que nao tem a ecofont. Aí, geralmente a pessoa imprime com a fonte padrão. Então, quando posso e quando o cliente nao precisa fazer nada de alteração, mando o arquivo em PDF, aí a impressão sai em ecofont e com o número de páginas original. A nao ser q ele se dê o trabalho de mudar isso, o que eu acho difícil….

    • Este é outro lado da ecofont que não foi abordado no texto. Além de ser econômica na sua formação, também é uma fonte que permite ser reduzida sem perder legibilidade.
      A questão de mandar os arquivos talvez seja um ponto negativo, já que é uma fonte paga.
      Acho que a sua experiência prática fala muito positivamente para todos os leitores.
      Obrigado pelo comentário,
      Abraços,

      • Cardqual,

        quanto à repassar os arquivos, sempre mando-os em arquivo PDF, ou seja, um arquivo fechado. A fonte não vai junto. O arquivo está pronto pra ser impresso daquela forma. Não acontece como se eu tivesse mandando um arquivo de word, que automaticamente troca a ecofont pela fonte padrão se a outra pessoa nao tem a ecofont.
        Entao, no caso, não estou repassando a fonte. Mando o arquivo sem a possibilidade de alteração. Como se fosse só uma “imagem” do word né…nao é bem isso, mas nao consigo explicar melhor q isso.
        No fim, a pessoa, mesmo nao tendo a fonte, ela imprime com a fonte, mas nao passa a possuir a fonte e nem utilizá-la. Na verdade, quando mando o arquivo pra pessoa imprimir no seu ambiente de trabalho, em PDF, é como se eu tivesse impresso no meu…A ecofont será utilizada naquele arquivo apenas… Assim, ela economizou tonner, o que eu teria feito, se tivesse impresso o arquivo no meu escritório, mas ela nao vai passar a utilizar a fonte a partir do meu arquivo.
        Nossa…será que me fiz entender???? hahahahahhahaa
        Que confusão!

        Abraços,

      • É por aí mesmo. A fonte fica “incorporada” ao arquivo PDF, podendo ser impressa somente neste arquivo.

        Obrigado pela participação.

        Abraços,

    • Oi Ale,

      Que bom saber da sua experiência com o uso da Ecofont! Realmente é um grande passo para ajudar o Meio Ambiente, acho que estamos avançando nisso quando repassamos essa informação para outras pessoas. Parabéns pela iniciativa!

  2. Saudações Gabriele!

    Mais um ótimo artigo, gostei de ver toda essa informação que nos foi passada, alem de nos fazer conhecer a ecofont, nos passou uma ótima noticia onde dou destaque, a postura da empresa Heildelberg a respeito de sua forma de trabalho e respeito ao meio ambiente, se metade das empresas seguisse esse exemplo, ai sim o mundo seria um lugar melhor de se viver. Abraços e vamos que vamos.

  3. Oi gente! Que bom que gostaram do post! Antes de escrever alguma coisa para o blog sempre faço uma pesquisa sobre aquele determinado assunto. É muito interessante ver pontos de vista diversos e, em cima disso, fazer sua análise. A ecofont foi um achado muito bom pelas minhas pesquisas na net. Uma mudança simples na nossa rotina que pode ajudar, e muito, o meio ambiente. Espero que vocês façam o teste e usem a ecofont para o dia a dia, seu bolso agradece também rsrs. Até a próxima!

  4. Olá Gabriele, muito bom o que você escreveu. Muitas vezes se opta pro uma impressão ecológica, mas na verdade nem se sabe qual é a diferença. Quanto à fonte “ECOfont”, é outra maravilha. É por isso que eu ainda acredito num mundo melhor, porque cada vez mais se encontra pessoas, assim como vocês, fazendo a sua parte. Parabéns!! Um grande abraço!!!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here