Qual é a principal diferença entre Pantone e CMYK?

15
36637

Bom dia a todos, hoje iniciarei minha série de artigos para o blog Dicas Gráficas do Cardquali. Abordaremos hoje qual a diferença entre Pantone e CMYK? Você sabe a diferença? Não? Então não perca minha postagem de estreia. Até mais!

Escala de cores
Escala de cores

Considerações iniciais

Antes de respondermos essa pergunta, é importante saber que cada uma delas possuem funções e aplicações.

Posso definir resumidamente como:

  • Conheça o nossos Cursos Online e aprenda a criar seus próprios projetos gráficos. Domine o Photoshop, Illustrator e InDesign como um designer gráfico profissional.

CMYK – É uma escala de tintas usado em material impresso, ou seja, a impressão é feita com 4 cores básicas, chamadas cores da escala, impressas sequencialmente, daí escala. São usadas seja em gráfica, silk, tampografia, flexografia, até mesmo sua impressora desktop, enfim, em tudo! A nossa amiga Denise mandou este link para baixar uma tabela de cores CMYK em PDF para conhecer.

PANTONE – São cores prontas, ou seja, cores exatas. Geralmente essas cores estão fora da malha de impressão CMYK e por isso são usadas à parte. Podem ser usadas também para impressão, trabalhando junto, ou não, com as cores CMYK.

Onde são usadas?

Habitualmente, quando falamos em “cor cromo” referimo-nos à cor reproduzida pelo sistema de impressão em Quadricromia, que usa as três cores primárias Cyan, Magenta e Yellow e o Black (CMYK).

É o método usado para imprimir fotografias a cores. As diversas cores são obtidas após a impressão através da mistura, em diferentes percentagens de tinta, dessas quatro cores (em inglês: process colors).

Quando falamos em cor Pantone referimo-nos a uma das cerca de 1100 cores do sistema de cores Pantone, que é um sistema que utiliza 15 cores base com as quais se fabricam as outras constantes do catálogo Pantone. Quando queremos imprimir uma determinada cor Pantone, fazemos a tinta correspondente misturando as tintas base com a fórmula constante no catálogo e imprimimos com essa tinta (também designada por cor direta, em inglês: spot color).

Cores CMYK
Cores CMYK

Como escolher CMYK ou PANTONE

Escolher entre CMYK e PANTONE depende de vários fatores:

  1. Se o trabalho tiver fotos a cores, será obrigatório imprimir em CMYK;
  2. Se o trabalho não tiver fotos a cores pode imprimir-se na mesma em CMYK (sendo que as cores são obtidas com a mistura CMYK após a impressão), mas por vezes, há vantagens em imprimir com PANTONES: se o trabalho tiver só duas ou três cores é preferível fazer as tintas respectivas e imprimir com essas cores, (cores diretas) poupando uma ou duas cores na tiragem e com a vantagem de evitar os problemas de registro da impressão CMYK.
  3. Se o trabalho tiver fotos a cores e uma ou duas cores “rigorosas” (por exemplo, num logotipo, com indicação das respectivas referências PANTONE), então o trabalho terá que ser impresso em CMYK, para a reprodução das fotos a cores, com acréscimo das cores PANTONE. Será, então, um trabalho com 5 ou 6 cores.

No entanto, isto é válido para impressão OFFSET. Em impressão digital, por vezes não é possível imprimir com outras cores sem ser as de CMYK, necessitando converter todas as cores para CMYK.

Escalas de cores
Escalas de cores

Em quais casos utilizamos o PANTONE?

A PANTONE pode ser utilizada nas seguintes situações:

  1. Quando você deseja trabalhar com uma imagem colorida (CMYK) e mais uma cor especial que o CMYK não consegue representar.
  2. Quando você quer fazer um impresso a uma, duas ou três cores apenas. Então você usa cores especiais para não precisar utilizar CMYK e com isso aumentar os custos do processo.
  3. Quando você vai imprimir um logotipo de uma empresa que só permite ser impresso na cor específica do logo.

Existem vários Pantones, entre eles os metalizados. Estes o CMYK não passa nem perto, aquele dourado que vocês com certeza já viram em alguma capa de revista, por exemplo.

Agradecimentos

Obrigado a todos vocês, meus futuros leitores.

Espero que não tenha sido muito confuso e que possa ter ajudado.

Estarei aqui a partir de hoje, procurando sempre trazer informações da melhor qualidade para vocês.

Envie sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui no blog, o tema escolhido pode ser o seu!

Não esqueça de assinar nosso feed ou pedir as atualizações por email. Assim não perderá nenhuma postagem.

Até a próxima!

Gabriele Santana

site: http://gabrielesantana.designuo.pro.br

15 COMMENTS

  1. Texto curto e bem explicado! Trabalho com plotagem e minha maior dificuldade é explicar ao cliente, quando o mesmo chega com uma referência de cor PANTONE, que com o parão CMYK não conseguirei cegar na cor, afinal, se eu conseguisse, a PANTONE nem precisaria existir, certo?! Abraço!

    • Rodrigo,
      Usa o bolso do cliente para entender.
      O impresso em CMYK variando cor custa R$ 100 e o mesmo impresso usando cores pantone custa R$ 2000.
      O cliente é muito sensivel a preço.
      Depois do choque vai conseguir explicar a ele que pode ter uma cor proxima, variando um pouco, a baixo custo… mas que dependerá dele ser tolerante a essa variação, ou pagar caro para não ter variação (mentira… pois varia também um pouco).
      Abraços,

  2. Algúem teria uma dica de empresas onde posso fazer a compra da Cartela (GUIA PORTATIL) Pantone e Cartela CMYK 2015?

    desde já agradeço

    Renato

  3. […] você deseja trabalhar com uma imagem colorida (CMYK) e mais uma cor especial que o CMYK não consegue […]

  4. Gabriele,

    temos em nosso site uma escala CMYK completa, gratuita, para download. Dê uma olhada e, se quiser, pode dar o link para o site. Acho que completará seu post, principalmente para quem nunca viu uma escala de quadricromia. Esse guia de cores que criamos há 10 anos já conta com 6.000 downloads. Em breve estaremos lançando uma versão para IPad. Abraço Denise Faria

  5. Saudações Gabriele!

    Embora eu não entenda sobre o assunto, mas como o paulo disse: O que vale é a participação, como estou sempre acompanhando o trabalho de vocês, quero lhe parabenizar pelo a forma perfeita de ensinar, acredito que o cardquali.com está entrando em uma nova fase, fase essa que não demorará muito para passar a ter seu trabalho mais valorizado pelo seu publico alvo. Abraços para ambos!

    • Mirko,
      Obrigado pela presença.
      Espero muito em breve poder passar o suficiente para todos os leitores, de maneira que se sintam a vontade de discutir os temas abordados no site de igual para igual com nossa equipe.

      Abraços,

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here