Já falamos de vários tipos de impressão gráfica. Mas por incrível que pareça tem uma que anda sempre conosco e que eu ainda não falei. Conheça agora a serigrafia, o principal sistema de impressão quando nos referimos a vestuário.
O que é serigrafia?
Serigrafia é o processo de impressão que usamos para fazer a grande maioria das estampas dos tecidos que são usadas para confeccionarmos roupas. Você também vê ela nos desenhos das camisetas, logos de camisas escolares, diversos brinquedos como aquelas boias infláveis de plástico, brindes e muitos outros.
Onde pode ser usada?
Como você perceber no item acima, pode-se aplicar a serigrafia a praticamente qualquer material. Normalmente nós a usamos quando a tiragem a Sr produzida é pequena, pois a serigrafia é um dos sistemas de impressão de menor custo.
Ela reinou absoluta por anos como primeiro sistema de impressão aprendido pelos gráficos, caindo gradativamente com a entrada do computador em nossas vidas.
O baixo custo permite que se montem empresas em sua própria residência e atende bem o mercado de impressão em baixa escala no setor têxtil (principalmente camisas).
Somente agora nos últimos anos é que surgiram tecnologias que podem abalar a sua utilização, tais como os transfers térmicos e a sublimação de tinta.
O que precisamos?
Para começar a trabalhar com serigrafia você precisa de:
- Quadro de madeira com tecido microperfurado (tela)
- Cola fotossensível (emulsão)
- Caixa com lâmpadas e vidro base como tampa.
- Madeira e pesos para fixação da tela.
- Rodo manual de borracha
- Tintas serigráficas apropriadas ao material a ser impresso
- Água corrente
- Filme transparente com a imagem a ser impressa (fotolito).
Preparação da tela
O processo de preparação da tela é o seguinte:
Separamos todo o material do item acima. Preparamos a tela passando uma camada da cola serigráfica na superfície da tela de maneira deixar uma superfície bem lisa cobrindo todos os orifícios da trama do tecido (fazer em local pouco iluminado). Deixe secar a cola. Coloque o fotolito sobre a tela, tomando cuidado de deixar a parte impressa diretamente em contato com a tela, para que não passe luz (a espessura da folha faz diferença neste caso). Neste processo observe bem o sentido correto do filme, para que a imagem não fique invertida na hora da impressão. Fixe o fotolito na tela com um durex. Coloque a tela com o fotolito sobre o vidro da caixa de luz e aplique um peso sobre ela utilizando a madeira e os pesos. Tome cuidado para que tudo fique bem firme neste processo para garantir a qualidade.
Com tudo fixado, acendemos a luz por alguns minutos (será necessário fazer vários testes até acertar o tempo certo para a sua caixa de luz). Após este tempo, desliga-se a luz e retira-se cuidadosamente a tela, retirando o fotolito. Usando água corrente em jatos sobre a tela retira-se a cola que não endureceu, aparecendo a imagem a ser impressa. Neste processo vale até usar uma escovinha (com cuidado). Acabado o processo você perceberá claramente o aparecimento do desenho na tela.
Não entendeu ainda? Assista este vídeo: Preparando a tela e revelando a tela no sol que linkei do youtube para vocês.
A impressão serigráfica
Para imprimir, colocamos o material a ser impresso na mesa e fixamos ele. Colocamos a tela sobre o mesmo. Colocamos um pouco de tinta ao longo de um dos lados da tela e com o rodo de borracha puxamos a tinta cuidadosamente sobre todo o desenho. O ideal é fazermos isto numa única operação para evitar borrar. Pratique com tecidos baratos ou jornais até acertar a mão. Retire cuidadosamente a tela e verifique a impressão. Deixe secar em local seguro. Simples, não? Veja também este video do youtube: Impressão serigráfica .
Detalhes técnicos
Você deve ter percebido que a descrição acima é um resumo do processo como um todo.
A medida que se profissionalize, você irá melhorar a caixa de revelação com lâmpadas potentes. O peso sobre a tela pode ser acoplado a caixa por dobradiças, com espumas e presilhas, garantindo a melhor fixação. No mercado existem caixas prontas com sistemas muito profissionais.
A cola usada pode ser de ação direta ou inversa, conforme o tipo de filme usado. O filme pode ser um fotolito profissional, melhorando a qualidade de impressão.
Na impressão, temos mesas especialmente desenvolvidas, com local apropriado para o material a ser impresso, com sistema de fixação preciso e sistemas de charneiras próprias para fixar, alinhar e descer a tela, de maneira a fazer a imagem ficar sempre na posição correta de impressão.
Estes sistemas permitirão a aplicação de várias cores no material a ser impresso, valorizando o trabalho.
Existem produtos para a aplicação na tela, para retirada da cola, sem destruição do tecido, permitindo a reutilização da tela, barateando o processo.
Se profissionalizando
Até o momento só falamos do processo manual, onde passamos a clave manualmente.
Existem no mercado máquinas manuais, semi-automáticas e automáticas.
As manuais facilitam o trabalho de impressão mais continuam com a aplicação manual das tintas.
As semi-automáticas utilizam a força humana, mas parte do processo é automatizado.
Nas automáticas a impressão é toda feita pela máquina, quase sem ação humana.
Na revista O Serigráfico você pode conhecer alguns dessas equipamentos.
Conclusão
Espero ter conseguido explicar um pouco deste processo para vocês, leitores.
No futuro poderei explanar mais um pouco do processo.
Se tiver dúvidas, use os comentários, que responderei suas dúvidas e quem sabe criarei outras postagens para sanar as dúvidas mais frequentes.
Espero que tenham gostado deste post.
Não esqueçam de assinar nossa newsletter na lateral do blog para não perder nenhuma postagem.
Até a próxima postagem.
Oi pessoal,
Como faço para imprimir a imagem de uma abelha enorme realista em algodão com tinta?
Já tive uma camiseta de algodão com uma impressão desse tipo e não foi sublimação e nem transferência, pois o resultado final era vivo e super detalhista.
Nem só de sublimação e transfer vive o mercado.
O processo mais antigo é o silk screen e ele ainda é indicado para impressões em quantidade.
É um processo barato e se obtem excelentes resultados de cor.
Outra opção é recorte de vinil aplicado a camisa… também tem cores bem vivas e pode servir para unidades de camisas. Nesse seu projeto da abelha se usa basicamente o amarelo e o preto e pode ser uma solução viável.
te convido a entrar no blog http://www.portalsublimatico.com.br/ – além de sublimação ele fala de outros processos… pode ser uma boa no seu caso.
Abraços,
Bom dia a todos.
estou começando a trabalhar com serigrafia.
algum tempo atras antes de eu começar com esse projeto eu vi uma camiseta de escola com as letras em 4d, não sei se posso dizer que era um 4d mas eu passei a mão e dava para sentir as letras e o desenho, em um angulo de lado dava para ver o desenho saindo do tecido. perguntei a pessoa e ela falou que foi em uma serigrafia.
vc pode falar como faz esse tipo de impressão em serigrafia?
O que você deseja é isso aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-793816847-tinta-silk-estamparia-serigrafia-plastisol-relevo-1-kg-_JM
Existem diversas tintas diferenciadas para uso na serigrafia. Em geral você aplica elas como uma tinta normal e depois joga no calor de uma estufa ou secador de cabelo e a tinta incha formando o relevo. Existem tintas imitando camurça, metalico, perolizada, cromada, prata, ouro, etc.
Olhando o catalogo do fabricante da tinta você vê todas as possibilidades de tinta e vernizes.
Boa sorte aí na sua pesquisa… inicia nos sites dos fabricantes das tintas que tem em casa.
Abraços,
Bom dia estou querendo comprar alguns convites e a impressão é. Feita em serigrafia, gostaria de uma opinião!
Qual a impressão melhor para convites?
Nazaré,
Existem convistes de tudo que é jeito, inclusive em serigrafia.
Tem um pessoal que se especializou em fazer convites em relevo usando a serigrafia. Já vi alguns produtos desses e são muito bons, mas dependem de quem está fazendo pois exige muita técnica.
Se você já viu amostras dele e gostou vai em frente.
Caso estejam sendo feitos a distancia é bom observar o comentário dos compradores (na maioria dos sites como mercado livre tem esse campo).
Não tenho nada a desmerecer quanto ao processo.
Abraços,
Ola gostaria de saber como criar um fotolito no tamanho A3 no Corel Draw e imprimir na impressora A4
eu sei tenho que dividir a arte em duas partes tanto no modo retrato como no modo paisagem depois juntar as partes e revelar na mesa de luz
não estou conseguindo me ajuda
Faz uma arte em A3 e na hora de imprimir configura a impressora para A4 com a página deitada e marca na aba Layout marca a opção imprimir em ladrilho.
Tem mais uns ajustes lá para escolher a área de recobrimento, etc.
Tendo dúvida me manda outra mensagem.
Olha só eu fui fazer isso na tela manual mas eu não sei toda vez que vou pintar a tela mancha e eu tenho que limpar todas as vezes como faço para não manchar a tela?
Dandara,
Não entendi a pergunta. Vê se é isso?
Você preparou uma tela de silk e está com problema em aplicar a tinta?
Se for isso vamos lá! Trabalhar com silk tem toda uma “manha” que precisa ser aprendida. Aqui na internet tem vários vídeos no youtube que mostram como se passa a tinta na tela.
Entre as manhas posso citar que o material a ser impresso tem que ser fixado. Muitos usam uma mesa furada com sucção feita por um aspirador de pó. Outra manha é a velocidade que se passa a raqueta. Tem também o tipo de tinta que deve ter a viscosidade correta para o trabalho.
Não tenho a experiencia com o silk necessária para te falar exatamente qual o seu erro, mas tenta visualizar o trabalho dos caras desse vídeo.
http://www.youtube.com/watch?v=ClSewQEH1U0
Os videos que aparecerão ao lado também podem ajudar.
Abraços,
Oi…
Gostara de aber as particularidades desse sistema de impressão “serigrafia”
Raphaela,
Aqui no artigo já passei em linhas gerais como funciona o processo.
Para mais detalhes sugiro usar o youtube e digitar “serigrafia”. Se colocar “serigrafia passo a passo” vai pegar a gravação da tela e a forma de passar a tinta.
Vendo fica mais fácil de entender o processo, que por sinal é bem simples.
As questões mais complexas são a abertura correta dos poros após a gravação da tela, que deve ser bem feita e o tempo e jeito certo de passar a tinta e levantar a tela, que precisa ser treinado para executar com perfeição.
É tudo uma questão de treino. O processo em si é bem fácil. Tem muitos fornecedores de material espalhados por todo o país e na própria internet.
Qualquer dúvida localizada pode perguntar. Não sou especialisat mas tenho o conhecimento básico sobre o processo.
Abraços,
Segrafia é um método de impressão quase que artesanal. Você usa telas de pintura, tinta e rolos para transferir uma imagem para o tecido ou outro tipo de superfície. Não recomendado caso precise de alta definição em imagens coloridas, é o metodo mais recomendado para textos em camisetas, desenhos menos complexos ou quando você quer obter um resultado mais rústico na impressão. Para grandes quantidade é um método ultrapassado e que demanda muita mão de obra e investimento em equipamentos que (particularmente) não valem a pena, a menos que você trabalhe com confecções e queira imprimir simbolos ou textos de uma ou duas cores.
Oi, mas se eu quiser imprimir uma imagem com muitos detalhes, é melhor usar o Off set ou serigrafia?
Renata,
Cada processo é aplicado para um mercado.
Na offset pensa-se em papel e similares.
A Serigrafia é muito usada em tecido.
A principio pense em usar a offset se for possível, pois a velocidade de impressão é muito menor. Pode-se imprimir perto de 10.000 impressos por hora.
Na Serigrafia serigrafia esse tempo cai para a faixa de uns 60 impressos por hora… por isso só é usado em materiais que não podem ser feitos na offset.
Qual seria o material que você pretende imprimir? Existem opções intermediárias como o transfer.
Abraços,
Oi, Liute Cristian, por favor, gostaria que vc se puder postasse um vídeo,. Por favor como eu posso configurar a impressora para impressão de transfer com a arte no corel Draw. Desde já muito obrigada!!!
Noemia Bomfim
Noemia, a impressão em transfer é como qualquer outra impressão, tudo o que você precisa fazer é espelhar sua arte. No mais não existe nenhum segredo ou configuração especial. É como imprimir um texto ou uma foto qualquer.
Um abraço!