Silhouette Cameo 3 fazendo tags personalizadas

4
577

Oi para todos! Hoje tive que trabalhar extra nesse sábado para fazer umas tags personalizadas pra esposa. Por que não aproveitar para mostrar para vocês como funciona essa pequena maquininha. Dos investimentos que fiz na gráfica esse foi com certeza o que mais trouxe retorno.

Assiste aí o vídeo e depois falamos mais sobre a máquina:

  • Conheça o nossos Cursos Online e aprenda a criar seus próprios projetos gráficos. Domine o Photoshop, Illustrator e InDesign como um designer gráfico profissional.

Furo meu… gravei com a camera em pé…. Mas e aí? O que acharam?

Um dos produtos que tem saído mais na gráfica são adesivos personalizados de tudo que é tipo. Adesivo de papel ou mesmo de vinil. O de vinil é super procurado e eu descobri um adesivo vinil próprio para laser com excelente desempenho.

E a dupla impressão em vinil e recorte eletrônico na silhouette Cameo dá super certo. Atende desde pequenas industrias até as mamães fazendo festa dos filhos.

Mas Silhouette corta também papel, cartão, EVA e mais uma porção de materiais de até cerca de 1 mm. Ainda não explorei bem ela mas ela vai até a regulagem 10 e só com 2 já corta o couchê 170 g como se fosse manteiga.

Eu praticamente tenho trabalhado todos os dias com ela. Em apenas 2 meses já devo ter gerado de lucro uns 40% do preço da maquina.

Espero que gostem.

Abraços,

4 COMMENTS

    • Sim… o barulho é chato… em geral todas as maquinas de corte são barulhentas. A Silhouette não é das mais rápidas, mas tem um sistema que permite bastante precisão e ainda consegue mexer com grande numero de mídias. Usam ela mais para artesanato.
      Para adesivos especificamente uma ploter de recorte de carro mais largo pode ser solução, mas para tags ela não vai servir e aí vai ter que apelar para corte e vinco, que é mais barulhento ainda.
      Perceba que essa não precisa fazer uma faca real… apenas um arquivos com o desenho do corte.
      E compare com um corte e vinco tradicional… quanto tempo se leva para fazer uma faca? Bem mais do que todo o corte dessas tags aí.
      Mesmo demorado é mais rápido do que fazer a faca de corte.
      Abraços,

  1. Show, muito bom! Essa parte de sustentação da folha ali transparente que fica por baixo e segura a folha, vc coloca uma duola face nela? Ou é alguma fita que já vem do fabricante?

    Sobre os adesivos em vinil, uso uma jato de tinta, será que consigo algo ou compensa mais pegar uma laser pra fazer o vinil? Preciso fazer isso pra atender as pequenas demandas

    • Nathan,
      Tirando a sua duvida.
      A Silhouette vem com uma base de plastico (acetato) grosso… 0,3 ou 0,4 em geral.
      Essa base leva uma goma tipo post-it que gruda e solta.
      Acontece que a cola chega muito firme e agarra no papel, as vezes rasgando ou dobrando ele.
      A solução que encontrei foi usar aquelas folhas que vem por trás do adesivo e colocar a parte plastificada na goma, intercalando pedaços com goma e outros sem goma.
      Foi feito bem no improviso, mas ajuda muito a soltar a folha sem dobrar ela e dá boa fixação e ao contrario do que imaginei ao testar não deixa falha no corte.
      Estou pra fazer um recorte de bolinhas usando a própria silhouette pra fazer, deixando os locais onde encaixa a folha A3, e a A4 nos dois sentidos sem papel algum. Assim ela vai agarrar o papel nas bordas e vai ficar meio preso no centro, permitindo soltar o papel ou adesivo mais fácil.
      Mas saiba que a lamina vai destruindo aos poucos essa folha de proteção.
      Eu perdi algumas bases aqui por estar com a lamina mal encaixadas e fixada ma posição mais alta (10)… ela agarrava na base e destruia a base inteira… depois que vi que era problema de encaixe da lamina.
      Muita gente umedece a goma para ficar menos grudenta no inicio… mas pessoalmente preferi esse meu jeitinho… tem funcionado bem.
      Ou seja… primeira resposta… a base de corte tem uma cola nela para fixar o papel ou adesivo.
      Segunda resposta… existe papel adesivo a prova dagua para jato de tinta (corante – que é a tinta mais comum usada). A tinta bate na folha e ela sela a folha como se tivesse sido envernizada… eu usei papel desse tipo mas o adesivo funciona da mesma forma… muito bom mesmo… encontra facil no mercado livre: escreve adesivo dagua no ml – https://lista.mercadolivre.com.br/adesivo-dagua#D%5BA:adesivo%20dagua%5D
      mas esse ai é papel… o vinil é adesivo vinil jato tinta – https://lista.mercadolivre.com.br/adesivo-vinil-jato-tinta#D%5BA:adesivo%20vinil%20jato%20tinta%5D
      ambos faceis de encontrar.
      Abraços,

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here