Como a Promo Ideia salvou a Cardquali das garras da Hostgator

17
5347

Quem acompanha o blog deve ter notado a nossa ausência por quase 3 dias. Alguns chegaram a mandar e-mails perguntando o que estava acontecendo. Hoje vou sair um pouco do tema de gráfica e explicar direitinho o perigo que passamos nesses dias, e como a nosso parceiro Edson da Promo Ideia salvou nosso blog.

hostgator01

O inicio do problema

Estamos sempre tentando levar conteúdo de qualidade ao maior número de pessoas. Ajudar o próximo é uma das nossas prioridades. Com isso temos um crescimento natural no blog. Além disso recorrentemente somos atacado por alguns hackers pelo simples prazer de dizer que são capazes, e por mais que nos esforcemos há sempre brechas nos softwares usados que permitem esses ataques.

  • Conheça o nossos Cursos Online e aprenda a criar seus próprios projetos gráficos. Domine o Photoshop, Illustrator e InDesign como um designer gráfico profissional.

No mês passado saímos de um período de baixa visitas com cerca de 50 mil visitas para um patamar de 70 mil visitas mensais, ou seja, um aumento de 40% nas visitas. Isso gerou um aumento inesperado de requisições no servidor, que na época estava nas mãos da Hostgator.

Normalmente a ação do servidor é parar o acesso momentaneamente até trocar o local por algum que aceite mais carga. Mas nâo foi isso que ocorreu. A ação deles mexeu no nome dos bancos de dados, usuários, arquivos do wordpress e sabe-se mais o que fizeram. Além disso transferiram o local de hospedagem sem aviso algum fazendo com que os e-mails também não fossem lidos.

Tentativas de solução infrutíferas

Por todo tempo que já estivemos no ar, durante os ataques e problemas parecidos, bastava que se baixasse o ultimo backup do site para ter em minutos o site de volta. Nos últimos 3 provedores com que trabalhei era isso que era feito e em geral raramente ficávamos mais de 8 horas fora do ar.

Com a Hostgator o atendimento sempre foi muito burocrático e demorado. O atendimento via chat sempre procura que criemos tickets para resposta e parece que não há ninguém do outro lado. Assim foi por outros 3 problemas anteriores, sempre com soluções difíceis e só parcialmente resolvidas, dependendo muito do usuário comum. O nível de exigência que eles tem leva a supor que todos devamos ser analistas de sistema e não simples blogueiros. Até o momento as buscas no google conseguiram ajudar, mas dessa vez a solução parecia impossível.

Inicialmente nem o cpanel podia ser acessado, já que as senhas tinham sido alteradas e só depois de 24 horas consegui ter acesso ao cpanel. A sincronização dos e-mails com o outlook levaram 2 dias e só foram resolvidos por que por acaso me deparei com o nome do servidor trocado e ao testar consegui a solução. O email avisando sobre a mudança só chegou 6 dias depois.

Mas o blog deparava com o seguinte problema: se eu voltasse as configurações de banco de dados e usuário para a original, assim como a edição do wp-config do wordpress eu era jogado para uma instalação original do wordpress perdendo todos os dados… imediatamente eu voltava a original, pois qualquer um que entrasse no blog poderia dar prosseguimento a essa instalação destruindo todos os dados.

Ou seja, entrei num beco sem saída e já estávamos a 48 horas fora do ar sem nenhum contato da hostgator por mais que eu procurasse eles.

hostgator02

Hora da salvação! Chegou a Promo Ideia!

Foi aí que entrou o grande salvador da pátria.

Para quem não conhece o Edson da Promo Ideia, ele é um dos agentes oficiais da AtualCard mais ativos e está aqui pertinho no Rio. Ele acompanha de perto nossas postagens e comentários. Sempre está disposto a ajudar aqueles que tem algum tipo de problema junto a AtualCard. Provavelmente e todos os agentes oficiais da AtualCard fizessem o mesmo não haveria mais nenhum problema de qualidade, pois realmente ele abraçou a idéia inicial de melhoria com os agentes oficiais.

Assim que ele percebeu o problema com o Dicas Gráficas do Cardquali me fez uma ligação oferecendo ajuda. Inicialmente eu agradeci e não aceitei… mas pouco tempo depois pensei bem e aceitei a ajuda.

Ele ofereceu um local na hospedagem dele e se prestou a tentar recuperar os arquivos do servidor original.

Foram quase que 24 horas de luta para copiar todo o blog, o gigantesco banco de dados que teve que ser enviado em partes e depois unido, ajustes dos arquivos do wordpress e mais alguns pequenos ajustes. Após essas 24 horas de sufoco pudemos ver o resultado funcionando sem nenhuma perda de dados. Daí bastou migrarmos os servidores e lá estava o blog Dicas Gráficas do Cardquali de volta ao ar.

E o Edson fez tudo isso sozinho. Nos deu 24 horas de seus serviços, de graça, apenas para que nosso blog não fosse perdido.

E a Hostgator?

A Hostgator, além de não ajudar, conseguiu perder todos os dados do blog. Me entregou o blog zerado e ainda teve a cara de pau de mandar uma mensagem dizendo que o blog estava em perfeito funcionamento.

Agora estou brigando para cancelar a minha assinatura lá. Tive diversas respostas perguntando por que eu estou deixando o serviço e coisa e tal, mas já foi gerada nova fatura para o próximo período e nada deles cancelarem a assinatura.

O serviço é péssimo mesmo… até para cancelar a assinatura já estamos no quinto dia sem sucesso.

Backup

Muitos vão perguntar por que não havia um backup.

O backup existia, mas é antigo. Nosso blog recebe uma média de 10 comentários diários e tem uma atualização na faixa de 4 postagens mensais atualmente (que estou sem tempo nenhum).

Um backup feito pelo usuário é algo bem lento. No servidor pode-se manter uma rotina de backup bem mais rápida e frequente. Era o que eu estava acostumado a ter nos outros provedores… um backup quase que diário rodado normalmente na madrugada… tinha problema, pedia a restauração do backup e problema resolvido… o meu backup era quase bimensal… falha minha.

Durante a crise achei um pluggin que facilita muito esse trabalho de reinstalação… estamos em testes e estou mantendo uma cópia no meu micro via FTP… mas o processo é lento.

Agradecimentos ao Edson da Promoidéia

Venho aqui mais uma vez pedir publicamente o meu MUITO OBRIGADO ao Edson da Promo Ideia.

Quer conhecer ele melhor, entra no site dele: http://www.promoideia.com.br/

Se quiser comprar na AtualCard alguma coisa, faça pela loja do agente dele:  http://promoideia.atualcard.com.br/

Muito obrigado mais uma vez por salvar nosso projeto.

hostgator03

Conclusão

Muitos podem dizer para você que está perdendo tempo em ajudar os outros.

Quem tem um blog começa de maneira quase louca onde se trabalha muito para ter um rendimento ridículo (para falar a verdade alguns centavos nos primeiros meses).

Mas mais do que crescer ganhos através do blog, você faz amigos, como o Edson e diversos outros nesses mais de 3 anos de blog.

Eu pretendo ainda ajudar muita gente e fazer ainda mais amigos, pois isso é a base dos negócios realmente sustentáveis.

Tenha essa postura no seu negócio. Não tenha concorrentes e sim parceiros de negócios. O resultado virá com o tempo, na hora do aperto onde um tenta passar por cima do outro, mas os parceiros se ajudam e atravessam as crises.

Muito obrigado a todos vocês que são parceiros do Dicas Gráficas do Cardquali.

Até a próxima postagem! Essa aqui quase que não acontece!!!

17 COMMENTS

  1. Olá pessoal da Cardquali, parabéns pelo site! Sou cliente novo da HostGator e gostaria de saber se vocês hospedavam direto no site internacional ou no site brasileiro da HostGator? Pergunto por me preparar para que não aconteça nada parecido comigo. Desda já agradeço.

    • Gustavo,
      Me decepcionei muito com a hostgator… o suporte é péssimo.
      Fazer no internacional não vai mudar muito a não ser que fale bem o inglês.
      Aqui no Brasil é péssimo… apagaram o meu blog… se não fosse um backup feito por fora tinha sumido tudo.
      Foi a pior que trabalhei até agora. As outras eu pedia para baixar um backup e em minutos tinha o blog de volta.
      Abraços,

  2. Conheço o Edson, é muito gente boa, realmente faz o possível pra ajudar e você meu nobre Paulo é um grande amigo de muitos anos, ajuda e merece ser ajudado. Se precisar conte comigo.

  3. Custo nem sempre significa qualidade. É a relação preço/valor. Desenvolvo lojas virtuais e conheço bem essas empresas que hospedam os sites geralmente no mesmo servidor. Vamos aos fatos, acesse: yougetsignal com e clique em reverse ip domain check coloque seu dominio lá e “check”, vejam só, 393 domínios no mesmo servidor, teste o domínio do promoideia, 393 no mesmo servidor, se alguns tiverem pico de acesso, os pequenos cairão sem paraquedas. Agora teste o meu em um VPS, lolamonteiro com br , viu a diferença? Prefiro pagar ais um pouco pra não perder vendas com instabilidade e site fora do ar do que pagar R$ 15, 20 e ter problemas.

    • Elias,
      Eu sei disso tudo. Mas temos que pesar o custo benefício. Eu tenho 3 locações: cardquali.com (blog), desenvolvimentointerno.com (blog) e cardquali.com.br (loja). Esse meu ultimo é bem pouco compartilhado e tem custo baixíssimo. O que me foi fornecido pela promo ideia foi a ajuda… não sei como era a minha hospedagem no hostgator em termos de compartilhamento, mas na hora da ajuda eles falharam muito. A promo ideia deu uma ajuda sem pedir nada em troca. Eles gostam de nosso projeto e vieram para ajudar. Eu entreguei minhas senhas para eles de tanto que confio na idoneidade deles. Nós já estivemos juntos diversas vezes e tentamos iniciar diversos trabalhos em parceria. Me faltava conhecimento técnico e tempo para ajeitar as coisas sozinho.
      No futuro devemos partir para um VPS, mas os projetos tem que crescer mais assim como meus conhecimentos técnicos. O tempo é também uma coisa que interfere muito… o ideal no blog era sair 3 postagens semanais, com visitas em diversas gráficas e feiras, mas hoje estou com 2 a 3 postagens mensais e só posso dispor de umas 8 horas mensais para tocar esse blog e o desenvolvimentointerno.com . Se você entrar na minha loja vai ver o “cacareco” que ela está… falta tempo e tenho que investir primeiro onde dá resultado, que no momento é o mercado livre.
      O blog volta e meia recebe criticas de que estou favorecendo a Atualcard por ser um dos anunciantes… mas é exatamento o contrário… são as criticas que saem aqui que interessam mais a eles pois eles conseguem corrigir o rumo através das críticas.
      Te agradeço por indicar essa ferramenta para ver como anda a hospedagem. Vou sentir como fica a velocidade do blog por um tempo… creio que o blog seja uma das maiores lá, pois o restante são pequenas lojas com poucos acessos… creio que eu é que devo derrubar os demais se tiver picos como já tive no passado.
      Um grande abraço,

    • Elias,
      Na questão de custo não dá para correr.
      Neste caso aqui a Hostgator é uma das grandes empresas do mercado, mas não correspondeu a expectativa no suporte… foi a pior que trabalhei em termos de suporte. A velocidade em si atendia e era melhor que as anteriores. A Atual locaweb eu ainda não tinha experimentado, mas estou contando com a ajuda da promo ideia que é parceira já a algum tempo.
      Obrigado pelo seu comentário.
      Abraços,

  4. Tive muitos problemas com o meu site “visite cartão”, invadiram e alteraram meu robots.txt para o google não me indexar mais. Tirei o meu site da hospedagem compartilhada e comprei um servidor do digital ocean… estudei um bocado e fiz minhas próprias regras de firewall…. dei uma estudada também no wordpress e corrigi algumas brechas de segurança.

    • Leandro,
      A Promo ideia fez coisa parecida com a Locaweb. E me cederam um espaço e por serem próximos a mim posso numa eventualidade ir até eles para resolver problemas.
      Eu atualmente tenho pouco tempo para fazer uma coisa dessas por conta própria, mas no futuro deve ser uma tendencia.
      Vocês dois já estão bem mais adiantados no campo de criação de sites… eu sei apenas o básico… faltou criar tempo para me dedicar mais.
      Um grande abraço.

    • A promoidéia tem um servidor na Locaweb… me cedeu um espaço lá com eles.
      Eles revendem espaços também e tem backup diário… procura a promoidéia se precisar… são gente super legais.
      Abraços,

  5. Absurdo. Eu não entendo empresas se dispõe a trazer soluções e no final não trazem nem o mínimo. Caro amigo não sei o q passou mas imagino. E ao imaginar q este blog q para mim é um almanaque sem suporte, seria um buraco na web. E qto a parceria da Promoideia, é como VC falou: – não podemos estar no mercado dividido apenas em clientes e concorrentes mas sim em parcerias. Continue firme. Abraços e mais sucesso.

  6. Boa noite Paulo,

    Nós que agradecemos pela oportunidade em te ajudar.

    Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês. (Romanos 12:10)

    Sabemos como é complicado perder nossos dados ou de clientes. Já aconteceu conosco no passado e agora temos várias cópias em vários servidores. Assim, procuramos manter os dados dos clientes o mais seguro possível.

    Temos arquivos (arte final) de clientes desde a criação da Promo Ideia em 2008. Os clientes sentem segurança em fazer serviços conosco.

    Pode conta com a Promo Ideia sempre que precisar. Há amigos mais chegados do que irmãos. (Provérbios 18:24).

    Att
    Edson Rodrigues – Promo Ideia

    • Edson,
      Mais uma vez agradeço a grande ajuda. Realmente você salvou nosso projeto!
      Ainda existem alguns probleminhas no blog (por exemplo os comentários não estão indo para meu email) mas creio que após algumas tentativas volta a ficar tudo bem.
      Vamos manter essa nossa amizade e ajuda mútua ainda por muitos anos.
      Um grande abraço!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here