Dia a dia na gráfica #6 – Como trabalhar com outdoors e grandes formatos

105
95300

Veja no novo vídeo da série Dia-a-dia na gráfica a maneira correta de se produzir outdoors ou projetos para impressão em grandes formatos. Você aprenderá a calcular um percentual fixo e produzir seus grandes formatos em tamanhos proporcionalmente menores que não comprometam a qualidade nem o tamanho do seu arquivo deixando-o muito grande e pesado.

Utilizando uma medida padrão ou uma relação percentual você pode produzir outdoors, banners, fachadas, placas ou o que mais precisar sem exigir muito do seu equipamento ou ter um arquivo imensamente grande sem nenhuma necessidade.

  • Conheça o nossos Cursos Online e aprenda a criar seus próprios projetos gráficos. Domine o Photoshop, Illustrator e InDesign como um designer gráfico profissional.

[notice]Clique aqui e veja o artigo onde mostramos muitas dicas para se trabalhar com grandes formatos.[/notice]

105 COMMENTS

  1. Grato pelas dicas! Só queria uma auxílio a mais, pois estou produzindo meu primeiro outdoor, e ele é formato duplo, 18x3m. Como calcularia essa redução no arquivo? Devemos utilizar sangria e marca de corta já no arquivo aberto? Desde já agradeço!

    • João,
      O ideal é você entrar em contato com quem vai imprimir o outdoor e conversar como ele quer o outdoor.
      Se ele tem o Corel e você puder enviar no corel fica bem simples. Como o Corel é vetorial não tem essa complicação de resolução, a não ser na parte das imagens.
      Eu fazia outdoor reduzindo umas 10 x o tamanho e trabalhando com 300 dpi. ou seja, no seu caso eu utilizaria 1,80 x 0,3 metros com 300 dpi e ampliaria só no final. Isso daria uma resolução de 30 dpi na resolução final, o que ja é bom para um outdoor que será visto de longe.
      Tem que ver se sua maquina aguenta essa medida pois se for um photoshop da vida vai ocupar memória abeça.
      Na prática pode-se usar até uns 10 dpi na medida final sem muito problema.
      Mas trabalhar com programa vetorial é sempre melhor.
      E não adianta pegar uma figurinha bem pequena e ampliar a medida dela mais do que a que ela veio. Haverá perda nessa ampliação.
      As imagens devem entrar no layout com resolução maior do que esses 300 dpi que eu falei para que ao serem ampliados fiquem dentro dos 30 dpi final.
      Se a resolução da imagem for menor tente ajustar ela da melhor forma possível pois já sabe que a qualidade vai cair.
      Se for o caso um truque que eu uso é aumentar a resolução do original, aplicar filtros de borda para melhorar elas e ir fazendo ampliações sucessivas aos poucos sempre reajustando bordas. O filtro usado vai depender da imagem que se tenha… o objetivo e aumentar a percepção dessas bordas para diminuir o serrilhado que irá aparecer na ampliação.
      Espero ter ajudado.
      Um grande abraço.

  2. Amigos, desculpa se a pergunta já foi feita, minha dúvida é na hora de fatiar uma arte em vários pedações, qual a margem que eu deixo para cada fatia e se tem alguma maneira automática de fazer no ilustrator, pq no corel eu sei que tem

    • Fabricio,
      A margem de corte varia de acordo com o fabricante.
      O seu fornecedor em geral deixa no site disponibilizado um modelo a ser seguido. Nele tem o tamanho do sangrado, local de corte e área de segurança de textos.
      Por exemplo na Atualcard o panfleto 10×14 cm tem área sangrada de 103×143 mm, corte em 100×140 mm e o texto deve estar em 90×130 mm… ao cortar vai perder 1,5 mm de cada lado… tem gente que pede área maior e tem gente que trabalha com area menor… veja no site deles.
      Abraços,

  3. Olá!
    Tenho que produzir um adesivo para um tapume (loja shopping) o tamanho é de 7,6×3,35mts.
    Esta regra de proporção serve para este caso? Até porque trabalho com o INDD e o limite é de 5,36mts senão me engano.
    Abs e obrigado

    • Fabio,
      Tem um limite de tamanho sim.
      O que o pessoal faz é produzir com maior resolução num tamanho menor e só ampliar no soft de impressão na hora de jogar ma plotter.
      Vai precisar da boa vontade de quem vai imprimir… mas ele tem o recurso necessário.
      Sugiro conversar com quem vai imprimir antes de fazer a arte.
      Abraços,

  4. Ola.
    Estou com uma duvida.

    A maquina de impressão, não pode ter mais que 1,3m, de impressão (largura) e tenho um projecto muito grande 1,5m de altura por 9m.
    Eu converto sempre em cm e para a escala 1/10 que vai dar os 15cm por 90cm.
    A minha questão é se vou ter algum problema em imprimir na maquina em que não pode ser mais que 1,3 m quando tenho 1,5m. Claro que foi convertido, mas a impressão real é de 1,5 m por 9m.
    Estou confuso. pode me ajudar?

    Abraço

    • Pedro,
      Se sua maquina só tem 1,30 de boca, não vai conseguir imprimir os 1,50 m… entende???
      Precisa de uma maquina mais larga para fazer isso.
      Uma solução parcial é fazer uma emenda… verifica o melhor ponto para a emenda não aparecer, daí você imprime por exemplo uma faixa com 1 metro de largura e outra com 0,50 m de largura e cola as duas. Pode ser também duas de 0,75 m por exemplo.
      Mas precisa saber a tecnica correta de fazer essa emenda.
      A arte você faz completa e depois corta ela no programa que usou transformando ela em duas artes separadas.
      Isso exige alguma habilidade manual nesse encaixe. Não é uma coisa simples mas é muito comum em paineis grandes.
      Abraços,

  5. ola Muito agradecido pelo tutorial. Pergunta : tenho uma maquina de impressão Mimalki130 de boca
    Tive pobremas para cortas essa imagem Como cortaria em partes de 120 cm no foto shop cs6? Valeu abço!

  6. Gente, eu criei uma campanha no photoshop com uma imagem distorcida (usei varios filtros para chereegar onde eu queria) e outra que uso em opacidade, mas sem distorção ou filtro algum. A linha criativa vai para descobramentos de facebook até outdoor. Essa imagem em opacidade tem uma dimensão de 1200x750px. Terei algum problema de pixelização na impressão?

    • Marceli,

      Vai depender de qual resolução usou.
      Em geral dá para ampliar. O problema é que esses efeitos são perdidos ao passar de um programa para outro e ao trocar o padrão de cor.
      Tenta fechar ela em JPG na maior resolução possível e verifica como ficou o resultado… você vai perceber que já vai ter uma perda… mas dai em diante as perdas serão menores.
      Se mandar o arquivo do photoshop simplesmente vai entregar para os rips a função de fechar o arquivo podendo gerar resultados insatisfatórios… é melhor você mesma fechar e verificar o resultado.
      Faça o teste.
      Abraços,

  7. Olá. Eu já trabalhei com proporção e super funciona, mas surgiu uma dúvida: se eu tenho um arquivo de 2,36m x 46cm, o primeiro valor eu consigo reduzir em 10%, no caso, ficaria 23,6 cm, mas e a outra medida de 46cm, se eu usar a mesma proporção ela vai para 4,6cm, ou seja, muito pequena. Como fazer?

    O trabalho é uma lona, para ser vista a uma distancia de 1 a 2 m.

    • Está correto, se a redução é proporcional, os 4,6 centímetros são o valor correto.
      Porém, para mídia de apenas 2 metros não há a necessidade de trabalhar com 10%, você pode trabalhar com o tamanho real ou usar a metade (50%). Considere que um “grande formato” é uma mídia de ao menos 5 metros.
      Abraço!

    • Jessica,
      Os 10% é apenas um exemplo… em vez de reduzir 10% faça com 20%… dividir por 5… aí vai ficar com 9,2 cm.
      No seu caso o layout é uma tripinha mesmo… bem fina… é uma arte complicada de layout.
      Abraços,

  8. Boa tarde. Eu achei sensacional o video!! fico na duvida; por exemplo, um cavalete de 1.75 (metros) de altura por 92 cm de largura – no caso convertendo 1.75 metros para centimetro, eu teria 175 centimetros, certo ? daí eu pegaria 6% ou 5% de 175 centimetro e faria o documento ?

    • Basicamente o que o Liute diz no vídeo é que é possível usar uma imagem menor com alta resolução de modo a só ampliar ela na hora da impressão.
      Isso facilita muito o trabalho.
      Na postagem https://www.cardquali.com/qual_resolucao_ideal/ eu explico qual a resolução que o trabalho precisa ter no final… no caso de um cavalete, a pessoa vai estar a pelo menos 1 m de distancia, precisando ter apenas 120 dpi para parecer em alta resolução… digamos que vá usar 600 dpi… fazemos 600 dpi / 120 = 5 e 175 cm / 5 = 35 cm e 92 cm / 5 = 18,4 cm… então trabalhar com uma imagem de 18,4 cm x 35 cm a 600 dpi te daria um resultado em alta resolução… pode até cair a metade disso que ainda deve ficar bom.
      São dois métodos de trabalho que dizem basicamente a mesma coisa… podemos trabalhar com imagens menores em alta resolução e ajustar o tamanho somente ao fazer a impressão.
      Espero ter ajudado.
      Abraços,

  9. Bom dia, gostaria que me ajudasse, preciso fazer a arte de uma faixa de 5,30m x 1,80m, com no minimo 100 DPI de resolução final. Como eu poderia ajustar as configurações no photoshop ? Pois trabalhar no tamanho real fica muito pesado e lento. Alguem me ajudar por favor .

    Desde já agradeço. Abraço

    • Wellington,
      Vai ficar pesado… não tem saida.
      Minha dica é usar o Corel e fazer em vetor e enviar num pdf… assim fica com o melhor do vetor e terá também os bitmaps na resolução desejada.
      É o que eu faço.
      Agora se vai usar Photoshop para essa área coloca bastante memória RAM e arruma bons pendrives com muita capacidade para enviar os arquivos e torce pro seu impressor conseguir abrir os arquivos pesadões.
      Abraços,

  10. Boa tarde, gostei muito da aula. Eu gostaria de saber se caso eu faça uma arte de tamanho 20×30 para ser ampliada 5 vezes, contendo fotos, será necessário criar um arquivo com 600 dpi ou mais? Essa lógica faz sentido?

  11. Olá tudo bem,
    estou voltando hoje porque gostaria de mostrar como havia ficado minha montagem, achei que tinha ficado ótima, rsrs, segui todas orientações mas quando foi impressa ficou escura. O que pode ter acontecido?
    Como posso envia-la para vocês ?

    • Magali,

      Sua arte estava em RGB ou CMYK? Costumamos sempre trabalhar em CMYK, se bem que tem grafica de outdoor que prefira RGB… quando convertemos de rgb para cmyk há uma tendencia de escurecer a imagem devido ao campo do CMYK ser menor do que o do RGB… explicando melhor… o RGB foi feito para monitor… você encontra ele nas cameras e no monitor… algumas cores bem claras como aquele verdão e o azulão do word, que ficam maravilhosos na tela, são impossíveis de serem impressos no papel. A luz emitida do monitor é diferente da luz refletida no papel após bater nos corantes de tinta.
      Se você mandou em RGB e o operado não se preocupou em ajustar nada… o sistema fez a conversão por ele mesmo e fatalmente vai dar uma imagem escurecida.
      Quando você converte no seu computador, percebe o erro e pode fazer correções no brilho, contraste, intensidade de cor e gama. Se não fez ficou a mercê da sorte.
      Verifica se não foi isso que aconteceu.
      Abraços,

  12. Olá, tudo bem?
    Quero montar uma arte para faixada de uma padaria, vou trabalhar com o photoshop, porem não sou profissional, sei mexer apenas em fotos pequenas..
    A medida é 9,90m por 1,40m como faço para usar esta medida no photoshop em cm?
    Ficarei agradecida se puder me ajudar¹
    Obg

    • Magali,

      Você precisará de muita memória… eu não indico o photoshop para essa tarefa. Melhor usar um corel ou outro programa vetorial.
      Ao pé da letra terá que criar um arquivo de 990 cm x 140 cm ou 9900 mm x 1400 mm com uns 300 dpi… pela distancia pode usar uns 100 dpi nessa arte sem perder muito no visual, pois ira ficar no alto… você terá que fazer isso logo no inicio da arte… será uma arte difícil de trabalhar.
      As vezes vale a pena criar uma arte menor com 99×14 cm e 1000 dpi e depois crescer ela no final do processo… isso facilita a edção.
      Mas enfatizo que usar um programa vetorial vai dar mais qualidade na saída e vai ficar menos pesado.
      Abraços,

  13. Pulo

    Fiz uma arte para uma lona 5,75x2m usando uma proporção de 10%, onde gerou uma arte 57,5x20cm e exportei-a em pdf co 300dpi. Porém, também usei a arte 57,5×20 expandindo para o tamanho 5,75×2 e Salvei em corel. Qual mandar para gráfica?

    • Jandison,
      Entra em contato com a sua grafica e pede orientação… cada um prefere de um jeito.
      Eu acho que a do corel vai funcionar melhor… mas depende de quem va imprimir.

      Abraços,

  14. Ao meu ver está ensinando completamente errado. A medida de relação DPI já existe para controlar a “qualidade” do material impresso. É uma proporção entre o tamanho digital e o tamanho impresso.

    No Photoshop você pode sempre utilizar o tamanho real é só baixar o DPI até um valor que seja razoável para sua máquina de trabalho funcionar sem problemas, em um outdoor é por volta de 30-36 dpi para mim. Qual a vantagem? Bom você pode saber exatamente o tamanho de cada elemento na arte sem fazer conta alguma.

    No caso do Corel ou Illustrator você pode trabalhar com 10% do tamanho, muito mais simples ter noção da medida dos elementos assim pois você não precisa fazer contas é só sempre subtrair uma casa decimal.

    Espero ter ajudado e talvez produzir um novo vídeo.

    • Jader,
      Te convido a ler a postagem (https://www.cardquali.com/qual_resolucao_ideal/) que é um complemento dessa aula do Liute.
      Esse seu processo é uma simplificação muito usada por quem trabalha com outdoor. Ela gera como você falou uns 30 dpi ao ser ampliada e o outdoor precisa apenas de uns 11 dpi ao ser impresso.
      Mas o artigo serve também para aqueles baners feitos para medicina, com explicações de procedimentos médicos que são lidos a detalhe e são vistos a uns 50 cm de distancia… fazer ele com 30 dpi seria um fiasco pois o texto seria comprometido e os detalhes da imagem sumiriam… nesse caso uma resolução maior (cerca de 100 dpi para as imagens e vetores nos textos) seria muito desejável. O enfeite da cor de fundo poderia seguir tranquilo a recomendação dos 30 dpi pois não afetaria o conteudo.
      Mas fico grato pela sua participação e deixo aqui claro que aceitamos artigos de todos que queiram contribuir com o projeto. Você poderá ver que o vídeo do Liute e o meu texto diferem em alguns pontos… essa diversidade de informações é benéfica para o leitor pois tras luz a outros pontos de vista… ter um terceiro ponto de vista seria muito interessante.
      Um grande abraço,

  15. Olá, Paulo Valle. Parabéns pela iniciativa.

    Trabalho com formatos menores, artes totalmente em curvas em medida A3 e outras de 2x3m, que são vistas de perto, banner, lonas…
    O que acontece é que quando gero o jpeg para impressão ele ficava bem mair que 10MB. Em razão disso, comecei a reduzir o tamanho no arquivo do corel em para proporção que coubesse em um A4. Porém lendo os comentário entendi que arquivos menores devem ser feitos em tamanho real, é isso? Principalmente se eles forem criados só em curvas. Eu sempre trabalhei reduzindo a proporção de tudo em 10%, principalmente quando o arquivo era em metros e sempre exportei tudo com 300 dpi. Pelo que entendi, é melhor fazer em tamanho normal? Me ajude, rs

    • Marcia os DPI é um valor abstrato para imagens bitmap. Para entender, o que importa na arte é a quantidade de pixels, pois você faz ela digitalmente. Assim uma arte não tem centímetros ou milímetros, é sempre em pixels.

      Eu posso criar um arquivo com 20000dpi e com 900 por 300px de tamanho que mesmo assim não vai ter qualidade para um outdoor.

      Então para que os DPI existem?

      DPI quer dizer Dots per Inch. Pontos por polegada. Ou seja é para você saber quantos pontos impressos vai ter em uma área de uma polegada. Assim sendo quanto mais pontos mais detalhes e melhor a qualidade de impressão. Mas é um valor que só funciona fazendo a relação entre outros 2 valores, a medida digital e a medida física.

      Fazendo um exemplo agora, se você quer um arquivo com 90cm de largura por 30cm de altura com 72dpi o software vai gerar uma imagem de 2551px por 850px. Agora se você quer alta qualidade, o que geralmente exige 300dpi (ou 300 pontos por polegada) o software vai gerar uma imagem de 10629 por 3542px.

      Veja que no fim a única coisa que importa é a quantidade de pixels, o resto é só para você justamente não precisar fazer contas.

    • Marcia,
      Eu tenho uma outra postagem que explica a matemática da coisa toda. Leia: https://www.cardquali.com/qual_resolucao_ideal/
      Essa sua técnica de reduzir em 10% é uma técnica muito usada pelo pessoal de outdoor. No outdoor funciona perfeito, pois vai dar uns 30 dpi de resolução, enquanto só é necessário 11 dpi para visualização perfeita.
      Mas quando se trata de um baner de procedimentos médicos por exemplo, que vai ser vista a uns 50 cm de distancia em detalhes, precisando reconhecer detalhes da imagem e textos pequenos, essa técnica falha, pois o ideal seria uns 100 a 150 dpi para boa visualização.
      Então a resolução depende sim da distancia do observador. Banners que serão vistos a detalhes precisam de maior resolução (os 300 dpi é exagero). O baners ou paineis que serão vistos a distancia podem ter resoluções menores (e consequentemente arquivos menores).
      Lembre-se que você tem que mandar isso pro seu fornecedor e não adianta ter um arquivo impossível de enviar e abrir.
      No seu caso, quando fizer paineis ou outdoor reduza tudo umas 10x e quando for fazer baners com detalhes prefira usar ao máximo vetores para os textos e imagens com uns 100 dpi… isso vai deixar a imagem mais leve… a figura de fundo não precisa ter tanta definição… pode reduzir ela bastante que não vai fazer diferença pois ela vai servir apenas para a observação mais distante antes de efetivamente ler o conteúdo.
      Um grande abraço,

      • Paulo, muito obrigada.

        Bastante esclarecedor o seu comentário. Vai me ajudar muito.
        Parabéns pele iniciativa e pela disponibilidade em responder a todos
        os comentários. Um banho de profissionalismo que é difícil de se encontrar na web.

        Estou acompanhado o trabalho de vocês em todas as plataformas digitais.

        Grande Abraço.

  16. Boa tarde, gostaria de pedir uma ajuda se possível.

    Aqui na empresa sempre volta e meio faço impressos mas em tamanhos menores sendo flyers, anuncio revista, cartazes….. só que me foi solicitado a criar a arte para uma tapume para uma nova loja que abrirá em um shopping, vai ser colocado na frente da loja.
    O arquivo solicitado tem as dimensões de 10,2m x 4,8m.

    É grande e a distancia para visualização é bem menos que comparado a um outdoor – quantos porcentos do tamanho real eu utilizaria para fazer o layout?

    Agradeço a oportunidade de expor minha dúvida e a todos que poder ajudar, obrigado.

    • Oswaldo,
      Se a arte for toda em vetor não terá nenhum problema, pois basta criar essa arte no tamanho original.
      O problema são as fotos que colocar. A foto no tamanho original se colocada em 300 dpi vai dar um tamanho monstruoso.
      Mas se você for na minha postagem https://www.cardquali.com/qual_resolucao_ideal/ vai perceber que não é necessário usar essa resolução toda. Veja a distancia provável dos observadores do painel e verifique qual é essa distancia e aplique as formulas do artigo.
      Provavelmente você vai ficar com uma resolução de uns 30 dpi no tamanho original.
      Uma dica que eu também dou no artigo é fazer a arte num tamanho menor (umas 10x) e ampliar só na hora de enviar para o cliente. Só deve ter cuidado em colocar as bordas usadas para aumentarem junto ao desenho (tem isso no menu linha). Daí você faz as fotos com uns 300 dpi e o texto normal (fica mais fácil de trabalhar com a imagem pequena) e após aprovar a arte você amplia tudo 10x.
      Lê o artigo e se houverem mais dúvidas pode me procurar.
      Abraços,

  17. Realmente o video é bastante interessante, eu trabalhava com as medidas do tamanho real e so software sempre colavam e levava um maior tempão para concluir os mesmo, mas ai vem á minha questão. Tem que ser necessariamente 5%? ou pode ser 10, 20 etc… mas desde que seja os cálculos com as dimensões reais, é isto?

    Abraço!

  18. Olá Cardquali, estou com uma duvida preciso fazer um banner de 4x2m, fazendo ele no Corel nessa medida o texto fica sem distorção nenhuma (creio que sairá sem distorção na impressão), porem se eu fizer pela dica da porcentagem e usar 40x20cm, como sairá na impressão ao ampliar para a medida do banner? estou iniciando agora e fico receoso de dar errado fazendo menor. e em questão de dpi ? estou trabalhando com 300 dpi?
    Desde já agradeço, e parabéns pelo site, nos ajuda muito!

    • Eu tenho outro post sobre o assunto: https://www.cardquali.com/qual_resolucao_ideal/
      Se você chegar próximo a uma parede com 4 m de altura vai perceber que só conseguirá ver a parede inteira a uns 3 m de distancia… daí a dica do Liute cai como uma ficha.
      Os 300 dpi no 40×20 cm vai dar 30 dpi no 4×2 m.
      Se quem vai imprimir se dispuser a fazer a ampliação na máquina dele nada impede de usar o corel mesmo para os textos e as imagens ficarem com os 300 dpi.
      Assim você garante uma boa resolução das imagens ao serem ampliadas e um texto ótimo. Mas lembre-se de marcar todas as bordas a opção redimensionar com a imagem lá na aba do tamanho da linha. Quando você começar a trabalhar direto com banners vai perceber que isso importa muito pouco.
      Na prática eu uso as melhores imagens que eu tiver na web e editoro tudo pequeno, pois facilita o uso no programa. No final vou exportando ampliando para a medida correta crescendo a imagem… faço versão 50 dpi, 100 dpi, 150 dpi, 200 dpi… e vou checando o tamanho do arquivo gerado. Deixo ele nuns 10 mb para não ficar pesado demais e envio para a produção… ninguém reclama… tem imagem que vai com 100 dpi e tem imagem que consigo colocar nos 300 dpi… depende muito da compressão da dita imagem. Como pode ver nem conta eu faço… me prendo na facilidade de transporte da imagem.
      Abraços,

  19. Dear Purchasing Manager,

    I am Elvina He, the sales staff of DERFLEX Company, shanghai, China. We are manufacturing inkjet media for more than 15 years.

    Our main products:
    PVC Frontlit banner ( 7 OZ ; 8OZ ; 10 OZ ; 13 OZ; )
    PVC backlit banner (lightbox flex banner)
    Blockout banner
    Self-Adhesive Vinyl (solvent; UV print)
    Textile & canvas (Sublimation; Latex; UV print)

    If you have more interesting, please contact me freely. We shall try our best to satisfy you.

    Best Regards,
    Elvina

    • Os chineses estão querendo vender mesmo… quem quiser segue o link deles pois eles realmente tem produtos legais… o difícil e enfrentar a burocracia do nosso país para trazer o material para aqui.
      Abraços,

  20. Bom dia, boa tarde, boa noite ‘Cardqualinensis’

    Tenho uma dúvida mais no aspecto da legibilidade do próprio outdoor. Como posso ter certeza de que o texto que inseri no mesmo vai ter legibilidade? Ah algum “teste caseiro” (ou gambiarra) para que eu possa fazer no escritório para comprovar?

    Desde já agradeço pela atenção. Vocês fizeram um excelente vídeo e matérias relacionadas.

    Obrigado e tenha uma boa vida.

  21. Boa tarde, gostei muito do post. Aproveito para deixar um link de uma calculadora de proporção que uso para desenvolver as artes. http://lvmenes.blogspot.com.br/2012/09/calculadora-de-proporcao-online.html
    Para saber a proporção é só colocar o tamanho final do material para o qual você vai criar, considerando a largura como x1 e a altura como y1. Exemplo: Os padrões de front-light aqui do DF são 9×3,60 (Escala 5:2), neste caso sempre crio a arte em um tamanho maior e que não deixa o arquivo tão pesado que é em 100 x 40cm. Não sei se é útil aí, mas aqui essa calculadora ajuda bastante.

  22. Boa Tarde Liute e parabéns pelo seu trabalho, sou seu fã. Preciso fazer um banner de 2,00X1,70m e vai usar imagens e tipografia. Minha dúvida é qual é a resolução utilizadas em fotos para esse tamanho de banner?

    • Vai depender da distancia do observador. Dá uma olhada nessa postagem: https://www.cardquali.com/qual_resolucao_ideal/
      Na postagem tem como fazer a conta correta… para quem está a 1 metro de distancia da plottagem 120 dpi é mais do que suficiente.
      Aqui na Cardquali eu monto as imagens com as gravuras originais na melhor resolução possível (não mexo nas imagens) e no final dou saída no arquivo em JPG bem comprimido de modo a ficar com um arquivo de uns 10 MB… o resultado fica legal sempre… as vezes o original retirado da internet tá muito baixo, mas não adianta ficar aumentando artificialmente pois não melhora nada. O ideal é achar um original melhor (jogue a imagem no google imagens arrastando ele que aparecem todas as imagens dele na web… pega a de melhor resolução e compara com a sua).
      Abraços,

  23. ESTOU COM DIFICULDADE DE ENCONTRAR A MELHOR IMPRESSORA DE GRANDE FORMATOS PARA QUADROS EM LONAS OU PAPEL FOTOGRÁFICO. nECESSITO DE ÓTIMA IMPRESSA.
    VC PODERIA ME ACONSELHAR QUAL IMPRESSORA COMPRO- eco solvente, latex, sublimação, solvente ?
    obrigado

    • Eduardo,
      Você realmente testou os equipamentos no mercado.
      Um plotter comum com 6 passadas atinge excelente resolução. Os plotters mais modernos não dão melhoria nenhuma em relação a qualidade pois o comum já tem qualidade suficiente para enganar nossos olhos… explicando melhor… nossos olhos tem capacidade de enxergar algo próximo a 300 dpi… um Míope consegue ver uns 400 dpi de perto (o Miope enxerga melhor de perto do que as pessoas comuns). Essas máquinas estão brincando na faixa dos 600 aos 2400 dpi, muito acima da nossa visão. A máquina com uma passada dá uns 180 dpi e com 2 passadas uns 300 dpi… ou seja qualquer máquina vai te atender desde que usada com qualidade. A diferença ocorre mais na velocidade de impressão. A maioria das máquinas admitem usar diversos tipos de tinta, não sendo esse o grande problema.
      Acho que você precisa comprar um rolo de canvas (material usado na produção de telas) e ir em alguns locais fazer testes (ou lojas ou fabricantes). Teste os diversos tipos de tinta disponíveis.
      Eu acho que a eco-solvente com o canvas numa máquina com cabeça epson DX-5 já te atende. A sublimação não vai te resolver pois ela foi criada para estampagem e não quadros.
      Abraços,

  24. Olá…preciso realizar um trabalho para ser colocado no vidro traseiro de um onibus…obrigatoriamente preciso ter as medidas deste local ou há uma medida que posso trabalhar sem me preocupar…..

    Então a dúvida é esta…se não tenho o tamanho original de onde a arte será colocada posso criar mesmo assim ?

  25. Olá,
    Estou com um job de um adesivo de 1,0m x 1,8m. Pensei em fazer ele com 10% do tamanho, que ficaria 10cm x 18cm. Mas estou com medo de mandar para a gráfica e as imagens ficaram feias. Como faço pra manter a qualidade da imagem de 300dpis em um caso como esse?

    • Celso,
      300 dpi para quê?
      Dá uma lida nesse outro artigo que mostro a conta que deve ser feita.
      https://www.cardquali.com/qual_resolucao_ideal/
      Minha orientação é… trabalhe a arte pequena com a resolução original das imagens… só mexa nisso no final.
      Acabada a arte e aprovada ela, amplie no seu computador por igual até a medida de impressão.
      Se o arquivo em Corel estiver num tamanho até uns 10 MB envie assim para o bureau.
      Se for maior, marque tudo e exporte como um JPG e vá reduzindo a resolução e compactação até obter um arquivo com pouco menos do que 10 MB… comece com 300 dpi e vá abaixando a resolução.
      Assim você obtem a melhor resolução possivel de ser enviada.
      A resolução ideal teórica é a do resultado das contas do artigo que eu enviei… se for maior não tem problema.
      Só para você saber já fiz cartazes e faixas bem grandes, com imagens tiradas da web com baixíssima qualidade e obtive resultados satisfatórios para a aplicação dela.
      Lembre que embora esteja enviando uma imagem de 100 dpi, por exemplo, a impressora está imprimindo a 300 dpi e fazendo as interpolações do soft dela, o que melhora um pouco o resultado, muitas vezes com resultados melhores do que se você fizesse com os seus softwares e enviasse um arquivo monstro.
      Bons trabalhos,
      Abraços,

      • Entendi.
        No meu caso, é um adesivo de 1m x 1,8m. Que vai ficar na parte interna de uma loja, ao lado dos bancos da sala de espera. Então as pessoas estaram a uns 0,5m do adesivo.
        Pelo que entendi, devo mandar o arquivo no tamanho normal de 1m x 1,8m, mas com a resolução das imagens em 100dpis.
        Se eu mandar o arquivo reduzido para a gráfica (10cm x 18cm), as imagens ficarão distorcidas?

      • É só fazer a conta:
        resolução = ( 600 x 20 ) / 50 = 240
        E olha que eu exagerei na resolução para ser vista em 20 cm para 600 dpi.
        Eu acho que qualquer coisa entre 120 e 240 dpi vai te atender muito bem nessa distância.
        Manda do tamanho original a ser impresso com as fotos com qualidade mais baixa… é mais fácil dar problema na ampliação colocando o tamanho 1 ou 2 cm menor do que a resolução em si.
        Um JPG com 1×1,8 m com 240 dpi não fica tão grande assim.
        Experimenta aí pois isso varia com o tipo de imagem.
        Abraços,

  26. Meu brother, eu estou criando um baneer de 20mts e outros de 7 e 4 metros, eu posso no Photoshop simplesmente por em 5% do tamanho real e criar que ficara correto? Abs

    • Edu,
      Eu explico isso no post https://www.cardquali.com/qual_resolucao_ideal/
      No caso do outdoor de 20 metros, você não consegue enxergar ele todo a menos de 5 m de distancia (talvez mais). Para saber isso, ache uma parede com 20 m, coloque referencias nas bordas (lixeira, bolsa, chinelo, qualquer coisa) e vá se afastando na posição central até que consiga ver as duas referencias ao mesmo tempo… daí basta medir a sua distancia para o centro. Nesse caso daria uns 24 dpi como resolução ideal. Mas há casos em que o objeto tem que ser visto de longe e em partes um pouco mais de perto… daí a resolução aumenta para o necessário ao ser observada de perto (digamos uns 2 m daria 60 dpi).
      O mesmo raciocínio deve ser feito para os outros 2 banners… a que distancia a maioria das pessoas vai observar e qual a distancia mínima de visualização?
      leia o post!
      Abraços,

  27. Paulo,

    Obrigado pela dica, o problema é que o tamanho do “material” final tem uns 20m x 5m, ai eu não sei se eu fizer o aquivo no tamanho de 10% a 300 dpis, vai ficar bom pois esse “materiais” vão ser vistos de perto…tenho feito os arquivos em tamanho real para não ocorrer nenhum problema, mais cada vez mais o arquivos estão muito grandes, estou colocando dos meus trabalhos para você entender melhor o que eu faço.

    Agradeço desde já !

    Caio

    • Caio,

      Um material desse tamanho não pode ser visto de perto. Uma pessoa a 1 metro de um objeto só enxerga 2 metros desse objeto. Para enxergar uma imagem de 20 metros de largura você tem que estar a no mínimo uns 7 a 8 metros dele… a partir daí é só borrão. faça o teste na sua parede… olhe para os quadros e vá se aproximando dele… chega um ponto que nem quadro você vê. Imprime uma imagem capturada da internet com 72 dpi sem redimensionar ela… coloca na parede e perceba que a partir de 1 metro você não percebe a perda da qualidade. Aplique o mesmo principio para o seu grande painel.
      Abraços,

  28. Tudo bem,

    Gostaria de saber se alguém pode me indicar, algum curso que tenha grandes formatos, pois tenho muitas duvidas a respeito de tamanhos e dpis e distancia, sou aqui de são paulo e não ando achando nenhum curso !
    Agradeço desde já, Obrigado

    • Caio,
      Não tem cursos nessa área.
      Dá uma olhada nesse post também: https://www.cardquali.com/qual_resolucao_ideal/
      Eu pessoalmente faço a arte uma 10 x menor usando os arquivos com os dpi originais e só me preocupo com a resolução no final de tudo, ao prepara o material para impressão… daí coloco na medida quie vai ser impressa e exporto como um JPG compacto numa resolução que fique com algo perto de uns 10 MB… pouco abaixo desse tamanho dá para enviar para a impressão e geralmente nenhum cliente reclama do resultado.
      Abraços,

  29. Olá!

    Suas dicas me ajudaram bastante! Mas ainda estou com um problema com relação à imagem, pois o meu arquivo em Corel está ficando com 64mb por causa da imagem que estou inserindo no outdoor. A imagem é de uma câmera Canon que utilizo, mas é a única coisa que tem me impedido de finalizar o projeto.

    No outdoor estou usando as dimensões 27x9cm.

    • sarah,
      Acho que você não entendeu o detalhe da distancia.
      Um outdoor de 9×3 m vai ficar quando impresso com uns 12 dpi e vai parecer uma fotografia das melhores.
      Se você encaixar no seu layout de 27×9 cm uma imagem com 300 dpi bem grande… ao crescer o layout para 9×3 m a figura vai ficar com uns 10 dpi… o suficiente para ser impresso no outdoor.
      Eu faço artes de panfletos A4 totalmente fotográficos, com várias imagens, fundos e etc e nunca passa dos 10 MB… no seu caso como deve ser um monte de texto e apenas uma figura da máquina deve ficar bem menor do que isso.
      Verifica os dpi da sua imagem já no tamanho final.
      Abraços,

  30. Galera estou com uma dúvida, tenho que fazer um banner de 2mx2m em lona , este que será visto de perto, ficará na frente da loja, queria saber qual uma porcentagem boa pra trabalhar em casos assim, pois diminuindo fico mais livre para fazer algo mais elaborado, parabéns pelo vídeo, aguardo resposta obrigado.

    • Jhony,
      Eu tenho feito feito banners em tamanho menor, usando as imagens nos dpi originais e só transformando para resolução final no final do trabalho. No seu exemplo eu faria em 20x20cm pegando imagens de todas as origens… ao acabar o layout, aumento o mesmo e vou testando fazer saídas em JPG em diversas resoluções aumentando a mesma até ficar com um arquivo de pouco menos de 10 MB… assim fica leve para enviar para o bureau e a qualidade quase sempre fica muito boa. O Jpg geralmente fica mais leve do que o arquivo em corel com as imagens aumentadas e a interpolação em geral é melhor do que a conversão do próprio corel.
      É assim que eu tenho feito para com meus clientes.
      Abraços,

  31. Prezados Liute Cristian e Paulo Valle,

    Encaminho minha pergunta a vocês dois, porque li as duas aulas sobre:
    “Como trabalhar com outdoors e grandes formatos” e “Qual a resolução ideal?”
    Ache as matérias excelentes (como sempre) e que elas se complementaram (por favor, me corrija se eu estiver errado).

    Minha pergunta de “meio” leigo é a seguinte:

    As dicas nas duas matérias podem ser aplicadas tanto para impressão digital (com plotter) e offset ou somente um dos dois?

    Forte Abraço,
    Deus abençoe vocês!

    • Maurício,
      As dicas são genéricas. Em princípio a resolução está atrelada a posição do observador. Se ele está próximo do material a resolução tem que ser grande. Se ele está afastado, pode ser menor. Se estiver muito longe pode ser baixíssima.
      A resolução de uma revista ou cartão (que são observados na mão) deve ser necessariamente maior do que de um cartaz (que é visto alguns metros distante). O mesmo para o banner da festa e o outdoor.
      A teoria está lá nos posts citados.
      Abraços,

      • Entendido e “armazenado na memória”!

        Desejo todo sucesso e o meu melhor obrigado a vocês!
        Valeu!!

  32. Olá Paulo. Virei seu fã. Muito boas suas video-aulas, sem enrrolação é ótima didática. Minha área é web, mas sempre estou produzindo materiais gráficos, entre elas, outdoors. Para este, sempre fazia em tamanho original por temer que quando fosse ampliado, a qualidade fosse degradada.
    Minha dúvida ainda é em relação às imagens. Normalmente pegamos elas na web. Sempre tenho cuidado de pegar imagens em formatos grandes. Neste caso, as imagens devem ter resolucao minima de 300 dpis, isso? ou as imagens devem ser grandes (tipo 1021 x 768) e esta, por exemplo, ter menos de 300dpis de resolução e ainda sim poder ser usada?
    abraço e sucesso!

    • Marcio.
      Eu tenho feito quadros com a metade do tamanho de impressão com apenas 72 dpi.
      Só ao finalizar a arte é que gero um JPG com 300 dpi (compactando um pouco).
      A qualidade tem saido muito boa… e isto é para quadros… para outdoor dá para usar imagens ainda piores.
      Nos testes tem funcionado bem.
      Abraços,

  33. desculpe já é tarde e já estou dormindo no teclado aqui rss… ok estendi a relação referente a proporção x percentual. mas depois que enviar para a empresa que fará a impressão. Uu devo dizer que eles devem ampliar para o tamanho 9 x 3 ou eu mesmo que chamo para o tamanho? Obrigado!

    • O pessoal que irá imprimir o seu material é quem faz a alteração do tamanho. Você só precisa enviar o arquivo, e informar o tamanho do outdoor que deseja (se eles tiverem mais de um padrão). Note que você sempre deve usar o tamanho final como referência, na hora de fazer o cálculo da porcentagem. Se arte for usada em um tamanho não proporcional ao que você usou, o trabalho será perdido.

      É importante mencionar, que embora eu não mostre no vídeo, é recomendável que você trabalhe com resoluções de 300 a 600dpi.

      Um abraço!

      • Olá Liute e Paulo,
        aproveitando a dúvida do Vanderlei, se por acaso a gráfica ao invés de solicitar o arquivo aberto para ela mesma colocar no formato que eu necessito, me pedir que envie o documento fechado em pdf, já no tamanho original? Como devo proceder para fazer com que minha arte escalonada volte ao tamanho de origem (sem perda de qualidade), para fechá-la em pdf e mandar para impressão?

        Estou tendo que elaborar uma arte para um banner de 1,5 x 2,0 metros, e me foi pedido justamente, que a arte final fosse enviada em pdf.

        Agradeço imensamente se puderem me ajudar com essa questão.
        Parabéns pelos blogs, dicas e pelo desprendimento em ajudar a galera. Vocês são ótimos! 🙂

      • Taisa, a regra vale para qualquer tipo de formato. Você sempre produz em escala proporcionalmente menor. Não importa o formato de arquivo que irá finalizar. O formato PDF inclusive é o formato correto para se finalizar um projeto e enviá-lo para impressão. No momento daimpressão, um simples comando de “ajustar tamanho” coloca a mídia no tamanho correto. Basta você orientar a a gráfica quanto ao tamanho final desejado.

  34. olá, Liute eu encontrei este blog justamente porque aconteceu uma coisa que me deixou intrigada sobre arte final.
    Fiz um convite no photoshop e um cartão, mas quando mandei para a loja de transfer que faz impressão meu trabalho foi totalmente perdido, porque os caras que trabalham com arte final simplesmente falaram que o trabalho estava ruim, com a resolução horrível e mesmo eu estando com o arquivo salvo em photoshop eles disseram que as letras estavam serrilhadas, e também salvei em jpge mas não deu certo.
    Então tive certeza que tenho que fazer um curso, pois trabalho com imagens e sublimação, que curso vc me indicaria?
    Eu queria saber o que fiz de errado
    desde já agradeço

    • Ana Paula,
      O fato de ter feito no Photoshop não melhora a imagem.
      A questão é que as imagens devem ter vindo da internet e lá a resolução padrão é 72 dpi, enquanto que em gráfica procuramos resoluções de 300 dpi.
      Quando mexemos na imagem, ampliando ela, estamos automaticamente diminuindo a resolução. Ou seja, se pegamos uma imagem com 300 dpi e aumentamos ela 4 x o tamanho para se encaixar no nosso layout, estamos automaticamente transformando ela numa imagem de 75 dpi, perdendo qualidade.
      Para aprender a ver a imagem, abra uma imagem com 300 dpi reais na tela e amplie até ter uma visão de uns 2 cm na tela. Os pontos tem que parecer perfeitos nesta ampliação. Se perceber que eles estão se repetindo, dando um padrão “quadradão”, sua imagem estará ruim. Faça a comparação de uma imagem originalmente em 300 dpi com uma imagem em menor resolução e perceba a diferença.
      Eu até já rodei trabalhos com imagens de internet, mas temos que saber que as imagens ficam comprometidas e devemos tratá-las para minimizar os efeitos (não tem mágica, sempre há perda de qualidade). Uma coisa que ajuda é pegar as imagens no tamanho original e exportá-las para JPG. Assim se consegue algum aumento com um tipo de interpolação dos pontos minimizando (sem mágicas) a imagem. Depois podemos importá-la de novo… mas só use este recurso se não conseguir de jeito nenhum outra imagem.No meu blog e no do Liute já falamos algumas vezes deste problema… cata as postagens e assiste os vídeos que você vai compreender melhor este tipo de problema.
      Abraços,

    • Complemento.
      Você falou em letras ruins… você deve ter feito o trabalho em uma resolução e ampliado no final.
      Crie o arquivo no Photoshop na medida final com 300 dpi.
      Aí sim aplique as fotos, trate-as e inclua o texto.
      Ao fechar o arquivo, ele já estará na medida correta e o texto estará perfeito.
      O cuidado será apenas nas imagens, mas você vai saber quais, pois ao importar elas vão aparecer bem pequenas e se ampliar saberá que está perdendo qualidade.
      Mais uma vez assista os vídeo.

      Abraços,

  35. Mais uma vez parabéns pelo seu trabalho, gostei muito da sua informação sobre outdoor e banner, como sempre suas explicações são de muita valia.
    Obrigado Liute.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here