Imagens e Cores – Livro e tabela CMYK

2
11854

Hoje iremos mostrar o livro imagens e cores, gentilmente cedido para análise pelo seu autor Chico Crevin. O autor procurou com esse livro trazer a conhecimento dos profissionais o básico sobre gerenciamento e trabalho com cores, voltado para a área gráfica e suprir uma necessidade do mercado quanto a uma boa tabela de cores CMYK.

O livro

O livro tem mais de 200 folhas sendo 50 páginas com importantes informações sobre aplicação e gerenciamento de cores na área gráfica e o restante uma completa tabela de cores CMYK, impresso em couchê e papel offset.

O acabamento do livro é de livros de arte, com capa dura, com laminação fosca e verniz localizado.

  • Conheça o nossos Cursos Online e aprenda a criar seus próprios projetos gráficos. Domine o Photoshop, Illustrator e InDesign como um designer gráfico profissional.

O livro aborda do que se trata imagens e cores nas publicações gráficas, aspectos sobre a origens das imagens usadas nos impressos, definições das imagens para serem usadas nos impressos, cores e seu gerenciamento e calibração dos equipamentos, dicas de fechamento ou exportação para uso na impressão e por fim uma tabela completa da escala CMYK de 10 em 10% nas folhas couchê e offset.

Melhor do que descrever cada um desses itens, é dar uma folheada no livro mostrando o que iremos encontrar, tal como faríamos numa livraria comum.

Acompanhe o vídeo abaixo:

E aí? Gostou do material?

O site

O autor criou um site para apresentar o livro.

Nesse site você irá ver uma promoção de BlackFriday, que vai ficar no ar até o final do ano.

E por que isso? Bem, por culpa nossa atrasamos essa postagem, perdendo a semana do  BlackFriday. Mas como o livro está sendo lançado agora, nada mais justo do que dar um tempo para nossos leitores poderem conhecer o material e quem sabe aproveitar esse natal para dar de presente um livro desses para um amigo próximo da área ou até mesmo se dar de presente esse livro.

É o tipo de presente que vai ser usado diariamente, afinal, faz parte do dia-a-dia do designer descobrir se aquela cor linda no monitor vai ficar realmente linda quando impressa. Lembre-se que as cores no monitor são sempre mais vibrantes.

Você não vai querer apresentar uma coisa linda para seu cliente e ser surpreendido com um borrão preto ao invés daquele marrom espetacular.

Usando essa tabela você vai chegar a excelentes cores sem correr esse risco.

Dá uma entrada no site e veja a promoção que temos para você!

O livro – Imagens e Cores

No site do livro existem mais vídeos apresentando o material. Não deixe de dar uma boa olhada.

Por que CMYK e não pantone?

Nesse livro foi escolhido apresentar as cores CMYK.

Mas por que CMYK e não pantone ou RGB?

Sabemos que o pantone busca ser uma cor padrão que não varia de jeito nenhum. Mas vamos a prática: Você roda cores em pantone?

Você paga num cartão de visita mais de R$ 1 mil para que a gráfica compre a tinta pantone e rode somente para você uma chapa com seus cartões?

Claro que não!

Assim como eu, você envia o seu material para uma gráfica convencional, que junta diversos clientes numa mesma chapa e roda 60 serviços dentro dessa mesma chapa. O controle de cores é estatístico e não cartão a cartão.

Usar uma cor pantone achando que nessa situação vai garantir cores chega a ser uma esperança infantil típica de quem não tem experiência de mercado.

Trabalhar com uma tabela de cores vai permitir transformar o pantone para uma cor CMYK qualquer e através do livro e do acompanhamento no monitor, poderemos escolher a cor com menor chance de problema que se aproxime da cor que queremos.

Só na transformação Pantone para CMYK você vai perceber variações. Daí com o livro você chega a uma composição próxima ao esperado usando o menor numero de cores possíveis (menos variação).

Quer saber mais… tem no livro!

Imagens e Cores

Indicação do Dicas Gráficas do Cardquali

Mesmo designers experientes vivem cometendo erros na escolha das cores. Só comigo este ano tive esse problema mais de 20 vezes, inclusive com diversos trabalhos devolvidos devido a variações de frente e verso, que com o uso de uma tabela dessas seria evitado.

Uma mesma cor pode ser composta de diversas formas e quanto menos variáveis estiverem na composição, menos problemas serão encontrados.

E é por isso, pela própria tabela CMYK, presente no livro e das dicas espetaculares contidas nas páginas iniciais, que indicamos esse livro.

É o tipo de livro para ser lido várias vezes e para ser deixado junto de seu monitor para uso no dia a dia.

O valor está extremamente baixo nessa promoção, mal cobrindo os custos de produção. Mas tanto o autor como eu mesmo sabemos da importância desse livro para a comunidade.

Conclusão

Esse livro tem um acabamento super caprichado e vem a suprir uma necessidade de anos no mercado.

Somente a tabela de cores já justificaria a aquisição do livro.

No mercado encontramos muitas tabelas de cores dos padrões Pantone, mas pergunto: Você conhece uma gráfica que trabalhe com pantone? Você pago os valores cobrados por eles?

Ou será que você joga a cor pantone e torce para que dê certo?

Com esse livro você irá deixar de torcer e passará a ter algum controle sobre a impressão e vai deixar de se  chatear com serviços mal impressos por sua própria culpa.

Entre nos links e conheça o material

O livro – Imagens e Cores

Espero que tenham gostado.

Não deixem de colocar seus comentários aqui embaixo.

Abraços a todos.

2 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here