Direto para máquina! Testamos o PDF/X-1A da AtualCard!

17
6863

Trabalhar com o PDF/X-1A não é uma novidade. Algumas gráficas já trabalham com esse processo. Mas pelo que eu sei, até o momento todas aceitavam esse arquivo e faziam uma verificação manual antes de rodar o serviço. Algumas até levavam deste formato para outros formatos arriscando perder informações.

A AtualCard criou um processo chamado “Sistema Automático de Pré-impressão”, que promete levar o PDF/X-1A direto para a máquina, sem nenhum contato humano. Isso nos interessou e fizemos um teste.

Sistema Automático de Pré-impressão

O que vem a ser esse sistema?

  • Conheça o nossos Cursos Online e aprenda a criar seus próprios projetos gráficos. Domine o Photoshop, Illustrator e InDesign como um designer gráfico profissional.

Bem, pelo que eu entendi, ele pega um arquivo fechado em PDF/X-1A e leva direto a matriz de impressão daquele serviço, automatizando todo o processo.

O arquivo pode ser gerado em qualquer programa profissional, tal como CorelDraw, Photoshop e Ilustrator.

O sistema está integrado a página de vendas da AtualCard e entra em ação no momento do envio dos arquivos. Se o sistema identificar o arquivo PDF/X-1A, ele entra automaticamente em ação, fazendo uma verificação quanto a medida do impresso, tipo de cor, resolução, presença de fatores complicadores. Encontrando qualquer problema ele avisa qual é o problema para que sejam feitas as devidas correções. Estando tudo ok e estando com o financeiro pago, ele pega a matriz de impressão que está aberta no momento, faz o posicionamento da imagem e leva o serviço diretamente para o status de produção.

Beleza, na teoria está ótimo! Mas será que funciona na prática?

Por isso fizemos o teste para descobrir se realmente havia uma diferença em relação as concorrentes que já usam esse formato. Acompanhe nosso teste!

Da web para a offset

Primeiro passo: Preparação do arquivo

Vou ser muito sincero. Eu não sou um fiel seguidor do padrão PDF. Conheço ele a mais de 10 anos, quando saiu o primeiro artigo na revista Publish e era apenas um padrão teórico. Ele entrou no mercado como sendo a solução definitiva para acabar com a avalanche de padrões.

Mas veio devagar e querendo muita coisa. A entrada no mercado foi dificultada pela presença dos Royalties cobrados pelos inventores. Com isso cada um aplicou a sua formula fazendo outra babel de formatos.

Só anos depois veio o padrão PDF/X-1A  para tentar solucionar esse problema. Mas ainda acho que tem muita ponta a ser corrigida.

Mas vamos aos fatos. Criei uma arte no Corel draw e entrei no link da AtualCard com as instruções. Os links estão aqui:

PDF/X-1A fechamento no Corel Draw

PDF/X-1A fechamento no Ilustrator

PDF/X-1A fechamento no Photoshop

PDF/X-1A fechamento no InDesign

Se preferir ver dentro do site da atual o link é esse

Assistido o vídeo, fiz os ajustes na configuração de cor e preparei a imagem. Eu escolhi uma imagem com umas cores difíceis de serem produzidas a fim de verificar também a padronização na impressão, item que tem sido falha frequente nas gráficas aqui do Rio.

Aqui vale uma observação, que já passei para o pessoal da AtualCard. Os vídeos induzem a entender que podemos fazer um arquivo com várias páginas, enviando por exemplo, frente, verso, e mascaras de verniz tudo junto num arquivo único.

Mas na área de envio existem espaços para envio em separado.

Na dúvida fiz o fechamento com páginas separadas, enviando frente e verso em separado.

Daqui a alguns dias deve haver um comentário do pessoal da AtualCard aqui embaixo esclarecendo esse ponto.

Compra do produto e faturamento e envio

O produto escolhido foi o Cartão de Visita Couchê 300g UV FR 9×5 1000 unidades .

Usei um crédito que eu tinha junto a AtualCard e escolhi a entrega pelo MaisLog, já que eu estava sem tempo de ir a um Agente Oficial para retirada do produto.

O processo correu sem problema, selecionei o serviço, entrei na área de envio do produto e na área de pagamento.

O que notei logo de cara foi a atuação do sistema, identificando o arquivo PDF/X-1A e fazendo as verificações devidas e só liberando o arquivo com tudo ok. Como a minha arte já estava com tudo certinho, pois eu sigo meus próprios conselhos de fechamento de arte final nos artigos 1   , 2  e 3  não tive nenhum problema.

Assim que terminei o envio dos arquivos (em separado como falei antes) e do pagamento o status do sistema passou diretamente para em produção, pulando os status de arquivo enviado, verificado, aguardando produção.

Mas será que realmente estava? Não seria apenas marketing?

Sistema Automático de Pré-Impressão AtualCard

Andamento do processo

Para minha surpresa, 6 horas depois ele já se encontrava na expedição. Para quem costuma acompanhar os status da produção já deve saber que muitas vezes esse é o tempo apenas da verificação dos arquivos. Ou seja, o processo foi muito rápido.

Na manhã seguinte ele já estava sendo recolhido pela transportadora para envio para o Rio de Janeiro. O prazo de entrega bateu direitinho com o dado no site. Não houve a baixa da entrega ainda, mas acho que isso é devido a empresa de transporte que optou por levar a mercadoria de transportadora para o Rio e remeter de sedex para meu endereço, sem que houvesse perda do prazo ou custos extras.

O resultado

O resultado foi bastante satisfatório. O corte balançou ligeiramente dentro do 1 mm que é comum nesses processos.

Fiquei particularmente contente no item cor. Eu escolhi propositadamente um bege claro e um marrom avermelhado, que já tentei rodar outras vezes e sempre teve muita variação na impressão. A impressão foi 100% igual de ponta a ponta . Eu já tinha notado isso num marcado de livros que rodei na semana anterior que também fiquei bastante contente com a cor, que por sinal teve problema no corte e vinco e foi refeito sem grandes aborrecimentos, mostrando que o setor de qualidade da AtualCard está realmente empenhado em promover mudanças na imagem da empresa.

Por curiosidade peguei um outro serviço rodado aqui no Rio em outra empresa e realmente aqui no Rio estamos com sérios problemas de cores aqui nessa região.

Ou seja, fiquei bastante contente com o sistema.

Conclusão

Pelo meu teste, o “Sistema Automático de Pré-impressão” da AtualCard está funcionando perfeitamente e já se encontra implantado em boa parte dos produtos.

Se olhar na página principal do site notará nos anúncios que a cada dia mais e mais produtos entram em operação.

Com isso o cliente ganha um grande benefício em termos de prazo de produção, permitindo muitas vezes que um serviço colocado bem cedinho seja expedido ainda no mesmo dia, coisa rara nas demais gráficas.

Fica aqui a minha indicação para experimentarem também os benefícios deste processo.

Espero que tenham gostado desta matéria.

Não esqueçam de deixar os seus comentários aqui embaixo.

Abraços a todos!

17 COMMENTS

  1. Bom dia pessoal, olha como está o Sistema Automático de Pré-impressão. Vejam um pedido de cartão de visita 250g:

    Histórico:
    •08/01/2015 09:58:42: Status: Produção
    •08/01/2015 09:58:42: Status: Financeiro OK
    •08/01/2015 09:58:42: Status: Produção
    •08/01/2015 15:51:08: Status: Expedição
    •08/01/2015 16:40:54: Status: Transporte

    • Nosso ou deles?
      Para ser um agente oficial basta entrar no site deles e clicar no link fornecido por lá. Veja se os valores que eles cobram está de acordo. A vantagem é ter frete gratuito pelo resto da vida (ou até que eles fechem), um bom desconto no preço final e uma renda passiva proveniente dos clientes deles que escolham a sua revenda para receber o produto (ou que comprem na sua loja fornecida por eles).
      A desvantagem é o próprio custo que não chega a ser barato (normalmente se paga com o próprio fluxo deles em 1 a 2 anos).
      Nem sempre somos aceitos… eles checam se na região já tem alguém, deixando cada agente com uma boa área de ação.
      Abraços,

  2. Boa noite galera. Estou pensando em comprar uma konica c280, usada por 9 mil para minja grafica rapida. Quais cuidados devo tomar? Ela é boa? Vale a pena? Abraços

  3. Testei também esse sistema da atualcard, assim como da paulista cartões e vamos ao resultado:
    – atualcard (ta foda vcs hein), houve apenas um deslocamento que percebi, coisa q clientes nao perceberiam. Mas ela pecou no prazo comigo também…. meu pedido atrasou de 12 dias.
    – paulista cartões, essa dei zica… saiu um amarelo “cocô” e também um deslocalamento no texto e atraso de 3 dias.

    E ja vi outras graficas com a mesma novidade, alem que parece que todas firmaram parceira com a aviança.

    • O sistema das duas é bem parecido.
      Perceba que ao fechar em PDF parte da responsabilidade cai encima do usuário. Tem que ser tudo ajustadinho para não dar problema e nem sempre bons designers tem a vivencia de fechamento de arquivo para impressão. Só quem já trabalhou com pré-impressão sabe das cacas que acontecem ao jogar o arquivo para a imagesseter ou platesetter. O PDF é bem genoroso quanto a erros perto do que são essas máquinas. Todos os efeitos, contornos, powerclips, sombreamentos, transparencias e lentes, etc devem ser quebrados e transformados em figuras mais simples. Boa parte do trabalho do designer acaba virando bitmap para não dar problema. A escolha de cores continua sendo um problema, pois o monitor é muito mais generoso e sem falhas do que a offset.
      Mas valeu pelas suas observações. Elas são importantes para o pessoal da AtualCard resolverem os problemas de processo.
      Abraços,

  4. No meu caso já ficou bem diferente, mesmo com o arquivo em PDF e a mercadoria sendo produzida nesse padrão, estou com um atraso de exatos 10 dias…. e olha que a produção são 3 e entrega mais 1… ainda tendo de enviar arquivos separados, coisa bem ruim.
    Enviei os arquivos as 16 horas e depois de 48 horas que veio a primeira informação de que o arquivo tinha 1 item saindo da área de segurança, então o sistema de verificação não é imediato ou de pelo menos 12 a 24 horas.
    Vamos ver quando recebo meu material aqui no Rio.

    • Leandro,
      Garanto que o pessoal da AtualCard está de olho no seu problema. Eles tem usado sistematicamente o nosso blog como calibrador no padrão de qualidade deles. Passando os olhos nos comentários já vi respostas da Promoidéia que é um agente autorizado aqui do Rio que veste a camisa da AtualCard.
      O frete é realmente um problema TERCEIRIZADO que eles tem. Já vi casos de mercadorias minhas sumirem para outros estados e internamente neles fica marcado como pronta para pegar. Se o cliente não alerta do atraso eles não detectam o problema como sendo interno.
      Outro problema comum vem do grande tamanho deles. São muitos funcionários, e muitos se acostumaram a serem ofendidos de outras épocas. Um dos grandes problemas deles é ficar na defensiva negando os problemas e muitas vezes não avaliando por completo as situações. Esse tipo de problema numa empresa grande esbarra na cultura anterior da empresa. Para sanar o problema é necessário fazer demissões em massa para que um funcionário mais antigo não contamine o mais novo. Quebrar essa cultura sem um grande número de demissões é muito difícil, mas eles vem tentando. Vejo muita empresa muito menor com problemas parecidos. Ou seja, não é exclusivo da AtualCard.
      O seu caso possivelmente vem de um extravio desses.
      Depois cota mais sobre a solução que foi dada.
      Abraços,

  5. Bom dia Paulo, ótimo post.

    Estive na nova instalação da Atual Card em Curitiba. Espaço bem maior (área ÚNICA de 15.000m²), ótima localização em relação ao Aeroporto, máquinas instaladas e funcionando 100%.

    Com o novo Sistema Automático de Pré-impressão + Logística funcionando = Produção e entrega de material em 48h. Claro que para produtos com produção de 1 dia, balcão escolhido com prazo de 1 dia e pagamento confirmado pela manhã.

    Veja as fotos da nova instalação da Atual Card aqui: http://www.promoideia.com.br/revenda-grafica

    Novidades estão chegando, 2015 promete.

    Novidades já funcionando:
    Balcão de retirada em parceria com a TAM e Avianca. Vai viajar e quer levar seu pedido? Retire direto no Aeroporto.
    Cartão Hipercard. Mais uma bandeira nas opções de pagamento.
    Personalização do site com imagens temáticas. Logo estará disponível nos sites dos Agentes Oficiais.
    Produto 3D de Natal. Veja aqui: http://promoideia.atualcard.com.br/produtos/3d-postais/4057.htm

    Aguardem mais novidades.
    Como uma amigo disse: “As mudanças serão avassaladoras no mercado, quem tiver junto, vai sentir o resultado !!”

    Att
    Edson Rodrigues

    • Edson,
      É bom te ver de volta por aqui.
      Realmente o tamanho é bem impressionante. Bem maior do que as instalações de fornecedores aqui do Rio de Janeiro. De certo modo se entende a dificuldade de se manter um padrão de qualidade com tanta gente junta (quanto mais gente maior a probabilidade te ter alguém fazendo coisa errada). Os recursos são impressionantes (dá uma olhada nos engradados de embrulhos prontos para serem carregados no caminhão, cada um com cerca de 1 tonelada ou mais).
      Ficam aí os links para quem não conhece ainda (eu inclusive).
      Abraços,

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here