GPG – O Guia do Profissional Gráfico

2
5249

Um dos grandes objetivos de nosso blog é trazer informações valiosas para os leitores. Procurando um assunto para blogar eu resolvi dar uma passadinha na revista virtual do GPG, velha conhecida de guerra. Logo ao entrar eu me toquei que pouco falei dela para meus leitores e ela foi por muitos anos, sem dúvida alguma, a minha maior fonte de informação. Trago então para vocês o post descritivo do GPG – Guia do Profissional Gráfico!

O GPG está fazendo 100 anos!

Coincidência ou não o GPG está no seu número 100. São 17 anos de publicações de tudo que acontece no meio gráfico, em publicações que variaram neste tempo de bimestrais a trimestrais. Por muitos anos foi a única fonte de informação para os gráficos.

No início era necessário pegar um exemplar com um conhecido para poder pedir o seu próprio exemplar. Hoje, com a internet, é possível fazer o pedido da versão impressa através do site.

  • Conheça o nossos Cursos Online e aprenda a criar seus próprios projetos gráficos. Domine o Photoshop, Illustrator e InDesign como um designer gráfico profissional.
100 edições de GPG
100 edições de GPG

Você já recebe a sua? Faça como eu! Assine agora gratuitamente a sua revista:

Peça sua GPG aqui

Observe que na área que pede o CNPJ pode entrar qualquer CNPJ pois a revista pode ser distribuída tanto para o proprietário quanto para os empregados. Se você não é registrado, empreste o CNPJ de alguma empresa amiga.

E qual a importância do GPG?

Falar da importância do GPG é muito fácil.

A revista é separada em módulos. Você tem um módulo com as reportagens sobre as novidades do meio gráfico. Outro módulo com as datas dos eventos. Ainda outro com classificados onde você pode comprar/vender seus equipamentos usados e mais um módulo com os anúncios que mantém a revista.

Qualquer um dos módulos já justificaria a revista em termos de importância.

Em conjunto então, a torna como um dos principais meios de comunicação no meio gráfico.

Vamos descrever agora cada módulo.

GPG - Agenda gráfica
GPG – Agenda gráfica

Módulo – Agenda gráfica

Neste módulo, você encontra toda a programação de feiras e eventos da industria gráfica no Brasil e no mundo.

Apenas como exemplo teremos agora em agosto a Photo Imagem Brazil 2012 na cidade de São Paulo e a feira Embala Nordeste 2012 em Recife. Dois grandes eventos que vão rolar em breve.

E pra que saber dos eventos? Informação! É a palavra chave para o sucesso!

Na Photo Image Brasil você vai tomar conhecimento do que está acontecendo na área de softwares gráficos e conhecer diversos equipamentos de impressão, tais como novas impressoras de provas, plotagem, etc. É uma feira imperdível para o pessoal do Design. Para os gráficos é a chance de adquirir softwares originais com grandes descontos e poder escolher as suas impressoras de prova. Você já tentou ver impressoras funcionando nas lojas? Viu a dificuldade? Nestas feiras as impressoras estão todas num mesmo local, tirando provas para você testar velocidade e qualidade. Quer conhecer um pouco de calibração de cores? Este é o local certo!

E a Embala Nordeste 2012? É nesta feira que você terá a chance de conhecer produtos diversos para a área de embalagens. E que equipamentos são estes? Corte e vinco é que estará lá com certeza. Impressoras de flexografia, silkscreen e digitais também devem estar presentes. Terão também distribuidores diversos trazendo novidades do exterior para automatizar o processo de embalagens. Poderá conhecer os diversos papéis usados em cartonagem e embalagens. É uma grande oportunidade para a turma do nordeste conhecer estes equipamentos, já que a maioria das grandes feiras ocorre em São Paulo.

Deu para sentir a importância da Agenda?

Fique de olho nas feiras e eventos e saia na frente da concorrência.

Módulo – Classificados

Quer ampliar a gráfica e não tem dinheiro para equipamentos novos?

Quer ficar por dentro dos preços dos produtos usados?

Tem um equipamento sub-utilizado que quer passar a frente.

O módulo Classificados é o local certo.

Somente de passar os olhos pelos classificados, você poderá perceber quais são os equipamentos preferidos dos gráficos e o que a maioria das gráficas procura.

Por lá você terá acesso tanto a profissionais gráficos, quanto vendedores de equipamentos, sendo um excelente local para ampliar sua rede de contatos na área gráfica.

Ao pensar em adquirir equipamentos, não deixe de consultar os classificados. Quem sabe você não encontra uma pechincha que caia como uma luva no seu negócio gráfico?

Módulo – Novidades de Mercado

O mercado gráfico vive lançando novidades em diversas áreas.

Acontece que por estarem muito distribuídos por todo território nacional, fica difícil para as empresas mostrarem estas novidades para todos os possíveis clientes.

Esperar pelas feiras é a solução encontrada por elas, mas as feiras não conseguem atingir toda a gama de clientes possíveis.

O GPG nesta hora com seus mais de 27 mil guias distribuídos, consegue levar estas informações sobre os lançamentos a quase totalidade de profissionais gráficos.

São novidades que atendem desde pequenos bureaus até grandes gráficas.

Entre no site e folheie a revista para entender o que estamos apresentando para você!

Folheie a revista

Ao ler a revista você perceberá quais são os equipamentos que estão sendo lançados, quem está adquirindo estes equipamentos (eles podem ser seus fornecedores, percebe?) e o que está acontecendo no meio gráfico.

Entre na revista agora mesmo!

Módulo – Feiras e Eventos

Você perdeu uma feira? Não perca por completo! Neste módulo você poderá saber quais empresas estiveram na feira, quais cursos foram ministrados, como foi o público e o que esperar para as futuras feiras.

É um excelente local para verificar se realmente vale a pena ir a determinada feira no futuro.

No mínimo você poderá dar uma espiadinha naquele equipamento que você deixou de conhecer, mas que está lá no canto da foto junto dos visitantes.

Quem sabe na próxima foto não estará você como o feliz comprador!

Módulo – Anúncios

Esta é a única parte da revista que não pode ser lida online.

Para conhecer o que tem de melhor no meio gráfico, só adquirindo a revista.

Neste módulo, você encontra os principais equipamentos oferecidos no mercado, separados em seções de fácil consulta.

Você encontra máquinas gráficas, papeis, tintas, peças gráficas, flexografia, corte e vinco e tudo mais.

Para conhecer basta assinar gratuitamente a revista.

Quer anunciar? Na revista online tem os tamanhos e preços dos anúncios. É com certeza um dos melhores locais para anunciar seus produtos. Afinal são mais de 27 mil leitores, todos totalmente inseridos no meio gráfico.

Que tal pedir a sua revista agora? Acesse o link lá de cima!

Módulo – distribuição

Quer conhecer sua concorrência?

Entre no módulo distribuição da revsita online.

Lá você conhecerá o número de leitores por estado, região e área gráfica.

É um excelente instrumento para ver as áreas de melhor atuação.

Nele você perceberá a grande concentração de profissionais em São Paulo. Quase 6 vezes o número de profissionais encontrados no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.

Perceberá a grande concorrência naqueles que se entitulam gráficas e na baixa concorrência para os nichos (embalagens, copistas, flexografia, etc).

Quem sabe isto não é um indicativo para você focar sua atuação no mercado gráfico?

GPG - Cadastro
GPG – Cadastro

Conclusão

Você ainda não está convencido da importância do GPG?

Falta mais o quê?

Informação de qualidade, produtos novos e usados, programação de feiras e eventos, ou seja, tudo que você precisa em um único local!

Acesse agora mesmo a página de cadastramento e faça sua inscrição.

Cadastre-se aqui

Espero que tenha gostado deste post.

Nos próximos posts estarei descrevendo outras grandes fontes de informação para você!

Até os próximos posts.

2 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here