Faca: formatos diferentes chamam mais atenção. OUSE!

2
7228

Como se destacar em um mercado tão competitivo? Não importa o segmento em que você atua, a concorrência cresce a cada instante. Temos facilidade em buscar informações, conseguimos opinar sobre seu produto/serviço, atendimento e mais: compartilhamos nossas preferências e opiniões. É fundamental, nesta era digital que vivemos, fortalecer nossa marca, dar ênfase em nossos diferenciais e, acima de tudo, surpreender nossos clientes e mercado. Para que seu cliente seja um parceiro e propague seus serviços aos conhecidos, é necessário adequar a comunicação às plataformas online e off-line (um pouco esquecida atualmente). O marketing tradicional dos impressos é peça fundamental para qualquer estratégia de negócio. Precisamos nos aproximar (literalmente e não virtualmente) das pessoas e oferecer a experiência do toque, sentimento que temos somente com a presença física.

Uma boa estratégia para fidelizar os clientes, prospectar novos e aumentar a visibilidade de sua empresa é oferecer ou participar de um evento. Estar presente na vida das pessoas, colher feedback através do olhar, sentir o que a pessoa achou de seu produto, observar de perto todas as reações. Tudo isso só é possível através de nossa presença! O mundo virtual que vivemos tem sim seu lado positivo, mas jamais conseguirá substituir o tato, os olhos nos olhos, o calor humano. Além da presença física, nada melhor do que oferecer nestes eventos, um brinde e um material profissional de sua empresa. Este material precisa conter o institucional, descritivo dos produtos e serviços e como farão para entrar em contato com você. Mas, no meio de tanta propaganda, como se sobressair e ganhar destaque em um evento? COM UM MATERIAL COM CORTE DIFERENTE! Sim! Utilizar uma faca especial para dar um acabamento fora do padrão aumenta e muito as chances do seu folder ganhar mais atenção do que aquele modelo padrão da concorrência. Mesmo fora de um evento, na visita ao seu cliente, ao deixar o seu folder com um formato inusitado, automaticamente o olhar de seu cliente mudará e a vontade de se ver livre de mais um folder diminui consideravelmente.

faca especial

  • Conheça o nossos Cursos Online e aprenda a criar seus próprios projetos gráficos. Domine o Photoshop, Illustrator e InDesign como um designer gráfico profissional.

Mas afinal, o que consiste esta faca especial?

Em uma gráfica, durante a confecção de um determinado impresso, a produção de um projeto compreende processos de pré-impressão, impressão e acabamento. O corte finaliza um impresso e confere a sua forma final. Ele pode ser linear (ou refile, que é realizado através de uma guilhotina), no sentido horizontal, vertical ou inclinado; ou ainda por meio de facas especiais, assumindo qualquer formato desejado. A faca é um equipamento que a gráfica possui e serve para cortar o material gráfico. Quando falamos em “desenho de faca” estamos falando sobre a forma que você quer que o seu material tenha. As facas especiais são lâminas de metal fixadas sobre uma base (normalmente madeira), utilizadas na confecção de embalagens e rótulos. Outros impressos como envelopes, pastas e cartões de visita também podem usar esse recurso. De acordo com a lâmina utilizada, as facas podem: cortar; fazer meio-corte (usada em adesivos que são posteriormente destacados de uma folha); vincar (lâminas com corte arredondado que também auxiliam a dobra de determinados impressos); picotar e serrilhar. Você pode então moldar seu impresso no formato da marca, ou fazê-los no contorno do conceito de sua campanha, da maneira que imaginar.

faca especial

Conheça alguns exemplos e perceba como faz diferença ter este material como impresso de sua empresa:

Quer desenvolver um material diferente e conseguir mais atenção do público? Confira então 5 dicas para impressos com faca especial:

1)    Planejamento. Defina qual o conteúdo e formato ideal da peça primeiro. Quais textos terão em cada lado? É preciso organização e definição do objetivo do impresso para que o projeto traga os resultados esperados.

2)    Sangria. Ao finalizar a arte do material, é fundamental inserir no mínimo 3 mm de sangria para que o corte seja realizado com sucesso, sem cortar o conteúdo ou layout.

3)    Indicar o local da faca. No seu desenho, deixe claro o local que queira fazer o corte especial. Na dúvida, consulte sua gráfica para mais detalhes.

4)    Conferir os detalhes na geração do arquivo eletrônico. Página no formato acabado (formato que terá o impresso depois de pronto), sangria, indicação do desenho da faca e margens são pontos imprescindíveis para a confecção correta do material.

5)    Projetos com corte e vinco. Para este tipo de projeto é conveniente indicar no arquivo qual parte correspondente ao corte e qual ao vinco. Diferenciar pelo tipo de linha (linha contínua para corte e linha serrilhada para vinco) é uma excelente opção.

Seja ousado e inovador. Ofereça ao seu público um material diferente, que a pessoa queria guardar para se informar depois, que ela sinta vontade de mostrá-lo às pessoas ao redor, que faça a diferença. Lembre-se de planejar seu material, verificar as melhores cores, desenvolver o conteúdo perfeito para anunciar sua empresa e seus produtos ao seus clientes e escolha o formato adequado para o material. Com certeza sua empresa surpreenderá a todos e você colherá os resultados esperados.

 

Palavras chave: #impressos, #gráfica, #facaespecial, #corteespecial, #criatividade, #mídiaimpressa, #concorrência, #marketing, #comunicação

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá!
    Estou com o pensamento de montar um negócio no ramo de fabricação de facas de corte tanto para corte e vinco como para corte de EVA etc. Vejo que o mercado na minha cidade é carente neste sentido, normalmente as facas são encomendadas de outros estados, obedecendo sempre um padrão, sem muita diversidade. Minha dúvida é sobre maquinário mínimo, onde encontrar as lâminas, custos etc. Sei da dobradeira e da máquina a laser para preparar o suporte para o encaixe das facas.
    Abraços

    • Fornecedores de facas você encontra no guia do gráfico (www.guiadografico.com.br) e no guia GPG em revista (www.gpg.com.br).
      Aqui no rio tem gente que faz com serrotezinho de artesanato e madeira com uns preguinhos. E fica bom… é só treinar as dobras nas curvas.
      Mas tem esses troços modernos que você citou também.
      Minha dica… cidade pequena? Compra um lote de facas pequeno (facas e vincos), boirrachinhas e madeira compensado. Arruma um serrote de artesanato e tenta fazer a faca com uso de uns preguinhos numa bancada.
      Garanto que vai conseguir… cuidado para não se cortar. use alicates e luva de proteção.
      Abraços,

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here