Fresadoras! Você sabe o que é CNC?

19
14691

Já falei inúmeras vezes aqui no blog da importância de diversificar e focar na hora certa. Esta semana recebi um email de um leitor me apresentando um produto que não tenho nenhuma intimidade, mas que é um serviço complementar a área gráfica. Trata-se de um CNC, ou seja, uma máquina fresadora automática. Vamos conhecer um pouco dela?

O que é CNC?

CNC é uma sigla para Controle Numérico Computadorizado. Ou seja, uma máquina que posiciona uma ferramenta qualquer em determinada posição.

Essa ferramenta pode ser uma furadeira, uma fresadora, uma lânima, ou até mesmo um instrumento de injeção de plástico, como nas impressoras 3D atuais.

  • Conheça o nossos Cursos Online e aprenda a criar seus próprios projetos gráficos. Domine o Photoshop, Illustrator e InDesign como um designer gráfico profissional.

Com isso estão na categoria CNC os plotters de recorte, os routers, as impressoras 3D, máquinas de gravação a laser e fresadoras como a descrita nesse artigo aqui.

O que é uma fresadora?

Segundo a Wikipédia: “Fresadora é uma máquina de movimento continuo da ferramenta, destinada a usinagem de materiais. Remove-se cavacos por meio de uma ferramenta de corte chamada fresa. ”

Ou seja, é uma ferramenta que pega uma peça inteira e vai desbastando ela até formar uma peça específica.

No nosso caso podemos pegar uma madeira, acrílico ou outros materiais e fazer letras, figuras, e outras coisas muito usadas em comunicação visual e letreiros.

fresadora cnc

Por que estamos falando disso?

Normalmente as fresadoras são máquinas imensas, extremamente caras, acessíveis apenas para grandes industrias. Fogem do contexto do uso em pequenas oficinas gráficas.

Mas acontece que isso está deixando de ser realidade. Alguns engenheiros estão criando equipamentos de menor porte, voltados exatamente para o nosso mercado, na área de comunicação visual.

E esta semana recebi um contato de um de nossos leitores apresentando uma máquina dessas.

Como é intuito de nosso blog mostrar novidades da área, em especial aquelas com preços acessíveis, me vi na obrigação de mostrar esse equipamento.

Como funciona esse equipamento?

Para mostrar o funcionamento desse equipamento, nada melhor do que um vídeo do mesmo em funcionamento.

No vídeo você verá a usinagem de uma peça em madeira.

Assista o vídeo e depois continuamos nossa conversa.

 

 

E aí? Gostou do que assistiu?

Tá achando que é uma coisa muito cara para você?

Que nada… continua lendo esse post.

O que posso fazer com um equipamento desses?

E para quê eu vou usar este equipamento? Essa é a primeira pergunta que podemos nos fazer.

Que tal dar um giro na rua e olhar os letreiros. Ao passear pelas ruas a grande maioria das lojas tem fachadas com grandes banners. Agora entre num shopping center. Perceba que muitas das lojas de grife possuem grafismos e letras desenhadas e fixadas no letreiro.

O efeito dos letreiros feitos dessa forma, tendo uma aparência 3D atrai muito mais a atenção. É uma coisa fina e chamativa. Nem preciso dizer que é um produto mais caro do que as faixas que invadem as ruas.

Dentro das casas, tem se tornado comum peças em madeira recortada, formando gravuras e mosaicos. Muitas donas de casa acham lindas essas decorações. Mas convenhamos que ninguém fica colocando um banner em sua sala… fica até feio.

Num artigo de alguns meses atrás, falei de maquetes 3D feitas por um outro leitor nosso. Com um equipamento desses também é possível entrar nesse nicho de negócio. Dá uma relida no post:

Mas e o custo disso?

Aí que vem a grande surpresa que me motivou a escrever esse post.

Esse equipamento custa muito menos do que podemos imaginar. É um valor realmente acessível. Existe um anuncio desse nosso leitor anunciando o mesmo por pouco mais de R$ 2500. É uma verdadeira bagatela que põe esse equipamento na lista de qualquer pequeno empresário.

Agora, será que vale a pena investir nisso? Não será dinheiro jogado no lixo? Não! Definitivamente não!

Hoje, todos os gráficos tem acesso a produtos gráficos de alta qualidade a preços irrisórios. É loucura hoje investir numa impressora de 4 castelos para concorrer com as gráficas maiores. No ramo de plotagem, essas mesmas empresas entraram na disputa oferecendo produtos a preços acessíveis, forçando aqueles que possuem esses equipamentos a trabalharem com baixos preços, bem menores do que desejariam.

E você precisa ficar preso a essas gráficas grandes? Não!

Existem aparelhos como este aqui, ainda pouco difundidos e anunciados, que permitem a criação de novos produtos que podem ser vendidos a bons preços, permitindo uma diferenciação de mercado.

Como já falei antes, toda empresa passa por um momento de grande diferenciação para depois partir para focar seus produtos. Um equipamento desses permitirá uma diferenciação inicial, oferecendo como mais um produto e permitirá que você tenha um produto que pode ser oferecido a nível nacional, para uma posterior focalização dos trabalhos.

Perceba que a máquina em questão é apenas a maquina de introdução, ou seja, a chamada Hobby. Existem máquinas muito maiores que podem ser adquiridas e com maior produtividade.

fresadora cnc decoração

Onde adquirir esse equipamento?

Vou deixar aqui embaixo o link do anuncio de nosso leitor, desejando a ele boas vendas. Link de vendas!

Para quem quer fazer contato direto basta ligar:

CncArt – (16) 99701-0119 (Araraquara – SP)

E antes que digam que estou ganhando algo com isso, a não ser que ele vire um anunciante fixo em nosso blog, até o momento não recebi nada por essa divulgação. Como todas as outras feitas, são oportunidades de negócio trazidas do blog para nossos leitores.

Conclusão

Aqui no Dicas Gráficas do Cardquali, procuramos sempre trazer novas opções de negócios para nossos leitores.

Você pode estar com pouco dinheiro e gastar com ele numa impressora laser ou Jato de tinta e disputar de igual para igual o mercado com a concorrência.

Mas com um equipamento desses, pouco conhecido, você terá um diferencial no seu mercado. Seu concorrente, a não ser que seja nosso leitor e tenha prestado atenção nesse artigo, pouco vai conhecer desse equipamento.

Uma busca na internet vai trazer somente equipamentos caríssimos, fazendo com que ele desista da idéia de concorrer com você. Com isso você ganha um mercado sem concorrentes, em que você dita o preço de venda.

Já falamos aqui na estratégia do oceano azul, um best seller da literatura, que conta a história de grandes empresas lideres do mercado. Quem sabe um equipamento desses não te coloca em situação similar a essas grandes empresas?

Um grande abraço a todos.

Espero que tenham gostado desse post.

19 COMMENTS

  1. Ótimas as dicas faladas por vocês! Estou fazendo meu TCC da faculdade e estou fazendo uma fresa cnc em escala reduzida, semelhante a do vídeo, Poremestou com dificuldades em fixar o material na mesa para realizar o corte da mesa. Se puderem me ajudar ficarei grata. Obrigada desde já.

    • Você vai precisar desenvolver uma prensa lateral ou um processo de garras.
      Tem que ser algo forte pois o CNC força bastante lateralmente a peça.
      faça dois batentes laterais fixos e 2 batentes moveis no lado contrário… isso deve resolver.
      Desenhar isso sem ver seu projeto fica difícil, mas assim de modo bem generico seriam duas canaletas cortadas na mesa de modo a passar um parafuso de fixação, com arruelas e que pegara nos batentes moveis. Esses batentes podem ter algum tipo de fresa de modo a evitar movimentos para cima.
      Será que deu para entender?
      Abraços,

  2. a matéria é boa mas a realidade é bem diferente, entao vamos lá ….. sou microempresario a 20 anos e tenho uma router cnc das grandes, ou seja 2500,00 não compra nem o spindle (motor de corte) de uma maquina destas. Máquinas pequenas não cortam com precisão, perdem o zero toda hora e demoram horas para fazer coisas que outras fazem rapidamente. O mercado hoje está uma porcaria, não se consegue vender o serviço de corte para empresas de comunicação visual por mais de 150,00, talvez 180,00 o corte o que pode levar 1 dia de trabalho , mas convenhamos 180,00/dia até q nao ta ruim , mas não se consegue trabalho nem 10 dias por mes, ou seja não vale o investimento. Podem falar que não sei trabalhar (aceito sugestoes) mas a realidade é essa investi 50 mil em uma maquina que não rende dinheiro e ocupa um lugar imenso na minha oficina . CNC é ótimo pra quem tem quem venda seu produto e um produto altamente vendável e com procura. Perceba que se vc procurar no google router CNC somente fabricantes aparecem ou seja quem ganha dinheiro com essas maquinas “maravilhosas”. Triste realidade!!!!!!!

    • Anderson gostei do seu comentário. Gostaria de conversar com você. Se puder me passe seu telefone no meu email quintadoslimas@gmail.com. Estou querendo comprar uma router vgrande para prestar serviços. Fiquei preocupado com sua opinião. Forte abraço .’.

    • Anderson,
      Obrigado pelo seu feedback.
      As maquinas menores servem para diversificar um pouco o parque das pequenas gráficas e exatamente atuar na venda de produtos diretos para o cliente… aquela festa de aniversário ou casamento, a pequena lojinha da vizinhança e coisa parecida.
      Trabalhar de modo industrial realmente aperta bastante… como você falou é difícil concorrer e os grandes compradores pagam pouco.
      Por outro lado o pequeno gráfico não tem onde terceirizar sua produção pois a maioria dos que cortam em escala se propoem a atender as pequenas gráficas… é isso que cria alguma oportunidade.
      O cliente também não acha os fornecedores pois o google só mostra os vendedores de máquina.
      Ou seja, o cliente não fica satisfeito por não achar o produto, o grande fabricante fica batendo cabeça para vender as maquinas, quem investe pesado não consegue aparecer para os clientes… o mercado local que souber aproveitar a oportunidade pode atender sua demanda local.
      Uma coisa que pode dar resultado para você é usar nossos espaços publicitários para mostrar o seu produto… alguém que atenda as pequenas gráficas com preço para revenda pode se dar muito bem no mercado, tal qual ocorre com as graficas que vendem para outras gráficas.
      pensa aí no assunto.
      Abraços,

      • Gerson,
        Lê os comentarios… teve gente que escreveu das dificuldades nessa área para ganhar produtividade… vale a pena dar uma olhada e analisar pois foi um comentario sério e deve ser pesado caso a caso.
        Abraços,

    • É amigo, infelizmente a concorrência tá forte, e tudo o que era fácil já foi feito, se a pessoa faz um trabalho diferenciado, já aparecem alguém pra copiar, já estão fabricando até pantógrafos 3d, 4d, para COPIAR os trabalhos feitos por uma cnc por exemplo! Eu tenho um curso de desenho publicitário, fiquei anos trabalhando em outras áreas, tô pretendendo voltar nesse ramo agora, mas tem hora que dá um grande desânimo! O que eu posso dizer é: SALVE-SE QUEM PUDER! Abraço e Bons Negócios!

      • Fernando,
        Não é uma coisa só de nossa área. Isso está acontecendo em todas as áreas, algumas mais e outras menos.
        É a tal da globalização. Aqui sentimos mais devido aos nossos altos impostos e baixos salários.
        Pensa bem… um americano recebe bem mais e tem uma carga de impostos bem menor… mesmo que cobre o mesmo que nós estará embolsando bem mais.
        Até países que que o salario minimo é baixíssimo, como na China, o dinheiro vale muito mais lá. Um chinês que ganhe U$ 100 (R$ 250 reais)… tem muito mais coisa do que alguém aqui que ganhe R$ 1000… nossos R$ 1000 logo de cara perdem metade do valor e os R$ 500 não compram o que os R$ 250 do chinês compra em seu país.
        Aqui as empresas estão querendo cobrar mais pela miséria dos 20 M de sinal da internet e no japão temos por um décimo desse valor 10 vezes mais de sinal.
        É gritante a diferença…e o povo continua votando nas mesmas pessoas e derrubando todos aqueles que querem deixar o voto livre (não obrigatório). É triste trabalhar como mesário e ver 70% ou mais das pessoas chegando e perguntando… em quem eu voto? E você não poder falar abertamente pro cara ir curtir a sua praia e deixar essa m… de voto pra lá… o voto não consciente de grande parte da população e a falta de coragem do povo para retirar quem está e mudar essa lei escrot… que permite a perpetuação disso e que faz a gente chegar a esse ponto.
        Mas um dia esse povo acorda e a situação acaba mudando.
        Um grande abraço.

      • Isso tudo que você disse é a mais pura verdade caro Paulo Valle! Mas eu me pergunto até essa situação mudar, o que vai ser até lá? O prezado Anderson Guimarães tem uma router cnc no valor de 50 mil reais e diz que tem pouco serviço, essa máquina, penso eu, deveria ter serviços pra pagar o juros e correção monetaria se esses 50 mil estivesse numa caderneta de poupança, pagar o desgaste de algumas peças e dar um lucro razoável todo mês, isso acho que seria o correto. Agora eu e muita gente não sabe até onde a coisa vai parar. Exemplo, moro em uma cidade de 16 mil habitantes somente e já se vende em bazares, kits de ornamentos para colar e decorar paredes de interiores, por menos de 20 reais cada kit. Eu pergunto é como que se concorre com esses kits fazendo um ótimo ornamento com uma cnc! Seria ter que vender minha residência e ir mais perto de show room de decorações? Ou investir em mídia digital, vendas através de sites? Ou fazer alguma parceria com algumas empresas que estão mais próximas de grandes cidades? Grande Abraço e obrigado pelo espaço para debater nesse Fórun!

      • Fernando,
        Vou te falar uma coisa bem honesta… ao fazer um investimento desse tamanho tem que pesar bem as coisas. Um plano de negócios é imprescindível, senão fica com um elefante branco na mão.
        Se o mercado anda tão apertado, com tanta concorrencia, por que ele não investiu em arrumar clientes, terceirizando toda a produção nessa concorrencia e criou o mercado para só então adquirir a maquina.
        Perceba que antes de Haver router tinham os artesões que ofereciam essa produto feito de forma tradicional, em marcenaria. O Router é só uma ferramen ta a mais, que permite uma maior produtividade e serviços com maior precisão. Mas nem sempre ele é a maquina ideal… se vai fazer caixas com desenhos talvez valha a pena antes fazer os cortes retos com a serra circular e só deixar os detalhes para a router.
        É por isso que tem gente vendendo tão barato… são os antigos artesões, que se modernizaram e são mais produtivos juntando diversas técnicas.
        A compra de um equipamento por si só não determina sucesso.
        E tem as maquinas laser na jogada também… fazendo cortes ainda mais precisos e rápidos.
        Tem que pensar nessas coisas… em gráfica tem muito iniciante achan do que com menos de 10 mil vai montar uma gráfica que desbanque produtos de gráficas com mais de 3 milhões em equipamentos… tem que haver um certo dircenimento na hora de avaliar as possibilidades.
        Dica: Invista em atendimento e não em maquinario… os clientes não sabem onde encontrar a mercadoria… o valor dela se torna irrelevante nessa situação. Assim se atende o cliente e consegue-se lucro, sem investir pesado em maquinario.
        Um grande abraço.

  3. olá amigos, quero parabenizar pelas dicas, que Deus os abençoem muito e que continuem a nos ajudar.
    Qual o valor dessa fresadora?
    Estou querendo comprar uma PLOTTER DE RECORTE, qual vocês me indicariam?
    Eu trabalho com camisetas e chinelos e queria contornar as figuras no papel OBM.

    AGUARDO, POR GENTILEZA UMA RESPOSTA!!!

    • A que deu origem a postagem era na faixa de R$ 2500 (está lá no final do artigo)… mas tem para tudo que é preço a partir daí e da aplicação que vai ser feita.
      Eu não tenho uma indicação para plotter de recorte por não ser usuário. O pessoal anda falando que as chinesas não aguentam o couro e quebram fácil. mas não tenho como afirmar isso por mim mesmo. dá uma olhada na postagem de corte e vinco que tem bastante comentários.
      no caso específico de papel qualquer uma atende.
      Abraços,

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here