Dois meses do blog Dicas Gráficas do Cardquali

4
2333

No dia 13 de Janeiro de 2012 fizemos nossa primeira postagem. Estamos no dia 13 de março e fazemos dois meses de blog. Já dá para contar um pouco desta gratificante experiência que estamos tendo. Você que ainda está pensando em fazer o seu blog, saiba que vale a pena. Veja como foi a nossa evolução neste dois meses.

Postagens

Nós tínhamos a proposta de trazer ao público de 3 a 4 postagens por semana. Teríamos que estar com pelo menos 24 posts, mas atingimos a marca de 36 posts, ou seja, batemos a nossa meta com alguma sobra.  Se mantermos essa média ultrapassaremos as 200 postagens antes do fim do ano.

Origens do tráfego
Origens do tráfego

Público

Iniciamos sem nenhum público. Fizemos divulgação por email marketing com nossa lista da antiga Cardquali e nas redes sociais. Pegando todo o período temos 2597 visitas, sendo 2164 visitas únicas. Foram 5802 visualizações de páginas dando uma média de 2,23 páginas por visitante que ficam cerca de 3 minutos no site.

  • Conheça o nossos Cursos Online e aprenda a criar seus próprios projetos gráficos. Domine o Photoshop, Illustrator e InDesign como um designer gráfico profissional.

Nós tivemos 966 visitas originadas do agregador ocioso, 698 do orgânicas do google, 225 diretas, 218 do agregador tedioso, 116 de nossa lista de email feedburner, 97 da rede diHitt, 38 do facebook, 34 do artigo sobre nosso blog no Meta Blog, 28 por indicação de nosso parceiro Clube do Design, 28 por referencias no google e o restante visitas menos expressivas.

Como comentário sobre estas visitas podemos dizer que mesmo pouco indicado pelos experts, o ocioso ajudou bastante na visibilidade do blog. Realmente, como dito por todos, o visitante do ocioso fica muito pouco no blog, mas tivemos algumas adesões vindas deste agregador e as buscas orgânicas subiram bastante após iniciarmos este trabalho. Vale lembrar que só estamos anunciando no ocioso desde o carnaval. O resultado e participação poderia ter sido bem maior.

O diHitt tem um número pouco expressivo, mas trouxe bastante leitores fiéis. Embora com participação relativamente pequena, a exposição no Meta Blog e Clube do Design, trouxeram os leitores mais ativos e comentadores, juntamente com o diHitt.

Atingimos 26 assinantes no feedburner. Não tenho o número dos que seguem via RRS. Aqui fica a observação que tenho ainda uns 10 leitores que assinaram e não fizeram a confirmação. Concluo que o email de confirmação do feedburner ainda se confunde com os Spam ou os leitores ficam com medo de fazer a confirmação. Estou tentando contornar o problema mandando emails particulares estimulando a confirmação, mas ainda sem resultados.

Nossa grande rentabilização
Nossa grande rentabilização

Rentabilização

Rentabilização em blog com 2 meses pode até parecer piada, mas é bom para quem está começando entender um pouco como funciona.

No Google adsense ganhamos U$ 0,38 em janeiro, U$ 3,56 em fevereiro e até agora em março temos U$ 2,16 devendo bater fácil a cifra de fevereiro. Isto dá cerca de U$ 6,00 que somados a projetos anteriores U$ 26,06 acumulados no adsense. Um dia chegamos ao primeiro cheque!

No Cursos 24 horas não ganhamos nada, estando nosso bônus de R$ 10,00 ainda bloqueado. Porém atingimos 159 cliques, o que mostra que existe a possibilidade de conversão. Parece um bom programa e temos algumas postagens que direcionam bem para este programa, com resultados promissores para todas partes, inclusive dos novos alunos que poderão se valer das informações de boa qualidade dos cursos.

O Hostgator também permanece zerado, tendo recebido apenas 8 visitas. Devo retirar agora por estes dias e colocar outro afiliado.

Estou escrito no Netaffiliation, mas só agora consegui algumas campanhas autorizadas. Este Mês ainda devo colocar algumas campanhas para testar, mas não estou com pressa.

Continuo buscando bom afiliados, com muitos anúncios do ramo gráfico, mas ainda nada passou o adsense.

Conselho aos iniciantes
Conselho aos iniciantes

Considerações para os iniciantes

Quando comecei minhas postagens, achei que os assuntos iriam se esgotar em pouco tempo. Mas fui confiante, pois o nicho escolhido foi um onde atuei por mais de 10 anos e que me dá prazer em escrever.

Para minha surpresa tenho uma lista de 40 títulos de posts a explorar, que não para de crescer e tenho mantido o blog sempre com uma semana de antecedência nas postagens.

O meu tempo é escassíssimo, pois trabalho durante todo o dia, faço faculdade a noite, mestrado aos sábados e tenho um filhinho de 5 anos que me quer nos poucos tempos livre. Porém, tenho escrito muito no ônibus (a letra fica horrível) e digito no micro nos intervalos da universidade e nos sábados a tarde. O curso de Corel Draw só acontece quando não marco nada para domingo. Nas manhãs de Domingo, aproveito que todos acordam tarde para fazer as gravações do curso. Por isso que tem semanas que falta postagens. Com sorte consigo fazer 2 gravações numa manhã de domingo. Não é fácil fazer as gravações caberem nos 10 minutos que o Youtube me disponibiliza por cada postagem. A vezes é necessário fazer 4 ou 5 tentativas até acertar o tempo da gravação para não faltar nada.

Fiquei impressionado com o número de postagens com enfoque mais administrativo e de autoconhecimento. Acho que é meu lado administrador atuando em benefício do ramo gráfico. Sei que se tivesse todos os conhecimentos que hoje tenho devido ao meu curso de administração e do meu atual emprego, não teria fechado as portas de minha gráfica. Espero com meus posts estar permitindo que alguns gráficos em dificuldades achem um caminho sustentável para o crescimento. Serve também para outras pessoas que estão procurando colocação no mercado, pois já dei muitos caminhos para que estas pessoas possam melhorar de vida.

Agradecimentos

Agora, agradeço a todos vocês, meu leitores por ter acompanhado minhas postagens, com diversos elogios, me estimulando a continuar nessa trajetória.

Procurarei ser merecedor de sua atenção, trazendo sempre posts de qualidade e melhorando dia a dia o nível de minhas postagens.

Ontem iniciei uma nova fase no projeto e se tudo correr direito, deixaremos de ser um blog de único autor para ser uma equipe. Isto permitirá sempre trazer conteúdos de qualidade e permitirá que não fiquemos sempre com uma visão única de mercado.

Mês que vem faremos uma nova análise.

Espero que tenham gostado desta análise. Que sirva de estímulo para aqueles que pensam em iniciar agora.

Até o próximo post.

4 COMMENTS

  1. Olá, Paulo. Embora sejamos amigos no Dihitt, cheguei aqui através do post escrito lá no blog do Bruno.
    Confesso que depois de ler teu artigo, abri o psp X e já criei meu cartão. Minha filhota, que é minha crítica ferrenha, amou… Levei tempo para descobrir que ela estava falando serio, rsrsrsrs. Então acreditei que ficou bom mesmo. Um dia eu imprimo.
    Quando eu tinha 5 anos, meu pai restaurou uma enciclopedia que estava carcomida por cupins e minha tia ia jogar fora. Vê-lo trabalhando naqueles livros, acendeu em mim o desejo de ter uma gráfica. Tanto ele, quanto eu seguimos caminhos muito diferentes, mas gosto de montar meus cadernos artesanalmente.
    Mas este comentario, que já está longo demais, é para dizer que gosto do teu jeito de dividir experiencias.
    Muito legal, da tua parte de expor a verdade sobre os ganhos com um blog e o retorno dos agregadores de links. Poucos são capazes de dar tantos detalhes, de ensinar o caminho das pedras.
    Em geral, as pessoas são muito egoistas ou desligadas.
    E gostei de ver que você é daqueles que se reinventam. Fechar uma empresa não é fácil.
    Fechei uma marmoria por problemas de saude, mesmo assim foi difícil.
    Por fim, gosto do teu jeito de incentivar outros gráficos a seguirem com suas gráficas, inclusive alertando sobre o que pode dar certo e o que pode dar errado.
    Sucesso para você, sempre.
    Bjs

  2. Olá Paulo,

    Fico realmente feliz e impressionado com a sua evolução aqui no CardQuali. Vejo que utiliza bastante o diHITT e eu também considero uma ótima rede para agregarmos potencial aos nossos artigos, pois ali firmamos um elo muito bacana com a audiência.

    Você é um grande parceiro para mim, estaremos sempre juntos nessa estrada da blogosfera (que é difícil, mas totalmente superável por quem tem vontade).

    Normalmente eu não venho aqui dar muitos “comentários”, pois sou um humilde leigo nesse assunto rsrsrs, mas no dia de hoje, não pude deixar de ar um alô, e dizer que tenho muito orgulho de conhecê-lo.

    Novamente, meus parabéns, e que a sua trajetória seja sempre repleta de realizações, pois você é perfeitamente capaz de colher a qualidade que está plantando.

    Até 😀

    • Você sabe que também é um grande parceiro. Entro sempre no seu blog.
      Queria poder ter tempo como você para acompanhar full time este mundo da blogosfera, mas não dá ainda, pois trabalho e universidade me consomem bastante.
      Por isto a festa em conseguir chegar aos 2 meses de blog… postagens feitas durante o trajeto de ônibus e comentários no inicio da madrugada fazem parte da minha rotina.
      Vamos nós dois continuar esta grande trajetória, que é levar informação de boa qualidade para nossos clientes.

      Não deixe de me convidar para sua festa também!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here