Mudando a cara do seu negócio!

2
4339

Tem uma coisa que muitos não se atentam quando montam seus negócios. O ambiente de trabalho deve ser adequado as atividades desenvolvidas nele. Agora imagine seu ambiente de trabalho atual. Ele tem a iluminação adequada para você diferenciar as cores dos trabalhos e fazer um corte preciso? Seus funcionários ficam dando “cabeçada” quando andam pelo local de trabalho? Será que não é hora de mudar alguma coisa?

As vendas vão mal? Sinal que precisa de reforma!

Imagine como é o seu comportamento como consumidor. Se houver duas loja que vendam os mesmos produtos. Numa delas está tudo em seu lugar certo, com preços bem visíveis, vendedores bem posicionados. Em outra, o ambiente é escuro, a mercadoria fica uma sobre as outras e você tem que disputar a tapa a atenção dos poucos vendedores para saber o preço das  coisas mais simples. Em qual delas você compra?

Por incrível que pareça, até tendo preços menores, a loja mal dimensionada perderá muitas vendas por abusar da paciência de seus compradores.

  • Conheça o nossos Cursos Online e aprenda a criar seus próprios projetos gráficos. Domine o Photoshop, Illustrator e InDesign como um designer gráfico profissional.

Agora, imagine seu negócio gráfico! Será que isto não acontece também com você?

Vendedores disponíveis para passar orçamentos, preços dos produtos mais comuns bem expostos, iluminação adequada para ver as amostras. Isto também é muito importante!

Tem muita gente que defende que gráfica não precisa ter uma boa cara. Mas vamos aos fatos!

Quais são as gráficas que estão crescendo e trazendo sempre novos equipamentos: A com cara feia ou a bonitinha? Aquela portinha apertada cheia de cartões presos na parede ou aquela com um balcão amplo, com um sofazinho e vários mostruários muito bem montados para seu cliente folhear?

É! Loja arrumada e organizada diz muito aos clientes. Se o empresário é organizado na montagem da loja vai ser organizado o bastante para não falhar na entrega dos produtos.

Loja Limpa

Iluminação! Primeiro ponto!

Uma boa iluminação é muito importante.

É tão importante que consta nas exigências do ministério do trabalho. Boa iluminação reduz em muito os acidentes de trabalho.

No ramo gráfico, boa iluminação representa um aumento de qualidade. Trabalhamos com cor. A cor varia com a iluminação… portanto não é um luxo para o gráfico.

Para o cliente, o ambiente iluminado representa limpeza. Pode-se ver tudo com mais clareza.

Até as amostras ficam mais bonitas, aumentando a vontade do cliente fazer o serviço.

Se você é gráfico a muito tempo deve já ter tido dificuldade de efetuar um corte na guilhotina, ou mesmo ter ficado em dúvida numa cor do cliente.

Eu mesmo tinha o costume de chegar perto da janela para conferir as amostras. Faltava iluminação na sala. Quanta produtividade perdida!

Layout da empresa

Imagine agora a seguinte situação!

Chega o cliente no balcão! A secretária sai de sua mesa lá no fundo da sala e passa desviando dos arte finalistas e do setor de produção. Depois de verificar o que ele quer, tem que por diversas vezes consultar o pessoal da produção, o arte finalista e depois seu chefe. No final precisa voltar a sua mesa para pegar o troco do cliente. Imagine quantas idas e vindas! Quanto tempo perdido.

Agora, simplesmente rearrume a sala. Leve a mesa da atendente para próximo ao cliente e deixe lá no fundo a sua produção. Deve diminuir bastante o entra e sai. Será que isto não pode representar mais umas vendas no final do dia? Alguma vez um cliente desistiu do atendimento devido a demora em ser atendido?

Nem sempre dá para imaginar a maneira ideal de funcionamento da empresa na hora que abrimos o negócio.

Muitas vezes abrimos com 1 ou 2 funcionários, e ao crescer, começamos a colocar 1 mesa aqui, outra ali e a confusão se instala.

Daí a necessidade de tempos em tempos, de avaliarmos as necessidades para atender bem nossos clientes e no desenvolvimento dos trabalhos.

Se as coisas estão meio “emboladas” vale a pena parar 1 ou 2 dias para dar aquela reformada na empresa. Normalmente uma pintura para clarear e limpar o ambiente e uma redistribuição do ambiente de trabalho é o bastante. Mas dependendo da cara, uma grande reforma com uma cara nova para seus clientes pode dar um reviravolta nos seus negócios.

Divisórias!

Nem sempre um ambiente amplo e sem barreiras é bom. Quanto mais funcionários temos, maior a possibilidade de bate papo diminuindo a produtividade. E tem setores que não tem necessidade alguma de ficar de cara com outros.

Manter parte dos equipamentos escondidos também pode ser interessante. Não tem coisa pior do que o cliente que fica dando pitaco no trabalho dos funcionários.

Para estes casos pode-se departamentalizar a empresa com uso de divisórias. Estas podem ser totalmente fechadas ou ter vidros. Vai depender do que você queira para sua empresa.

No atendimento ao cliente, em especial na área de arte final, pode ser muito interessante o uso de baias que impeçam um cliente de ficar olhando o trabalho do outro. O arte finalista também vai agradecer, pois poderá trabalhar em paz naqueles trabalhos que requeiram mais atenção.

grafica organizada

Barreiras para o cliente

Na sua empresa o cliente entra sem cerimônia?

Não pergunta a ninguém! Simplesmente entra!

Experimente colocar barreiras. Pode ser um balcão com uma porta. A simples presença da barreira vai inibir 90% dos clientes de sair entrando. Se for necessário basta convidar para entrar se for imprescindível a presença dele em determinada situação.

Você não imagina como isto vai afetar positivamente a sua produtividade!

Ergonomia!

Imagine seu funcionário se curvando toda vez que faz um corte. Seu arte finalista numa cadeira fixa, se arrastando a todo momento, numa mesa relativamente alta.

Dia seguinte faltam os dois, ambos com dores nas costas. Menos funcionário, menos grana no final do mês, pois as licenças médicas estão aí para proteger eles.

Para quem não sabe, ergonomia é o estudo do posicionamento ideal dos equipamentos de trabalho e da implementação de práticas que minimizem os problemas.

O uso de bancadas na altura correta, mesas e cadeiras ajustáveis e implantação de rotinas como paradas de tempos em tempos para relaxar o corpo podem trazer grandes ganhos para os funcionários em termos de saúde, e por tabela, ganhos para a empresa com reduções de problemas.

Então preste atenção nesse item. Pode fazer uma grande diferença!

Mudanças conforme o caso!

Agora! O que devemos realmente mudar?

Quer manter um ambiente bem receptivo aos clientes e não quer impor barreiras? Tudo bem! Permita a entrada deles! Mas que tal colocar cadeiras para eles não ficarem zanzando pela empresa? Ou um sofá bem aconchegante?

Quer manter a comunicação da equipe? Coloque-os de frente, no meio da sala e mantenha as laterais livres para a passagem. Não deixa de ser uma organização.

O importante é avaliar qual é o seu caso, prestar atenção em itens como limpeza do ambiente, ergonomia, organização e iluminação e colocar em prática.

Vamos as mudanças?

E aí? Gostou do tema de hoje?

Alguma dessas coisas tem interferido no desempenho da sua empresa?

Tem certeza? Dá uma olhada na cara dos funcionários!

Olhos fundos, reclamações de dores, erros constantes… são indicativos de problemas nesta área.

Muitas dessas coisas são bem simples de resolver!

Mãos a obra!

Espero que tenham gostado!

Se tiverem mais dicas e observações, basta colocar nos comentários!

Abraços a todos!

2 COMMENTS

  1. Olá Paulo!

    Já havia comentado aqui em outra postagem sua, fiquei de voltar, mas o tempo foi acabando, enfim.

    Acho que esta sua postagem volta a aquilo que já conversamos em outro tempo, há uma certa cultura de oficina e não de indústria ou empresa dentro do setor gráfico, ainda há aquela imagem das antigas oficinas onde, quanto mais sujo, melhor. Contudo, ainda vejo sinais de mudanças em muitas empresas.

    • A impressão digital deve ter um impacto nesse sentido.
      A desculpa que o ambiente é “naturalmente” sujo vai perdendo a forma a medida que a impressão passa a ser mais controlada. O papel começa a tomar o rumo do lixo “reciclagem” a medida que vai sendo cortado e tinta no chão começa a significar relaxamento.
      Vai ter cliente preferindo uma ou outra gráfica por ela ser “mais limpinha”.
      Mexeu com o bolso, o pessoal começa a se mexer.
      Abraços,

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here