Fim da Criativosfera, dificuldades e planos futuros

4
2799

Semana passada, eu estava respondendo uma mensagem de um leitor, e ao procurar o link da Criativosfera encontrei uma mensagem de fechamento do site. Aqui no Cardquali também enfrentamos problemas parecidos, não tanto pelo lado financeiro, mas muito na questão de tempo. Achei que valeria um post… Vamos discutir o assunto?

Criativosfera

Para quem não sabe, a Criativosfera foi uma iniciativa do Canha, do design.blog, que procurava levar conhecimento de básico a avançado, as pessoas interessadas em design, de modo a melhorar um pouco o mercado atual.

Cheguei a me cadastrar e a assistir uma primeira aula e vi que o projeto era muito interessante e postei por aqui.

  • Conheça o nossos Cursos Online e aprenda a criar seus próprios projetos gráficos. Domine o Photoshop, Illustrator e InDesign como um designer gráfico profissional.

Acontece que o projeto idealizado precisava mobilizar pessoal de peso para ministrar as aulas, fazer gravações profissionais, manter a estrutura, ajustar o site de modo a suportar a procura.

Era um projeto bem mais complexo do que o que apresentamos aqui no Dicas Gráficas do Cardquali e com certeza seria de grande valor para os alunos.

Mas houve o trivial problema de conseguir recursos para manter o projeto.

A grande maioria queria boa informação sem nenhum custo. Esse era o objetivo da Criativosfera, mas era necessário o suporte financeiro de alguma empresa, pois as pessoas inicialmente idealizadoras do projeto não tinham como manter por um longo tempo um projeto deste vulto.

Deu no que deu… fechamento por tempo indeterminado do projeto.

Quem perdeu! Todos! Os alunos que poderiam ter uma melhor formação a baixo custo e as empresas que vão continuar reclamando da mal formação de seus profissionais.

Se as gráficas computassem suas perdas por falta de capacitação de seu pessoal e do custo dos cursos necessários para treinar seus funcionários e apenas umas 50 destas grandes gráficas dessem 20% do valor que custa estas perdas em um único mês, teríamos o curso de pé hoje.

fim da criativosfera

E por que as empresas não patrocinaram?

Acontece que as perdas raramente são computadas. Simplesmente repete-se os serviços e se dá uma bronca no profissional mal preparado, quando isto acontece.

E temos também que as perdas acontecem em doses homeopáticas. Explico melhor, as perdas acontecem muitas vezes, em pequenos valores, quando comparadas com o faturamento global da empresa.

No final do mês, chegam a uns 2% do faturamento.

Então, uma grande gráfica, com faturamento mensal de um milhão de reais, não se importa de perder vinte mil reais por mês. E esta soma se aproxima muito do necessário para manter um grande projeto como a Criativosfera.

Quanto será que nosso país não perde por aí?

A sua gráfica perde quanto por mês? Já computou quanto desta perda é devido a erros básicos de design ou de português? Já pensou percentualmente? Quanto custaria para dar um melhor treinamento a seus funcionários?

Se não fez as contas, não perca tempo!

E o que isto tem haver com o Cardquali?

Agora vamos ao que mexeu comigo quanto a manutenção do Dicas Gráficas do Cardquali!

Se você acompanha minhas estatísticas de aniversário, deve perceber que embora eu enfoque a monetização do blog, esta não é minha principal preocupação.

Se eu parar para pensar quanto ganho por hora no meu emprego atual e por hora no blog e o tempo despendido para cada um, certamente já teria desistido deste negócio de ficar escrevendo. Atualmente um dia de trabalho formal vale tanto quanto um mês de blog. Dedico com o blog aproximadamente 20% do meu tempo, contra 70% no trabalho formal e 25% na minha nova empresa no ramo alimentício.

O que move o blog é a vontade de ensinar o pouco que sei e não ter que pagar para isto. Pelo menos o blog paga seus custos e sobra um cafezinho.

Creio que o Liute, pelo que conheço ele, também é motivado por isso! No futuro podemos até ganhar algo, mesmo que indiretamente, possa nos ajudar a manter o blog como fonte de renda principal… mas deve levar anos até que cheguemos perto disso.

Já que não podemos ficar fulltime dedicados aos blogs, o que acontece?

Sempre em frente no sucesso do blog

Problemas enfrentados pelo Cardquali

No momento, nosso maior problema está em conciliar nossa vida profissional com o nosso projeto no blog.

Vocês devem ter percebido que volta e meia falha uma postagem, mesmo com a ajuda do Liute na ultima hora.

Pra quem não sabe, na ultima sexta feira, até as 23 horas de quinta não havia nenhuma postagem programada pela sexta… eu só soube que o Liute postou na manhã seguinte, via feedburner (eu recebo também!). Mais uma vez ele salvou a semana!

Eu venho falhando com ele, pois eu deveria estar fazendo o mesmo com o blog dele, mas não sobra tempo para fazer postagens.

É um problema parecido com o da Criativosfera! O deles mais pelo lado financeiro, o nosso pela impossibilidade de dedicar mais tempo para o blog, pois o financeiro está vindo de outra fonte.

Por isso tenho pedido para vocês pagarem um Açai para o Liute no site dele… isto ajuda ao projeto como um todo.

Não peço tanto para mim, pois os valores necessários para esta migração dependem de um grande aumento no número de leitores no blog. Vocês podem divulgar a gente nas suas redes sociais… Isto ajuda bastante.

O truque usado no clube do design para só seguir com a leitura após curtir no google plus busca exatamente isto. Quanto +1 for conseguido, melhor fica o rank do blog e mais leitores o google trás, aumentando as chances de monetização. Tem algo errado nisso? Não! Ele precisa pagar os custos do blog e o blog para ele tem virado uma das fontes principais de renda. Ele é fera no que faz e merece viver disso. Você paga quanto no processo? Nada… apenas um clique!

Minhas desculpas

Bem… já escrevi bastante.

Peço aqui minhas desculpas pelas falhas nas postagens.

Eu gostaria de estar aqui hoje reportando sobre a feira de impressão digital que está rolando em São Paulo… mas não houve verba para acompanhar ela!

Quem sabe na Fiepag no ano que vem conseguimos recursos para passar a semana lá, rodando pela feira e postando a noite as novidades que encontrarmos!

As falhas devem continuar acontecendo, pois mulher e filho exigem minha presença e dividir emprego, empreendimento real, blog, faculdade e leituras na internet, fica bem difícil!

Quer ajudar? Começa pelo Liute e por indicações aos amigos!

Pode mandar textos também! Um texto como esse de hoje leva cerca de 1 hora para ser escrito e outra hora para ser ajustado ao blog.

Muito obrigado pela sua audiência! São vocês que me motivam a continuar dia após dia.

Abraços a todos! Vou responder os emails de alguns leitores.

Até a próxima postagem!

4 COMMENTS

  1. Acabei de conhecer o blog. Já estou um pouco vesgo de tanto ler. Muita coisa boa! Dicas úteis.

    Eu conheço o Criativosfera. Uma pena isso tudo. Bem bacana a iniciativa. Ótimas dicas tb.

    Espero q vc continue arrumando tempo pra as postagens.
    Vou passar a vir sempre aqui.

    Um grande abraço.

    • Valeu Angelo,

      Pode deixar que continuaremos nossas postagens regularmente.

      Se não quiser perder nada basta assinar nosso feed naquela janelinha lateral que fica te seguindo… uma vez por dia você recebe todas as postagens do dia… o que na prática tem dado 3 emails semanais.

      Abraços,

  2. Cara o seu blog tem me ajudado muito, sempre gostei da área de design mas infelizmente ainda não possuo condições de bancar um bom curso. é muito bom ver que existam pessoas como você que tem prazer em dividir um pouco de seus conhecimentos conosco. parabéns. prometo ajudar na divulgação e no que mais for possível abs!!!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here