Hot Stamp – Novas máquinas no mercado!

39
29671

Uma das coisas que costumo fazer é aproveitando as perguntas dos leitores entrar no Youtube para conhecer novas tecnologias. Esses dias deparei com muitas novas opções para hot stamp e vou partilhar elas aqui com vocês. Tenham em mente que as maquinas citadas são só exemplos e existem muitos distribuidores das mesmas por aí!

hot stamp 01

 

  • Conheça o nossos Cursos Online e aprenda a criar seus próprios projetos gráficos. Domine o Photoshop, Illustrator e InDesign como um designer gráfico profissional.

Hot Stamp Tradicional

Tradicionalmente o Hot Stamp é feito usando clichês metálicos eu letras de tipografia, aplicados por máquinas que fazem a transferência da “camada de tinta” de uma fita para o substrato. Essa máquina que faz a transferência pode ser tanto uma maquina de pequeno porte, quanto uma tipográfica grande adaptada para hot stamp. A fita vai andando a medida que vai sendo consumida.

O processo é chamado termo transferência.

Se você tem curiosidade de como é feita a transferência dá uma olhada nesse vídeo:

Apenas para complementar, preste atenção que todo o processo necessita ou dos tipos de tipografia ou do clichê, que tem um valor relativamente elevado.

Esses clichês podem ser feitos através de um processo químico ou através de máquinas router CNC que serão assunto de outra postagem.

A vantagem desse processo é a rapidez de aplicação em tiragens grandes.

A desvantagem é a fabricação do clichê, que tem alto custo e é difícil de ser produzido, e ele pode deixar marcas no impresso (rele seco) devido a batida do material.

Hot Stamp Laser

Uma maquininha que já existe a vários anos no mercado é uma em que você faz uma impressão laser e ao passar a folha por essa máquina há uma total transferência nas partes que tem o toner.

O problema é que em geral isso limita o uso nos casos em que temos um material já laminado e impresso, servindo mais para os casos em que o dourado será total.

O Valor da máquina é maior do que as máquinas simples que falei acima e a limitação no processo não deixou a tecnologia embarcar no mercado.

Conheça aqui o processo:

A grande vantagem do método é o custo, já que dispensa o clichê. E a grande velocidade de aplicação.

A desvantagem é que acaba-se limitado a impressão total dourada. Não podendo ser usada para aplicar detalhes, a não ser que se tenha muita criatividade, o que não encontrei em nenhum vídeo.

Hot Stamp CNC

Aqui começam as verdadeiras novidades.

Com o surgimento das novas maquinas CNC baratas, era só questão de tempo para alguém pensar em substituir a furadeira por uma ponta quente.

E é isso que se vê nesse equipamento. Você fixa o substrato na mesa da máquina CNC, na posição correta. Coloca uma folha com a superfície metálica idêntica as usadas anteriormente. E daí, com o uso de um software CNC que se comunica com o Corel, você aplica a camada onde bem entender.

O processo é relativamente lento, levando uns 10 minutos por folha A4. Mas é totalmente livre de layout (pode-se fazer qualquer coisa) e pode ser aplicado a produtos prontos como livros já encadernados (alta espessura).

Quer conhecer ele. Aqui tem mais um vídeo:

Gostou?

Vamos agora para o mais interessante. Não é tão caro assim. Tem sistemas desses custando uns R$ 7 mil ou menos.

Digamos que hoje você use o processo tradicional fazendo montagem em tipo tipográficos. Você poderá fazer bem mais rapidamente do que as montagens dos tipos e fará a capa inteira de uma vez ( no tradicional se faz linha a linha), sem problemas de distancia entre linhas e podendo usar desenhos e ornamentos, além de todas as fontes do seu computador.

Vantagens: São enormes! Pode-se substituir sem problema para serviços pequenos ou folhas inteiras feitas por impressão digital. Pode ser aplicado sobre laminação. Não deixa a marca da pressão da ponta como no método tradicional.

Desvantagens: O tempo, se comparado as altas tiragens do trabalho com clichê no método tradicional. Mas dependendo da tiragem e do tempo que se leva para fazer os clichês é caso de se pensar seriamente.

hot stamp 02

Hot Stamp Cabeça Térmica

Sabe aquelas máquinas que imprimem cupom fiscal? Elas trabalham aquecendo um papel especial fazendo surgir a impressão.

Não é que surgiram umas maquininhas chinesas que adaptaram essas cabeças a impressão de hot stamp?

O resultado foi o aparecimento de máquinas realmente rápidas na aplicação da camada de Hot Stamp.

Tem máquinas com diversas larguras de impressão. A maioria acabou limitada pelos 5 ou 6 cm das cabeças mais baratas.

Mas pense aqui comigo. Uma máquina dessas com uma boa mesa pode fazer uma passada só toda a carreira de cartões. Como ela é programável ela acaba fazendo toda a folha num tempo realmente muito bom. Eu acho que é a tecnologia mais promissora.

Dá uma olhada aqui nesse vídeo:

O valor de uma máquina dessas é muito próximo ao das maquinas CNC, se não for menor.

A cabeça de impressão é relativamente fácil de ser encontrada, pois ele usa cabeças comuns no mercado e de máquinas normalmente bem duráveis que aguentam o tranco.

Vantagens: Baixo custo de aplicação. Alta velocidade, rivalizando e ganhando do método tradicional com clichês.

Desvantagem: Não encontrei. Até a baixa largura de algumas máquinas rivalizam de perto com os demais métodos. Talvez problemas de encaixe entre as passagens, mas dá para contornar o problema facilmente.

A fita usada

Em todos os métodos usa-se uma fita de termotransferencia.

Essa fita pode ser dourada, prateada, cores diversas, padrões diversos, e até simulações de verniz UV local eu encontrei.

Com uma máquina dessas, uma laminadora, uma impressora laser de qualidade, você fica apto a fazer cartões coloridos, com laminação fosca, verniz local e hotstamp… imagina o valor agregado desse produto.

Quem já oferece esse serviço

Se quiser conhecer esse produto sugiro dar uma olhada no site da Zap Gráfica (www.zapgrafica.com.br) , como hot stamp ou hololgráfico e no da Futura Imbatível (www.futuraimbativel.com) com o nome de Gold Stamp.

Se souber de outras empresas pode colocar aqui.

O tradicional é oferecido por diversas empresas pequenas.

Vale destacar que o alto valor agregado justifica a aquisição dessas máquinas de modo a produzir produtos exclusivos.

O mercado de festas de casamentos também tem muita demanda para produtos com esses materiais.

Conclusão

Mais uma vez tocamos na tecla INOVAÇÂO. Ficar antenado com novas opções de mercado é uma grande estratégia para crescer.

Uma máquina como essa pode transformar uma pequena empresa que revende produtos de outras empresas, numa empresa que tem produtos diferenciados.

A força do dourado e do prata é algo que está no desejo dos clientes. Ter essa possibilidade pode ser o diferencial que falta para sua empresa.

Espero que tenham aproveitado essa postagem.

Um grande abraço a todos!

39 COMMENTS

  1. Boa noite, temos uma máquina pneumática para hot stamping da Cardoso máquinas, e sempre tenho problemas quando quero fazer em tecido, já conseguimos aplicar no tnt, no cetim, seda e outros, mas sempre tenho problema quando o material e o suede . Gostaria de saber se tem algum tipo de película especial, ou algum produto a ser passado no tecido antes, para garantir a fixação do hot. Hoje uso as fitas da Crown do Brasil. Agradeço desde já

    Valdete boldori

  2. eu tenho duas maquinas hotstamping uma nova e uma anitiga !!!! tenho dois kits de letras e quero vender tudo !!!
    se alguem estiver interessado

  3. Se eu imprimir na laser e prensar o papel em um prensa plana, vai ficar somente onde tem o tonner ou vai hot stampar todo o papel?

    • Gabriel,
      Vai sair todo o papel… principalmente no caso do transfer… em geral as pessoas cortam a imagem antes de prensar.
      No caso da sublimação, como o que é transferido é a tinta, o material não fica branco.
      Mas na prática você vai aprender isso bem rápido… faça testes com pedaços de tecidos e pedaços pequenos de transfer… você não precisa usar camisas caras e folhas inteiras para aprender… faça com figurinhas de 5×5 cm e vá crescendo as imagens aos poucos e utilize tecidos velhos ou comprados a metro… assim diminui muito o seu custo de aprendizagem.
      Abraços,

  4. Boa noite Paulo.
    Quais opções eu teria para gravações relevo seco, relevo americano e a laser? Oi faria tudo em silk?
    Em madeira e acrílico, tecido com e sem cor.
    Manualmente ou tudo através de máquinas? Uma máquina que atenda todas as funções? Se tem qual seria?
    Minha área de impressão não passa de 30×40 cm
    Muito boas suas dicas.
    Deus te abençoe
    Desde já agradeço

    • Gustavo,
      Cada processo desses é feito em um tipo de maquinario.
      O relevo seco é feito em tipografia com o clichê macho e femea da imagem que vai usar.
      O relevo americano pega uma impressão tipografica, offset ou silk, na qual se aplica o pó e depois se aquece ele numa esteira termica.
      A laser só faz impressão.
      Tudo que eu falei foi para papel… madeira, acrilico e tecido estão fora disso… tem umas tintas de silk que estufam parecendo com o relevo americano e podem ser aplicadas a diversos materiais.
      A maioria desses trabalhos é manual, feita com equipamentos manuais… por isso o preço é alto.
      Primeiro você precisa saber o que quer fazer e investir no processo adequado… se vai ser madeira… tenta usar o silk com as tintas especiais… eu falo pouco de silk aqui mas no youtube se acha cursos de silk e videos mostrando esses materiais especiais.
      Abraços,

  5. Gostaria de saber onde comprar a Audley Digital Hot Stamping Machine ADL-3050A.
    Sou de Mossoró no Rio Grande do Norte;
    Já estou no mercado de impressão em Hot Stamping alguns anos e essa Máquina me parece perfeita pra os meus negócios em brochura, nosso principal produto.

  6. ola bom dia …
    gostaria de saber de quanto custa uma maquina dessas digital hot foil stamping machine ADL-3050A?
    porque ja procurei em todo luga mais não sai o preço dela…

  7. Bom dia

    Gostaria de informações sobre maquina de HotStamping para gravação em miolo de Livros, muito usado em gravação no miolo de Biblias.
    Já temos experiencia em gravação em Livros de capa Dura de grande tiragem com máquinas automáticas.

    • João,
      Meu conhecimento em HotStamp é muito superficial. Nessa postagem eu trouxe as novidades do mercado para hotstamp em baixa tiragem.
      Existem equipamentos automaticos nessa área que podem ser adicionados a linha de produção, mas eu não falei sobre eles devido a serem muito específicos e de difícil obtenção das informações.
      Você não consegue usar o que já tem para fazer o que está querendo fazer?
      Sinto não poder te ajudar… é uma área que desconheço.
      Abraços,

    • Explica melhor esse gravação de logomarca e qual o material.
      Esse tipo de coisa pode ser feito manualmente por aquelas canetas com uma broca motorizada e muito talento ou coisas mais modernas como gravação a laser.
      Se o que quer é impressão, dá uma olhada nas nossas postagens sobre transfer e sublimação ou mesmo silk screen.
      Abraços,

  8. Estive na China recentemente e verifiquei algumas novidades. Realmente essa maquina dá um grande efeito para pequenos acabamento. Além disso o hotstamping dá um efeito mais vivo que o cold stamping.

    André Aguilar

    • André,
      Uma opinião de quem viu ao vivo é uma grande ajuda.
      Eu já vi essa ma´quina numa feira… pena que o valor sobe tanto ao importarem a máquina (cerca de 35 mil)… mas tem sempre a opção de importação direta que faz cair muito o preço.
      Abraços,

  9. Olá Paulo!
    Você acha que é possível imprimir percalux em impressora laser? Faço caixas e blocos personalizados e gostaria de imprimir e aplicar foil. Muito obrigada!

    • Eu acho que por ser plástico ele não vai se ajustar a laser. O plastico pode queimar com o calor eu se resistir pode impedir a propagação de calor necessária para fixar o toner.
      Acho até perigoso o teste pois pode destruir a impressora.
      Mas acho que alguns ploters que imprimem em lona podem se ajustar a essa finalidade e é fácil fazer um teste com alguém que tenha esse equipamento… não há nenhum risco no teste com plotters.
      O hotstamp pode ser aplicado… tem vários exemplos na web aplicando ele a capas plasticas.
      Abraços,

  10. Bom dia Paulo… tenho uma duvida, eu já tenho uma termolaminadora e si que o material se agrega a impressão laser, será que se eu fizer o processo na minha termolaminadora conseguirei o mesmo efeito??
    Parabéns pelo blog e pela atenção que tem a todos.

  11. Queria saber qual das duas maquinas ( a manual ou a digital ) é mais recomendada para utilização em mídias como couro e outros tecidos. Queria utilizar para personalizar bolsas.
    E em relação aos valores, vale mais a pena já investir em uma digital? E qual o valor em média de uma máquina de qualidade de cada tipo.
    Atenciosamente.

    • Mariana,
      A máquina digital custa algo em torno de R$ 35 mil e exige uma superfície plana. Ela dispensa o clichê. Eu indicaria ela para quem faz muita encadernação de livros fiscais e monografia pois reduziria muito o tempo de uso da máquina.
      A máquina manual pode ser adquirida por valores bem mais baixos. Você consegue pegar umas usadas por preços bem interessantes como esse aqui de R$ 700 – http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-707238655-maquina-hot-stamp-stamping-hotstamping-gravaco-_JM
      Você vai precisar usar clichês que estão custando lá no mercado livre algo em torno de R$ 70. Como creio que no seu caso o interesse é colocar a sua marca nas bolsas… deve usar um ou dois clichês apenas. E como o formato das bolsas não é plano, creio que essa seja a melhor opção para você. Uma máquina dessas novas custa menos de R$ 4 mil. É muito difícil de uma maquina dessas quebrar. No máximo queima a resistencia que pode ser substituida facilmente.
      Fica aí a indicação… coloca no mercado livre a palavra maquina hot stamp e dá uma olhada no que aparece para você.
      Abraços,

  12. Olá, estou querendo compra uma máquina pequena para fazer convites de casamentos exclusivos, tiragem pequenas por vez, tenho isso como segundo emprego e tenho quem faça os clichês, tem alguma máquina para me indicar, até mesmo usada.

    • Marcelo,
      Você está falando em clichê? Está pensando em tipografia?
      O pessoal está atendendo direto em laser ou jato de tinta… tem pouco espaço para tipografia a não ser que siga o caminho do alto relevo.
      Qualquer máquina tipográfica de batida manual serve… mas teria que ter a estufa (esteira) para fazer o alto relevo, que custa bem mais do que a tipográfica.
      Abraços,

  13. Olá,
    Gostaria de saber se você conhece algum meio fácil e barato de se fazer capa de monografias,
    várias delas são feitas com Hot Stamp, tanto a tipográfica e a Hot Stamp CNC, será que seria possível através da Hot Stamp Laser? Até onde conheço, o papel usado nesse tipo é o Percalux.
    Agradeço desde já,
    Aguardo retorno,
    Att. Dérick

    • Dérick,
      O problema do hotstamp laser é que você imprime primeiro numa laser e depois transfere o hotstamp que se fixa nos locais em que há toner.
      Capa fina tem gente que usa e é um dos jeitos mais rápidos de fazer hotstamp.
      Mas capa grossa não passa na laser.
      Existe uma máquina parecida com a CNC, mas que usa uma cabeça termica para fazer o hotstamp… eu já vi por aqui mas estão pedindo uns 30 mil nela… tem na postagem.
      por enquanto é a melhor e mais prática que eu vi.
      Tem como fazer importação direta da china por uma fração do preço daqui.
      falta só saber se vale esse investimento para você.
      Abraços,

  14. Olá! Estou pensando em abrir uma pequena empresa de personalização de brindes,gostaria de saber se você sabe de alguma máquina que seja ideal para fazer impressões em diversos tipos de materiais e como funciona o processo de criação de letras e figuras para estas impressões.
    Agradeço a atenção,aguardo retorno!

    • Tem uma máquina de personalizar canetas com transfer que serve para essa finalidade.
      Já escrevi sobre ela no blog.
      Fazendo adaptações no berço (local onde ficam o material a ser impresso) é possível usar prensas comuns.
      Abraços,

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here