Use e abuse da criatividade nos materiais de PDV

0
11603

O ponto de venda é uma excelente ferramenta de marketing para a consolidação das vendas. As gráficas tem importante papel para o sucesso destes projetos.

O que é Marketing no PDV?

Quando falamos em marketing no PDV, nos referimos às técnicas de merchandising, ação ou material promocional usado no ponto de venda, que proporcionam melhor visibilidade aos produtos, marcas ou serviços, com o intuito de influenciar as decisões de compra dos consumidores.

É fundamental elaborar um planejamento para que estas estratégias ofereçam bons resultados. Existem algumas ações que são primordiais para que seu ponto de venda tenha todos os atributos para chamar a atenção de seu cliente:

  • Conheça o nossos Cursos Online e aprenda a criar seus próprios projetos gráficos. Domine o Photoshop, Illustrator e InDesign como um designer gráfico profissional.
  • Gerenciar os produtos das gôndolas dispondo-os com a melhor configuração possível;
  • Capacitar sua equipe para atender bem aos clientes;
  • Monitorar as ações para verificar sua eficiência.

Não basta somente fazer materiais promocionais forrando o ponto de venda de informações e poluição visual, tem que haver uma inteligência por trás dos projetos alinhado a estratégia eficaz de implementação.

Marketing no PDV

Papel das gráficas no Marketing no PDV

As gráficas tem importante papel para que os materiais do PDV sejam de qualidade, chamem realmente a atenção e tenham durabilidade. É preciso verificar as necessidades dos clientes para este tipo de comunicação e apresentar as melhores soluções, que possam mais que atendê-los: surpreendê-los!

Quando um cliente apresentar seu projeto de PDV, tenha na manga todos os materiais de promoção para que você possa completar sua lista e assim surpreender seu cliente.

Os principais materiais de PDV são:

  • Etiquetas adesivas;
  • Faixas;
  • Letra-caixa;
  • Lona;
  • Display de mesa;
  • Takeone;
  • Mobiles;
  • Wobbler;
  • Precificador.

Estes impressos podem ter diversos formatos, cores, texturas e tamanhos. Analise o projeto de seu cliente e, após verificar as reais necessidades, estude quais as melhores possibilidades para que este projeto seja um sucesso!

Diferentes facas farão deste projeto uma ação ainda mais inusitada, criativa e diferenciada. É papel das gráficas divulgarem estas informações, passarem o conhecimento necessário e disponibilizar os materiais que serão os responsáveis por chamar a atenção dos consumidores.

Os materiais de PDV ajudam no posicionamento das empresas, exposição de seus produtos e reforçam a marca aos consumidores. Geralmente, a técnica do marketing no PDV é utilizada em situações como introduzir um novo produto no mercado ou quando se deseja ampliar a demanda de um produto. Além disso, tem como objetivo renovar ou identificar a imagem da marca e provocar interesse do consumidor por produtos com baixa rotação.

Estas informações servem perfeitamente como discurso perfeito para a venda desses materiais. É fundamental que as gráficas tenham este conhecimento, estudem sobre o mercado e ajudem as empresas com ideias para as ações do PDV. Isso passa credibilidade, parceria e será um grande diferencial em relação à concorrência.

A importância do Marketing no PDV

Você sabia que mais de 80% dos consumidores decidem o que vão comprar no ponto de venda?

Este resultado desperta a importância da comunicação dirigida no PDV e os investimentos publicitários que vem ocorrendo neste segmento.

Quando um cliente te procurar com um projeto de PDV, faça uma apresentação básica de todos estes benefícios, incluindo a participação da gráfica como parceira. Isso será inesquecível para seu cliente pois pouquíssimas gráficas atuam neste sentido e fará de sua empresa a primeira a ser lembrada nos próximos projetos.

Este tipo de discurso será utilizado pelo cliente da agência que te procurou, ou pelo profissional de comunicação da empresa interessada. Ponto de venda é uma ação fundamental para aumentar a visibilidade da marca, estreitar o relacionamento com seus consumidores e aumentarem as chances de consumo.

Esta estratégia atrai novos clientes e fideliza os existentes!

Ela tem como característica o resultado a curto e médio prazo. Curto pois a venda é imediata. Médio prazo porque a partir do momento da primeira compra, criar-se um relacionamento direto com o cliente.

Marketing no PDV

Benefícios do Marketing no PDV

Comprar em um ambiente prazeroso, onde a loja seja iluminada, as gôndolas e os produtos bem arrumados e limpos e com ações de degustação e troca de brindes faz com que o consumidor passe a frequentar com assiduidade o estabelecimento e a consumir determinada marca.

Com uma boa estratégia no PDV seu cliente conhecerá as preferências e hábitos de consumo de seu público-alvo. Os materiais que ficarão expostos tem 3 dimensões a serem atingidas:

1)      Comunicação. É preciso que os materiais tenham mensagens claras e objetivas para o consumidor, que não vai dispensar mais do que poucos segundos de atenção para avaliar o que está sendo dito pelo material.

2)      Visibilidade. Facilite ao máximo a identificação do produto pelo consumidor em meio aos concorrentes.

3)      Espaço. Os materiais devem demarcar o espaço do produto no ponto de venda, isolando-o da concorrência e facilitando o acesso do consumidor.

Todas estas dicas poderão fazer parte da apresentação que sua gráfica fará ao seu cliente. Demonstre interesse, preocupação em ajudar e faça questão de compartilhar conhecimento. Nosso dever é fazer com que estes projetos sejam lembrados pelos consumidores e ajudar para que este momento seja marcado por incríveis experiências de consumo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here