Laminação na impressão: um grande diferencial para o seu material

24
18631

Um detalhe discreto e resistente que trará elegância ao seu impresso.

A cada instante, mais informações, propagandas e anúncios criativos aparecem para as empresas divulgarem seus diferenciais e se sobressaírem no mercado em relação aos seus concorrentes. Esta concorrência aumenta a cada dia e é preciso planejamento e criatividade para elaborar mais ações e estratégias que segurem e chamem a atenção de seus clientes.

Uma das formas mais interessantes de surpreender seus clientes é através de um material profissional, com conteúdo inteligente e, principalmente, com um visual bacana.

O ser humano é 80% visual e a indústria gráfica precisa se atentar a isso. Os serviços que oferecemos vão de encontro perfeitamente com esta informação. Graças a um impresso de qualidade, as empresas conseguem brilhar os olhos de seu cliente. Nosso papel é fundamental nesse processo de conquista e fidelização dos clientes.

  • Conheça o nossos Cursos Online e aprenda a criar seus próprios projetos gráficos. Domine o Photoshop, Illustrator e InDesign como um designer gráfico profissional.

Para conseguir o objetivo de fisgar seu cliente pelo olhar uma boa estratégia é inserir laminação em seus materiais para que eles fiquem diferenciados, com um toque surpreendente de elegância.

Laminação Gráfica

Mas afinal, o que é e para que serve a laminação?

A laminação é uma fina camada plástica fosca que reveste o material impresso (cartão de visita, folder, pasta, lâmina, etc), conferindo resistência, durabilidade e deixa-lo muito mais sofisticado.

É importante você passar ao seu cliente, algumas questões para que juntos vocês consigam verificar quais os objetivos deste material. Faça um simples questionário e atenda perfeitamente às suas necessidades:

• A aplicação é interna ou externa?

• A mídia é de papel, PVC ou vinil?

• Você precisa de acabamento brilhante ou fosco?

• O material ficará acessível ao público?

• A aplicação terá vida útil curta ou longa?

• O impresso exige proteção contra raios UV?

Com base nessas respostas, você conseguirá escolher a película mais interessante para laminar seus impressos.

Entenda por completo sobre laminação e passe conhecimento e segurança aos seus clientes. Isso gera confiança por parte deles e eles se sentirão acolhidos e com certeza voltarão com mais trabalhos para sua gráfica.

Tipos de laminação

Existem 3 tipos de processos de laminação diferentes. São eles:

1)    Laminação a frio

Os equipamentos de laminação a frio além de ser mais baratos, oferecem várias opções de filmes, como polipropileno, poliéster, policarbonato ou vinil, podendo ser do tipo permanente com alta ou baixa adesão, reposicionáveis, com ou sem proteção UV.

2)    Laminação aquecida

O adesivo precisa de um pouco mais de calor para ser ativado, pois são mais sensíveis à pressão. O recurso do calor oferece mais rapidez no período de ajustes. As temperaturas usadas são bem menores do que as necessárias para a laminação a quente.

3)    Laminação a quente

Os equipamentos para este tipo de laminação são mais caros e há uma fixação forte entre os materiais, além do impresso poder ser manipulado após o processamento. O tempo, temperatura, pressão e tensão são variáveis que precisam ser compreendidas para esta laminação.

Laminação Gráfica

Tipos de acabamento conseguidos com a laminação

A laminação também proporciona vários tipos de acabamentos, que variam conforme o plástico aplicado. Conheça agora as opções de acabamento que você pode oferecer ao seu cliente que optou por colocar laminação em seu material impresso:

Laminação Acetato Semitone: o semitone oferece mais clareza que os outros filmes opacos. O impresso fica mais nítido e torna o conteúdo mais legível. Seu processo de colagem é muito boa e sua superfície é mais resistente.

Laminação Nylon: resistente ao calor, à tração, agentes químicos, rasgo e arranhadura. Sua durabilidade é maior.

Laminação PET Brilho: resistente ao calor e agentes químicos. Usado em impressos que precisam de mais proteção.

Laminação PET Metalizada: laminações ouro e prata (brilho e fosco). Podem trazer feitos arco-íris, alumínio escovado e olho de peixe.

Laminação BOPP: com alto brilho e foscas. Sua resistência ao atrito aumenta e ainda servem barreira à umidade.

Laminação BOPP Silk: filme de polipropileno intermediário entre os filmes brilhante e opaco na laminação de BOPP, usado em brochuras e capas de livros.

• Laminação BOPP Holográfica: transparente, este filme conta com efeitos holográficos e tem espessura de 20 micras.

Laminação BOPP Gografa: oferecido em 2 tipos de acabamento: casca de ovo e linha média. Oferece alta resistência e sua durabilidade é longa.

Compartilhe seu conhecimento e experiência no ramo. Evidencie as qualidades que os tipos de laminação oferecem, dê ênfase na durabilidade, resistência e beleza. Escolher a laminação perfeita trará inúmeras vantagens e fará do seu material algo inovador, bonito e ainda propiciará um toque sedoso, minimizando marcas de digitais nos materiais.

Somente profissionais de gráfica tem este conhecimento e é sábio de nossa parte informar nossos clientes para que ele chegue na escolha perfeita.

24 COMMENTS

  1. Olá bom dia, estou com uma dúvida, se eu encomendar cartões de visita em papel couche fosco vai dar alguma diferença colocar laminação fosca?
    Desde já obrigada.

    • Daiane,
      Você não encontra no mercado ninguém que imprima no couchê fosco. Esse material é usado quase que exclusivamente por impressoras laser, para atenuar o brilho do toner.
      A laminação fosca pode ser feita em qualquer papel… no mercado ela é sempre aplicada ou no couchê brilho atenuando ele ou no duodesign.
      É você que está produzindo ou está pegando com outras empresas?
      Essa colocação tem pouca aplicação prática… não adianta criar um produto hipotético que não encontre no mercado ou que no máximo alguem te entregue diferente sendo desonesto com você, apenas para você achar que é o que está pedindo.
      Faça o que todos fazem… não crie empecilhos para ter um bom produto.
      Abraços,

    • Kelly,
      No nosso ramo os cursos são ministrados pelos tecnicos ao instalarem as maquinas.
      São poucos os casos de cursos em geral, como os do SENAI de alguns estados e são sempre genéricos pois cada equipamento tem a sua particularidade.
      Na indústria em geral é assim… as maquinas são muito específicas e diferentes.
      Abraços,

  2. trabalho numa grafica digital,fazemos muito impressos chapados,possuimos uma maquina de laminaçao chinesa F650 com um rolo cromado e outro de borracha decidimos trocar o rolo cromado por mais um de borracha devidos a problema de formaçao de pequenas bolhas e soltura da laminaçao depois de pronta so que o problema persistei agora so com a soltura da laminaçao gostaria de saber si e o bopp ou a temperatura si tem uma temperatura adequadra para os impressos feito na konica.devido a esse problema tenho que tercerizar todo meu serviço. Grato pela atençao.

    • André,
      O cromado é que aquece a mídia… não pode trocar ele.
      e cromado com cromado não vai dar tração na midia.
      O original é o melhor.
      Mas essa questão de dar bolha é questão de ajuste de temperatura da maquina que não está 100%… acontecia em laminadoras pequenas na minha antiga grafica.
      Não me recordo se tem que aquecer mais ou menos… mas quem vendeu ela para você consegue te orientar.
      O toner pode estar soltando também na sua maquina… como anda o fusor dela? Tá fixando direito o tonner?
      Mesmo assim é problema para ser levado aos fabricantes das maquinas… quem sabe aquecer a folha antes de aplicar a laminação ajude.
      Abraços,

  3. A laminação a BOPP (fosca), pode ser feita em uma impressão numa jato de tinta usando tinta corante? A impressão teria uma maior durabilidade após a laminação?

    • Amelia,
      Tanto a laminação fosca quanto a brilho pode ser aplicada sobre impressões jato de tinta corante ou pigmentada.
      Elas protegem a impressão sim, mas nas bordas continua-se com problema, podendo manchar das bordas para dentro.
      Eu já tive muita experiencia com isso fazendo livros em baixa tiragem para pequenos escritores locais… o borrar a capa era o grande problema… mas como em geral as pessoas não molham os livros não chega a afetar.
      Se usar tinta pigmentada o problema praticamente some.
      Abraços,

  4. Olá pessoal, sabem me dizer onde posso fazer cartão tipo PVC a impressão é de cor única, mas o diferencial é que ele tem um frizo, tipo uma linha no canto dele e um código de números e isso é tipo impressão holográfica. Sabem onde posso fazer isso?

  5. Olá! Para laminação de cadernos teria que ser a termolaminadora ou a laminadora dessas de polaseal também serviria para laminar? Essa é minha maior dúvida e por isto ainda não comprei a máquina… Eu faço a impressão a laser em couché adesivo. Obrigada.

    • Aline,
      Vou ficar te devendo essa resposta… os vendedores dos equipamentos são os mais indicados a dar essa informação pois são muitos equipamentos e os termos se confundem um pouco.
      O principal é que nem toda laminadora polaseal passa material tão grosso… até a termolaminadora vai ter dificuldade.
      Você teria que levar essa capa (ou enviar) para o vendedor testar na maquina dele e dizer se é possível ou não.
      Abraços,

    • Luciana,
      Depende da impressão laser e da cobertura do tonner.
      Uma laser boa, com boa fixação não deve ter problema.
      Mas as laser mais baratas, com problema de fixação, principalmente em área chapadas, pode vir a ter algum tipo de problema.
      Em resumo, aquele chapadão que foi impresso na sua laser de R$ 300 vai soltar na laminação, mas o mesmo chapadão, se for impresso numa maquina grande como a que os grandes distribuidores tem, não irá dar problema… as impressões clarinhas poderão ser laminadas sem nenhum problema.
      Sacou?
      Abraços,

  6. Muito interessante essee conteúdo. Mas preciso de outras informações. Compre uma Laminadora Poliseladora e não sei que tipo de filme comprar para a laminação de impressos a jato de tinta como cartazes, embalagens, cartões de visita. Meu equipamento não usa bobina elamina tanto a quente como a frio. Que filme usar? Não há instruções sobre isso no manual.

    • Telminha,
      A melhor pessoa para perguntar é quem vendeu o equipamento para você. Ele vende os insumos e pode te orientar.
      O que é bom frizar é que existe plastificadora e laminadora.
      A plastificadora precisa pegar plastico com plastico na lateral e na verdade ela não gruda no papel e sim encapsula ele e por isso precisa daquela borda em vlta.
      A laminadora agarra no papel e não precisa ser em ambas as faces.
      O polaseal pelo que eu entendo pode ser dos dois tipos.
      Como tem máquina a beça no mercado, quem vai tirar essa dúvida é o vendedor mesmo.
      Se for usada procura o site do fabricante e tenta achar informações.
      Abraços,

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here